Como se recuperar de uma cirurgia de catarata - remoção de catarata e tratamento

Se você foi diagnosticado com catarata ou turvação do cristalino, provavelmente sabe que isto é muitas vezes parte normal do processo de envelhecimento. A catarata também pode ser causada por certas doenças ou medicação, ou pode ser hereditária. Não importa qual a causa, se a sua cataratas atingiu a fase em que está afetando significativamente a sua visão, seu médico pode sugerir a cirurgia corretiva de catarata. Se você estiver considerando este procedimento para tratar os sintomas da sua catarata, aqui você vai encontrar algumas coisas que deve saber sobre o que está envolvido, e o que esperar durante o período de recuperação.

1. O tratamento da catarata frequentemente resulta em cirurgia, a qual implica remover o cristalino natural do olho afetado e substituí-la por um implante permanente do cristalino. Saiba que o implante será feito sob medida, de acordo com sua receita médica e ajustando-se às dimensões de seu olho.

2. A cirurgia de catarata geralmente é feita como um procedimento ambulatorial.

3. Diferentes clínicas utilizam diferentes métodos, então reserve algum tempo para saber antecipadamente o que o seu médico planeja. Por exemplo, uma forma comum de cirurgia hoje é a facoemulsificação, que utiliza tecnologia ultra-som para romper o cristalino opaco, para que possa ser removido. Outra nova tecnologia utilizada é chamada AquaLase, que baseia-se em pequenos impulsos de água para remover a catarata. Descubra quais os tipos de procedimentos estão disponíveis, e quais os mais adequados para você.

4. Se a sua preferência é pelos métodos tradicionais de cirurgia, compreenda que alguns cirurgiões começam a cirurgia pelo branco do olho, logo além da córnea, enquanto outros começam a incisão cerca de 1 mm à frente, o que é, na verdade, na córnea. A primeira abordagem geralmente se fecha sozinha, enquanto o último método exige, muitas vezes suturas. O tipo de método usado para remover a catarata afeta o processo de recuperação, assim o que podemos esperar pode variar.

5. Dependendo do método utilizado, o seu médico pode utilizar colírios especiais como o único anestésico, ou você pode necessitar de uma forma injetável da anestesia.

6. Para assegurar o cuidado adequado ao olho, apenas um olho será operado por vez, então você pode precisar de ser operado duas vezes.

7. Você deve ter alguém esperando que possa levá-lo para casa quando a cirurgia terminar, já você não será capaz de dirigir de imediato. Quando você realmente retomar a direção, sua percepção visual e julgamento podem estar alterados, e vai demorar um certo tempo para você se acostumar com a mudança.

8. Alguns pacientes que foram submetidos à cirurgia são solicitados a usar uma proteção para o olho nas primeiras 24 horas. Quer você use uma proteção ou não, é importante evitar a fricção no seu olho ou colocar alguma pressão sobre ele. Você pode também ser solicitado a usar uma proteção ocular durante uma semana ou duas após a cirurgia, para proteger o seu olho de irritações.

9. A maneira como a visão responde logo após a cirurgia pode variar de pessoa para pessoa. Alguns pacientes vêem claramente quase que imediatamente após a cirurgia, enquanto outros podem sofrer visão turva por uma semana ou algo assim. Visão dupla pode ocorrer logo após o procedimento, mas se assim for, não costuma durar mais de um dia ou dois.

10. Depois de orientá-lo sobre como se recuperar da cirurgia de catarata, seu médico lhe fornecerá qualquer receita médica necessária, ou o aconselhará sobre o uso de drogas sem receita médica. O seu médico pode receitar algum colírio de antibiótico, posteriormente, para prevenir infecções. Em alguns casos também poderão ser utilizadas gotas de anti-inflamatórios.

11. Algumas pessoas acham que uma medicação para dor pode ajudá-las a se sentirem mais confortáveis após a cirurgia. Se sentir qualquer dor, talvez ajude se você souber que ela desaparece normalmente dentro de alguns dias.

12. Não é raro as pessoas terem alguns sintomas oculares após a cirurgia. Você poderá ter alguma secreção no olho, ou ter irritação ou comichão, ou talvez pode ficar mais sensível à luz depois disso. Óculos escuros podem ajudar a filtrar a luz quando você estive em local aberto.

13. O processo de recuperação da cirurgia de catarata costuma ser rápido, e a maioria das pessoas está apta a retomar a sua rotina normal em aproximadamente 24 horas após a cirurgia, mas consulte o seu médico para ser liberado antes voltar às atividades normais.

14. Atividades mais extenuantes, tais como aeróbica e esportes de contato, devem ser evitadas durante cerca de duas semanas, porque tudo o que coloca pressão no seu olho pode afetar o processo de cicatrização. Você também deve evitar carregar ou levantar objetos pesados durante as duas primeiras semanas, mais ou menos.

15. Evite tomar um ducha muito quente durante a primeira semana após a cirurgia, e quando você tomar uma ducha ou lavar seu rosto, tentar minimizar a quantidade de água que entra no olho.

16. Apesar de que você vai se sentir melhor rapidamente, o tempo da recuperação completa do tratamento de catarata pode ser entre duas semanas e um mês.

17. Geralmente, os pacientes são observados três ou quatro vezes após a cirurgia, para conferir a saúde do olho e ter certeza de que está cicatrizando adequadamente. Verifique com seu médico, no entanto, uma vez que isto pode variar dependendo da sua situação.


18. Depois de ter se recuperado completamente da sua remoção de catarata, o médico irá verificar a sua visão e, se necessário, irá prescrever óculos. No entanto, muitas pessoas que fazem esta cirurgia não precisam de óculos depois disso.

19. Se você observar que a sua visão permanece turva mesmo após a cirurgia, ou se a visão turva voltar a ocorrer posteriormente, você pode precisar uma segunda cirurgia para corrigir o problema. Este é um procedimento simples, indolor, geralmente feito a laser, e não exige qualquer anestesia