Como perder cinco quilos rapidamente

Muitos de nós queremos perder cinco quilos rapidamente, e muitos gurus de dietas alegam ter a resposta. A questão é, o quanto você que aqueles cinco quilos se mantenham longe? O cenário ideal não seria estar pronta para a praia o tempo todo sem sentir a necessidade de seguir dietas de inanição que são esgotantes tanto para a mente quanto para o corpo?

Há uma resposta, e ela irá parecer tão óbvia, mas tantos de nós lá fora ainda não a aplicamos às nossas próprias vidas, que ela merece ser mencionada...

A regra mais importante para se perder peso com sucesso definitivamente não é passar fome! Por mais lógica e vantajosa que uma dieta radical possa parecer para aquele ‘ajuste rápido’, há uma miríade de razões pelas quais esta forma temporária e exaustiva de controle de peso é uma má idéia.

Digamos que você fixe uma meta: você pretende perder cinco quilos em um tempo de duas semanas, uma meta absurda, mas não inteiramente impossível. Aqueles 14 dias que você gastar se ridicularizando ao seguir uma dieta de fome irão tornar você irritável e com baixa energia. Você também poderá sonhar e ficar obcecado com os alimentos que você não pode comer. Aquelas duas semanas irão parecer dois meses e também não serão muito divertidas. É quase garantido que uma vez que você tenha completado aquelas duas semanas de autotormento (satisfeito com a perda de peso notável), você irá celebrar isto cedendo aos alimentos que você tem negado a si mesmo. Depois do seu corpo estar funcionando em uma dieta de fome por algum tempo, seu metabolismo irá ficar mais lento, o que significa que sua taxa metabólica está mais baixa agora, e por isso queima menos energia do que queimava antes. Assim, uma vez que você comece a voltar à sua dieta antiga, isto irá resultar em ganho de peso. O segundo contratempo é que durante a dieta radical você perdeu tanto gordura quanto músculo, mas o peso que você ganha de volta é todo gordura.

Não passamos todos por isto? É isto que causa a dieta iô-iô. Morra de fome por duas semanas e então termine o programa ‘celebrando’ seu fim, e finalmente podendo comer aqueles alimentos dos quais você sentiu tanta falta. Isto resulta em ganho de peso, deixando você insatisfeito e pronto para outra dieta mágica. O ciclo pode se tornar infinito, e não é nem um pouco saudável tanto para sua saúde corporal quanto mental.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se livrar destes cinco quilos e mantê-los longe:

1. Água, água, água. Beba água durante todo o dia, todos os dias. Uma boa indicação de quanta água seu corpo precisa é a soma simples seguinte: divida seu peso em libras (1 libra = 0.45359237kg) por dois. O resultado é a quantidade de água em onças (1 onça = 0.0283495231kg / 1kg = 1 litro de água) que o seu corpo requer a cada dia. Por exemplo, se você pesa 150 libras (68kg), tenha como meta 75 onças (2,12kg – 2,12 litros) de água por dia.

Por que água? Seu corpo é composto por 60 a 65 por cento de água. A água é responsável pelo transporte de nutrientes importantes para as células do corpo e pelo transporte dos resíduos para fora. Quando você não está bebendo água suficiente, seu corpo tende a economizá-la. É disto que vem o inchaço, juntamente com as dietas com alto nível de sódio e a retenção de líquidos causada pelo ciclo menstrual de uma mulher. Basicamente, para você se livrar do inchaço, você terá que beber água! Isto soa quase contraditório, mas faz sentido quando você percebe que o seu corpo a está segurando porque há uma falta dela. Você ficará surpreso por quanta diferença simplesmente beber água suficiente pode fazer para o seu peso.

Se você não gosta do gosto (ou da falta de gosto) da água, você pode adicionar rodelas de limão ou fazer seu próprio chá gelado com bons chás de fruta ou ervas. A Celestial Seasonings tem variações apenas de ervas que são ótimas para fazer chás gelados. É importante tem chá de ervas, e não chá normal, porque o chá normal contém ingredientes como a cafeína (que esvazia o corpo de água).

