Como que vencer a síndrome do cólon irritável de forma natural

A diarréia e a prisão de ventre são assuntos desconfortáveis para se discutir. Mas para as pessoas que sofrem da Síndrome do Cólon Irritável (SCI), não há como escapar. Se você sofre o constrangimento de diarréias crônicas, gases, cólicas e prisão de ventre, existem maneiras de encontrar um alívio natural.

1. Preste atenção no que você come. Alimentos processados são muitas vezes carregados de aditivos artificiais que podem agravar os sintomas. Tente comer produtos frescos. Evite álcool, café e bebidas gasosas, já que elas agravam o problema.

2. Mantenha um diário de alimentos e sintomas por um mês. Anote todos os dias o que você come e como isso afeta seu intestino. Com o tempo você começará a ver os padrões de alimentos que causam crises.

3. Evite laxantes, esteróides, antiácidos, aspirinas, comprimidos para dormir, e se possível, a pílula contraceptiva. Todas estas substâncias são conhecidas por provocar irritação ao intestino. Os nervos do estômago também são muito sensíveis à nicotina, por isso evite fumar e lugares esfumaçados.

4. O açafrão combate a inflamação e contrações musculares exageradas do intestino. Suas propriedades anti-inflamatórias inibem a histamina, que pode fazer os músculos do intestino se contraírem anormalmente. A dose recomendada é de 600mg do extrato padrão de açafrão por dia.

5. O extrato de toranja (grapefruit) é um antibiótico natural que também é eficaz contra a candidiase. Foi demonstrado aliviar a constipação, flatulência e desconforto abdominal. Pode ser tomado em forma de cápsulas ou em extrato líquido.

6. Restabeleça o equilíbrio das bactérias "boas" no intestino tomando suplementos chamados de probióticos. Normalizar o equilíbrio bacteriano reduz a probabilidade de crises freqüentes.

7. O extrato de alcachofra tem se mostrado uma opção para aliviar os sintomas, incluindo flatulência, inchaço, dores abdominais e náuseas, e tem sido utilizada pelo gregos desde o século 4 aC. A dose diária recomendada é de 320mg do extrato padrão de alcachofra.

8. Carregue menta forte com você. Os herbalistas freqüentemente usam hortelã para aliviar a indigestão, náuseas e sintomas da SCI. Você também pode tentar chá de hortelã-pimenta ou cápsulas de óleo de hortelã.

9. A casca da Psyllium (uma grande fonte de fibra) é altamente eficaz para o tratamento da constipação intestinal e diarréia. Se você tomá-lo na hora de dormir num copo de água ou leite morno, ele atuará como um laxante, mas se você tomá-lo no iogurte, irá atuar como um agente aglutinante.

10. Se o estresse está piorando os sintomas, tente tomar chá de erva-cidreira. Coloque algumas folhas na água fervida, deixe repousar e beba em seguida. Ou você pode colocar algumas gotas de óleo essencial de erva-cidreira em um banho quente para aliviar os espasmos musculares dolorosos do intestino.


11. A tiririca, junca ou barba de bode (Cyperus rotundus) é um ingrediente herbal tradicional em formulações anti-diarréicas indianas e asiáticas. Ele se apresenta em várias formas, e é um ingrediente em muitos produtos. Contate uma boa loja natural perto de você.

Procure um médico se os sintomas persistirem por mais de 12 semanas no período de um ano. Seu médico pode distinguir entre a SCI e outras condições, tais como câncer de cólon, examinando-o e fazendo uma série de testes.