Como medir sua pulsação

Há muitos locais do corpo humano em que seu pulso pode ser sentido. Seu pulso é a onda de pressão sanguínea que é gerado quando os músculos de seu coração se contraem. Ele reflete o ritmo, velocidade e força de contração do seu coração. Você pode sentir o pulso em qualquer lugar que uma artéria (um vaso sangüíneo que transporta sangue para fora do coração) atravessa mais de um osso e está perto da superfície da pele. Alguns dos lugares mais comuns para se encontrar facilmente o pulso estão listados abaixo.

Existem algumas coisas para se manter em mente quando se está tentando achar seu pulso. A primeira é: não use o polegar. O polegar tem um pulso próprio, que pode te enganar e fazer você pensar que encontrou um ponto de pulso. Tome cuidado com isso principalmente quando você está medindo o pulso de alguém, você não vai querer confundir o seu pulso com o dele. Para evitar esse problema, sempre use seu dedo indicador e o dedo médio para localizar um pulso.

Outra coisa a considerar é a diferença entre os pulsos centrais e periféricos. Seus pulsos centrais incluem sua carótida e artérias femorais. Estas são artérias que sua aorta alimenta diretamente, então eles podem ser mais fáceis de serem medidos do que seus pulsos periféricos. É possível ter um pulso femoral e carótido e não ter um pulso periférico. No entanto, se este for o caso, é provável que o paciente sofra de baixa pressão arterial e precise de atenção médica imediata. Além disso, você deve ter cuidado ao sentir o pulso da carótida de alguém. A artéria carótida alimenta o cérebro e se você apertar ao largo da artéria, aplicando pressão por muito tempo, você pode gerar um serio dano ao seu paciente. Aqui vai como medir o pulso usando esses pontos:

  1. Artéria carótida. Sua artéria carótida corre verticalmente ao longo de ambos os lados do pescoço. Para encontrar o seu pulso carotídeo, coloque os dedos no alto do seu pescoço, logo abaixo da mandíbula, em um ponto médio entre sua orelha e o queixo.
  2. Artéria femoral. Sua artéria femoral começa dentro de seu abdômen, onde a aorta se divide. Pode-se sentir na área da virilha, no vinco onde seu abdômen inferior encontra sua coxa superior. Encontre o início de seu osso pélvico (o primeiro osso que você acha ao fazer movimento para fora de seu umbigo). Em seguida, coloque os dedos cerca de 3 " para dentro (mais perto do seu umbigo) e 4" para baixo (em direção a seus pés). Você deve encontrar sua artéria femoral aqui, perto do vinco entre suas pernas e virilha.
  3. Artéria radial. A artéria radial é o ponto de pulso mais comumente utilizado para determinar a freqüência cardíaca de alguém. Coloque uma das palmas da mão para cima e use os dedos de sua outra mão para localizar o pulso. Sua artéria radial fica do lado do polegar (ou do lado de fora) do seu pulso quando a palma da sua mão está virada para você. Coloque os dedos a meio caminho entre os tendões que saem do centro de seu antebraço e da ponta de seu braço, do lado do polegar, à direita de seu pulso. Certifique-se de que um dedo esteja mais perto da sua palma do que o outro, seus dedos devem ficar verticais com seu punho, não lado-a-lado. Você deve sentir-se uma forte pulsação ali.
  4. Artéria braquial. A artéria braquial pode ser complicada de encontrar, principalmente em pessoas com muitos músculos. No entanto, se você for capaz de manobrar os dedos sob os músculos, de modo que consiga pressionar a artéria contra o osso, você deve ser capaz de encontrar seu pulso sem muita dificuldade. Coloque os dedos a meio caminho entre o ombro e o cotovelo, no meio de seu braço interno, entre o seu biceps e tríceps. Se você colocar os dedos no centro de sua axila e deslizar metade da distância até a face interna de seu cotovelo, eles devem ficar na posição correta. Agora é só uma questão de pressionar os dedos para baixo e manobrar em torno de algum músculo que esteja no caminho.
  5. Artéria dorsalis pedis. A artéria dorsalis pedis está no topo do seu pé, do lado do dedão do pé. Se você colocar os dedos entre a base do seu dedão e a base de seu segundo dedo do pé, e então traçar uma linha reta em direção ao seu corpo, até seus dedos estarem a meio caminho do seu tornozelo, você deve encontrar seu pulso dorsalis pedis. Tal como com a artéria radial, os dedos devem estar alinhados verticalmente entre os dedos dos pés e seu corpo e os dedos não devem ficar lado-a-lado.