Removendo Tártaro dos Dentes: Métodos e Dicas de Clareamento

Tártaro resistente amarelado vem da placa. A placa é uma película branca pegajosa de bactérias que floresce em seu dentes. Se não for removida em 24 horas, ela pode endurecer – uma crosta dura em 12 dias que se torna tártaro. Tártaro e placa tem efeitos devastadores sobre a saúde -geral. Faz os dentes ficarem feios, provoca mau hálito e pode contribuir para a doença periodontal.

O tártaro pode ser removido apenas por dentistas profissionais. Eles utilizam procedimentos como a escala (que remove depósitos de tártaro dentário, como placa bacteriana, e mancha) e polimento (que envolve a remoção da placa bacteriana e de manchas), que são relativamente seguros, pois isso não danifica o esmalte dos dentes de qualquer forma. O dentista também pode instruí-lo sobre métodos de clareamento dental.

É possível aprender a remover o tártaro amarelo dos dentes usando técnicas diferentes, mas a melhor maneira de remover o tártaro é a prevenção. Apesar de estarmos obrigados pelo senso comum a visitar o nosso dentista uma vez ou duas vezes por ano para a rotina de check-ups e profilaxia, essas dicas vão certamente manter os dentes livres de tártaro. Quando você fizer a sua consulta, não se esqueça de perguntar ao dentista sobre os melhores produtos de clareamento dos dentes atualmente no mercado. Ele pode até ter uma amostra para você experimentar em casa.

Escove os dentes. Manejar a sua escova de cerdas macias e adequadamente pequena como uma caneta, varre todos os restos da comida de seus dentes brancos e brilhantes. Não se apresse - dois minutos de escovação, especialmente na parte de trás dos dentes, vale a pena todo o esforço e despesa de ter seus dentes escalados pelo seu dentista.

Passe o fio dental corretamente. Usando 45 cm de fio dental, enrole cada extremidade firmemente em ambos os dedos do meio e faça um movimento suave para frente e para trás entre os dentes. O que quer que você use – fio com sabor, encerado ou não - certifique-se de que você gosta o suficiente para você usá-lo regularmente.

Use produtos dentários sabiamente.

  • Pasta de dente. Use um creme dental que é aprovado pela Associação Dental. Compre um que tem pirofosfato, já que isso ajuda a remover a placa bacteriana e corrói o tártaro gradualmente. Se nenhuma pasta de dente estiver disponível, misture 15 mL de bicarbonato de sódio a uma pitada de sal em um copo de cerâmica e escove. Pastas de dente genéricas podem conter mais abrasivos ou ter menos flúor, que também não será eficaz como a melhor pasta para branqueamento dos dentes.
  • Bochechos. O desinfetante bucal não é apenas desenvolvido para refrescar o hálito. Eles são utilizados para remover restos de comida após uma boa refeição. Em uma pitada, dilua metade do peróxido de hidrogênio 3% com metade de água. Se nenhum destes ingredientes estiverem disponíveis, a água vai funcionar. Peróxido de hidrogênio também se enquadra na categoria de produtos de branqueamento de dentes, embora não seja a maneira mais agradável para clarear os dentes.

Verifique você mesmo. O quanto a placa em sua boca tem o potencial para se tornar tártaro? Faça esta verificação você mesmo. Cubra o seu lábio com vaselina. Use corante alimentar diluído (ex. vermelho ou laranja), bocheche em sua boca e cuspa. Todos os dentes manchados têm placa e seria bom se você se concentrar sobre esses dentes manchados.

Chicletes sem açúcar. A produção de saliva inibe o crescimento bacteriano. A melhor maneira de produzir saliva sem babar é mascar chiclete. Escolha chiclete sem açúcar para clareamento. Eles podem custar mais, mas asseguram que o seu esmalte branco fique com você por um longo tempo.

Queijo envelhecido. Se você tiver que fazer um lanche, coma queijo envelhecido. Quanto mais velho, com mais cheiro, melhor para a saúde dental . Seus dentes irão se beneficiar do cálcio que fornece, enquanto as bactérias boas que são encontrada em queijos fermentados matam as bactérias ruins responsável pelo seu tártaro.


Depois de ter a placa sob controle, é o melhor momento para explorar clareamento dos dentes, para obter o melhor sorriso dos seus dentes. Há muitas maneiras de clarear os dentes, tanto em casa quanto profissionalmente, então não deixe de perguntar ao seu dentista sobre dicas de clareamento dental.