2. Coma, coma, coma... É verdade, para perder peso com sucesso e durabilidade, você precisa comer. Isto se trata do seu metabolismo. Se seu corpo sente que você não comeu nada por oito horas, ele irá desligar, para protegê-lo da fome, é o seu corpo cuidando de você. Para manter seu metabolismo alto, você precisa comer regularmente, sejam três refeições principais e dois pequenos lanches, ou seis pequenas refeições durante todo o dia. Apenas mantenha sua alimentação regular e nunca passe fome. Isto irá manter seu corpo feliz e seu metabolismo vivo, o qual por sua vez fornece a queima de calorias. É por isto que nós devemos ser gentis com o nosso metabolismo e não desligá-lo.

  • Tome café da manhã. Enquanto possa parecer que pular o café da manhã é uma forma esperta de eliminar alguns excessos de calorias do seu dia, isto é na verdade um verdadeiro assassino de metabolismo! Comer logo que acorda irá sacudir o seu corpo para acordar, e tirá-lo do jejum noturno (origem do termo em inglês “break-fast” – quebra de jejum). Agora que o seu metabolismo está acordado, está pronto para queimar aquelas calorias. Um bom café da manhã também o mantém satisfeito e produtivo até o horário do almoço, sem sentir aqueles desejos às 10 da manhã, horário no qual muitas pessoas fazem escolhas ruins por lanches cheios de açúcar. Estudos têm mostrado que as pessoas que pulam o café da manhã na verdade tendem a consumir mais, e não menos, calorias durante o dia.

  • Coma menos tarde da noite. Nós todos conhecemos o ditado Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo, mas ainda assim nossos hábitos alimentares ocidentais não suportam exatamente este ideal. A maioria das pessoas tem sua maior refeição no jantar, quando o dia está terminado e você menos precisa de energia. Simplesmente faz sentido que nós devamos comer nossa maior refeição na manhã durante o café, quando nós precisamos de toda a energia para o resto do dia, e que terminemos o dia com um jantar leve. Tente você mesmo, e você definitivamente irá ver diferenças, e se sentir mais enérgico ao longo do dia, o que significa que você fará mais coisas, e queimará mais calorias.

  • Suba os degraus! Seja em um complexo de apartamentos ou em um prédio público, escolha as escadas ao invés das escadas rolantes e elevadores. Se você vive no 12° andar, pegue o elevador até metade do caminho, e suba o resto pelas escadas. A quantidade de exercício que se adiciona em uma semana simplesmente subindo algumas escadarias ao invés de elevadores é imensa!

  • Não procure a vaga de estacionamento mais próxima da entrada do shopping. Estacione seu carro intencionalmente mais longe... caminhar é um dos melhores, mais naturais exercícios.

  • Faça aulas de dança. A dança não parece um exercício, mas ela certamente trabalha muitos músculos e é um ótimo exercício para o coração. Além disso, saber dançar é sempre uma coisa boa, e pode melhorar muito sua postura, o que também faz você parecer mais magro.

  • Leve o cachorro para passear, ou se ofereça para passear com o cachorro de outra pessoa. Você terá uma companhia com você e ainda assim terá a liberdade de esvaziar a cabeça e queimar algumas calorias.

Se você tem feito dietas iô-iô no passado, não se preocupe. Seu metabolismo não é uma função que irá se tornar incapaz de se restaurar uma vez que tenha sido derrotado. Você pode realmente restaurá-lo! Aqui estão duas dicas importantes de como acordar aquela máquina de queima de calorias:

3.  Exercite-se. Invista tempo na construção de um pouco de músculos, mas você não precisar virar um Schwarzenegger. Você pode fazer isto 2 ou 3 vezes por semana em casa com halteres ou ir à academia local, onde você pode obter alguns conselhos de um treinador profissional.

Por que o músculo é importante? Quando você aumenta sua massa muscular, seu metabolismo de descanso ganha um impulso, e isto fará seu corpo queimar mais calorias, mesmo quando você não está fazendo absolutamente nada.

