Como tratar queimaduras

Seja porque você se queimou com um ferro de passar roupas, ou porque uma criança encostou em um fogão quente, as queimaduras são dolorosas e muitas vezes assustam. Existem muitas idéias erradas e velhas histórias de comadres sobre como tratar queimaduras; mas, siga os passos a seguir e você terá uma recuperação completa. Se você quiser mais dicas sobre primeiros socorros, recomendo a popular obra Emergency First Aid Guidebook; é a obra de consulta perfeita para famílias, e qualquer pessoa que queira saber como prestar primeiros socorros, tanto para ferimentos leves quanto para os casos mais sérios.

Para tratar uma queimadura:

  • Coloque a queimadura imediatamente embaixo de água fria. Se você queimou um dedo ou o pulso, será fácil fazer isto em uma pia. No entanto, se  a queimadura está em uma parte menos acessível do corpo, mergulhe esta parte do corpo em um banho frio ou enrole-a em toalhas molhadas. Para crianças que estão com muita dor e assustadas, muitas vezes é mais fácil colocá-las em um banho frio, com roupa e tudo, do que tentar convencê-las a ficarem paradas quietas diante da pia.
  • Avalie rapidamente o grau da queimadura. Uma regra prática é: queimaduras de primeiro grau são vermelhas, as de segundo grau forma bolhas e as de terceiro grau fazem cair pedaços da pele ou a preteiam. As queimaduras de terceiro grau necessitam de cuidados médicos imediatos!
  • Procure cuidados médicos, se necessário. Se você ou alguma outra pessoa tem uma queimadura de terceiro grau, chame imediatamente um serviço de atendimento médico de emergência. Chame também um serviço de emergência se for uma queimadura causada por eletricidade, substância química, ou uma queimadura nos genitais ou no rosto. Se for uma queimadura de segundo grau, cubra uma área mais larga do que a palma da sua mão (em volta da área efetivamente queimada), e vá a um serviço de pronto atendimento médico (emergência).
  • Aplique um curativo sobre a área queimada. Com exceção das situações acima, coloque um curativo com gaze ou algum outro tecido esterilizado sobre a área queimada, para protegê-la. Não utilize curativos auto-adesivos - eles irão arrancar pedaços da pele queimada, quando você tentar retirá-los - e mantenha este curativo meio solto para permitir a circulação de ar.
  • Não aplique gelo. Gelo e água gelada podem dar uma sensação de alívio à área queimada, mas também poderão danificar ainda mais a pele.
  • Não aplique cremes antibióticos ou manteiga. Todos nós já ouvimos dizer que a manteiga pode ser usada para tratar queimaduras, mas ela na verdade pode causar infecção, além de reter o calor no local queimado.
  • Aplique Aloe Vera. Cremes e géis à base de aloe vera podem ser utilizados para tratar queimaduras, e diminuir a dor.
  • Tome um analgésico. Você pode usar aspirina, paracetamol, ibuprofeno, ou outros, mas crianças não devem utilizar aspirina.
  • Não estoure as bolhas. Se você abrir as bolhas, poderá facilitar o surgimento de infecções.
  • Preste atenção à cicatrização. Se houver qualquer sinal de infecção na área queimada, ou se a dor ainda permanecer depois de alguns dias, consulte seu médico.
  • Também é muito importante procurar evitar as queimaduras, sempre que possível. Não deixe o ferro de passar roupa ou alisadores de cabelo ligados, tenha cuidado com água fervente ou panelas, e mantenha as crianças longe do fogão. Sempre é melhor prevenir do que tratar queimaduras.


Também é muito importante procurar evitar as queimaduras, sempre que possível. Não deixe o ferro de passar roupa ou alisadores de cabelo ligados, tenha cuidado com água fervente ou panelas, e mantenha as crianças longe do fogão. Sempre é melhor prevenir do que tratar queimaduras.