Como usar um elíptico

O treinamento elíptico, por vezes ainda referido como um crosstrainer por veteranos em exercícios, combina a fluidez de correr com o movimento de baixo impacto do ciclismo. O treinamento elíptico coloca uma quantidade mínima de tensão sobre as suas articulações, mas ainda assim oferece um dos melhores exercicios disponíveis hoje.

  • Movimento das pernas. O elíptico tem um par de pedais para os seus pés. Quando você começa na máquina pela primeira vez, preste atenção à colocação do seu pé. Cada pé tem que ser firmemente colocado no pedal; isto será no centro de cada pedal. Seu comprimento deve ser como se você tivesse dando um passo natural. Um passo de comprimento muito longo e amplo faz com que o treino seja desconfortável (e todos sabemos que é o método mais rápido para desistir de um programa de exercícios).

    Por outro lado, um passo muito curto é susceptível de criar um movimento brusco desagradável. Exercitar num elíptico não deve parecer que você está participando de um concurso de pula-pula. Alguns mais novos aparelhos elípticos oferecem agora um passo de comprimento ajustável. Esta é uma ótima notícia para os proprietários de academia, e outros que devem compartilhar os seus equipamentos com pessoas de estatura diferentes.

  • Movimento dos braços. A maioria dos elípticos tem um par de barras ligado aos pedais. À medida que você move os seus pés, os braços também se movem. Mover os braços é opcional; você pode optar por aproveitar a barra parada que se encontrada entre as duas barras que se movem.

    Uma terceira opção é não segurar em nada. Mover seus braços de uma maneira similar à de quando você está caminhando é a melhor opção para aumentar a intensidade do seu treinamento. Não segurar em nada faz com que os músculos estabilizadores da sua barriga (conhecido como o núcleo) trabalhem mais, maximizando assim as calorias queimadas. Esta é uma das vantagens do exercício em máquinas elípticas sobre outros tipos de equipamentos de ginástica.

    Se você optar por segurar as barras do elíptico, sejam eles móveis ou fixos, tome cuidado ao fazê-lo delicadamente. Inclinar com o seu peso corporal sobre as barras só irá diminuir a intensidade do seu treino na parte inferior do corpo, retardando a queima de calorias.

  • Visor Digital. Seu aparelho elíptico pode ter um console digital que exibe coisas como calorias queimadas, os passos dados por minuto, e o tempo decorrido de exercícios. Pode até ter um mecanismo de medição de pulso. O visor digital é certamente um motivador para muitas pessoas (incluindo a mim). Esteja ciente de que a máquina pode não ser 100% precisa, especialmente no que diz respeito às taxas de pulso e calorias queimadas. Leitores geralmente são programados utilizando um modelo predefinido de exercício, digamos, alguém que pesa 68kg e tem 20% de gordura corporal. Se você pesa 59kg e é uma mulher sedentária, o seu peso menor e (provavelmente) maior taxa de gordura corporal significa que você queima menos calorias do que o que é realmente exibido no visor digital. O visor digital, é melhor usado como um guia.


Não se sinta mal se você só conseguir ficar por alguns minutos em sua primeira num aparelho elíptico. Leva tempo para os músculos se habituarem a um novo exercício. Gradualmente tente aumentar o seu treino para pelo menos 20 minutos de treino. Aumente a resistência da sua máquina (se houver alguma) de forma gradual. Aumentar a resistência muito cedo irá aumentar a sua probabilidade de contrair uma lesão. Mantenha uma boa postura – costas retas, pescoço neutro, e ombros para baixo e relaxados - durante todo o seu treino. Sinta-se orgulhoso sabendo que você está no seu caminho para uma vida mais saudável.