Quando está em uma dieta radical por tempo (e freqüência) suficiente, em uma tentativa de abastecer a si mesmo, seu corpo irá quebrar tecido muscular por combustível, e isto retorna à diminuição do seu metabolismo e ganho de peso, que eu mencionei antes. Isto explica por que o peso se acumula duas vezes mais rápido após uma dieta de fome, e por que você deveria investir tempo na (re)construção do músculo. Se você quer ver resultados realmente impressionantes, também adicione alguns exercícios cardiovasculares ao seu treino de peso, mas não exagere. 2 a 3 vezes por semana deve ser bom porque seu corpo precisa de tempo para descansar e se recuperar. (O músculo é construído após o exercício, não durante, então é essencial que você deixe seu corpo descansar e construir.)

Seja ativo, não apenas na academia, mas na vida diária. Há muitos pequenos truques para colocar mais exercício no seu dia sem nem perceber que você está fazendo eles! Aqui estão algumas idéias:

Ser ativo tem provado reduzir a chance de depressão e obesidade e também é uma boa forma de se manter jovem. Realmente não há razão pela qual você não deva ser ativo em sua vida, pois os benefícios são somente positivos.

4. Atitude. Ajustar sua atitude para com a comida e o seu corpo pode realmente lhe tornar mais magro. A indústria da dieta prospera a partir de pessoas com baixa auto-estima por causa de seus problemas de peso, e secretamente quer que você permaneça inseguro quanto à sua aparência para que você se torne um cliente vitalício. Há uma razão para a indústria das dietas ser uma das maiores indústrias lá fora, e esta é a famosa pessoa que faz dietas iô-iô. Se há pelo menos uma em cada família, conte os lucros. Quando você perceber que a indústria da perda de peso não existe para fazer de você uma pessoa feliz com o peso saudável e estável que você deseja, você terá dado o primeiro passo para mudar aquela atitude e construir uma atitude individual saudável sobre e para você mesmo.

Você precisa amar as comidas com as quais se alimenta. Se você acredita que ama os produtos de dieta, é um mito que você criou para si mesmo por anos de controle da mídia. Envolva-se em culinária caseira, procure receitas interessantes com ingredientes que você ama, ou tente novas variações que você geralmente nunca faria. Variação é uma chave importante para manter seu entusiasmo quanto à comida; dietas monótonas podem entediá-lo e contribuir para um desejo de comer demais.

Cozinhar uma refeição caseira não precisa tomar tanto tempo quanto você pensa, e o valor que você recebe por isso na saúde e o sentimento de realização por cozinhar uma refeição toda sozinho fazem valer a pena. E lembre-se que guloseimas não são ruins. Quando o desejo por uma certa guloseima surgir, atenda-o. Negar a si mesmo aquele pedaço de chocolate que você está querendo neste momento pode ser um tiro pela culatra. Uma negação constante de desejos e colocação de tabu em certos alimentos pode se acumular até uma grande farra rebelde. De a si mesmo aquele prazer que você quer no momento; não deixe que ele se acumule e exploda em uma farra catastrófica.

5. Seja realista. Seja realista quanto às suas metas, e aceite o seu tipo de corpo. Não importa quanto peso você irá perder, você não pode mudar seu tipo de corpo. Você terá simplesmente que aprender a enfatizar suas características mais fortes, e todos nós as temos. Todos os dias no cinema e na televisão, nós somos levados a acreditar que as mulheres devem ter um tamanho 2, quando a média da mulher americana na realidade é um tamanho 12. Esta é uma grande diferença, e um desafio ao qual se comparar, numa sociedade onde as celebridades são tão adoradas e vistas como modelos de vida. A realidade é que muitas mulheres na indústria da moda e da atuação se sentem pressionadas a ser de um certo tamanho, e isto freqüentemente resulta em doenças alimentares.

O que é mais importante é encontrar um ponto de equilíbrio onde você se sinta bem em sua pele, mentalmente e fisicamente. Um não acontece sem o outro. Quando você se sente bonito, você é  bonito. No final, depende de você, você que sabe o que é melhor para o seu corpo. Não deixe que ninguém mais lhe diga o que fazer ou como se sentir!


Nós podemos ter estado mal informados e aplicando as medidas erradas, mas nunca é tarde demais para mudar tudo e começar um novo estilo de vida no qual você nunca precisará fazer dieta novamente. Fazendo estas pequenas mudanças na sua vida, você pode perder aqueles cinco quilos, e mais. Talvez não tão rápido quanto você gostaria, mas dez vezes mais propenso a durar.