Como usar óleos essenciais

Os óleos essenciais são um produto extremamente versátil utilizado na aromaterapia. A idéia por trás da aromaterapia é a de que certos aromas concentrados podem melhorar o bem-estar das suas emoções, da mente e / ou do corpo.

Por exemplo:

  • Você pode usar óleo de Jasmine para ajudar a combater o cansaço, e depressão
  • Use óleo de hortelã para ajudar com a concentração e memória e / ou para combater dores de cabeça e náuseas.
  • Use óleo de tangerina para ajudar a combater a depressão e stress.

Para obter mais informações sobre os óleos essenciais e como elas podem ajudar você na sua vida diária, veja os links incluídos. Livros, como O Livro Completo de Óleos Essenciais&Aromaterapia por Valerie Ann Worwood  e A enciclopédia ilustrada de Óleos Essenciais: O Guia Completo para a utilização de óleos de aromaterapia e Plantas medicinais por Julia Lawless também podem ser úteis.

Óleos essenciais são oriundos de vegetais naturais. Estes óleos são a essência da planta, não são fragrâncias feitas quimicamente para imitar um aroma específico. Eles são destilados (através de vapor ou água) a partir de partes da planta. Óleos essenciais variam de preço, dependendo do quão difícil é de consegui-los a partir das plantas. Por exemplo, óleo essencial de rosa é extremamente caro, enquanto que óleo essencial de hortelã é mais barato.

Óleos essenciais são extremamente poderosos e concentrados, então só um pouquinho já faz muito. Além disso, devem ser armazenados em recipientes de vidro marrom ou azul e mantidos afastados do calor e de temperaturas extremamente frias.

Se você quiser adicionar a aromaterapia à sua vida, você pode estar se perguntando como usar os óleos essenciais.

  • Inalação: Coloque algumas gotas em um tecido ou uma bola de algodão e inale por alguns minutos. Se você não deseja que o cheiro se espalhe pelo seu escritório ou casa (e ele vai), você pode colocar o tecido ou a bola de algodão em um recipiente fechado para inalar rapidamente e, em seguida, tapar o recipiente até que você precisar dele novamente. Este é um ótimo método para manter o aroma concentrado. Se você souber o que está a fazer e o que usar, você pode usar a aromaterapia em situações como o parto (por favor, certifique-se de que não existem precauções contra as mulheres grávidas utilizando o óleo essencial específico).
  • Adicione os óleos essenciais a uma banheira ou produto de beleza. Você pode criar as suas próprias loções pessoais, óleos corporais ou óleos de massagem, acrescentando-os a bases sem cheiro. Uma ótima base para óleos essenciais é o óleo de amêndoa doce. Uma ótima base para loções é manteiga de karité.
  • Adicione algumas gotas à água corrente no banho. Se você estiver procurando por uma relaxante maneira de terminar o seu dia, coloque algumas gotas de óleo essencial de lavanda na sua banheira. Lembre-se que algumas gotas fazem muito.
  • Adicione os óleos essenciais a um spray pessoal. Esta é uma ótima maneira de fazer uma pausa durante um dia agitado para relaxar ou energizar. Basta adicionar algumas gotas (oito a dez) a um pouco de água destilada (120ml), em uma pequena garrafa e borrife em si mesmo.
  • Sinta-se livre para misturar os aromas para melhorar qualidades terapêuticas. Uma receita para uma difusão pede 10 gotas de Lima, 7 gotas de Tangerina, 2 gotas de Ylang Ylang e 1 gota de Rosa.
  • Espalhe óleos essenciais pela atmosfera de uma sala. Existem muitas maneiras de difundir os óleos essenciais. Algumas formas incluem:

  • Uma lâmpada de aromaterapia. Para usar uma lâmpada de aromaterapia, você deve adicionar o seu óleo essencial escolhido a uma bacia com água e uma vela acesa sob ela. Em um curto período de tempo, o cheiro estará espalhado pela sala.
  • Aros difusores. Um aro difusor é pendurado no interior de uma lâmpada (perto da lâmpada). O calor do bulbo difunde o aroma.
  • Um difusor pessoal de cerâmica (como um disco de cerâmica). Você pode pendurar um difusor de cerâmica em algum lugar em sua casa. Ao longo do tempo, o cheiro está espalhado pela área. Isso também funciona bem no carro ou em um armário, pois você não tem que se preocupar em soprar as velas e estar em casa para que isso funcione.
  • Bombas ou difusores elétricos ou à base de baterias. Estes produtos variam, mas na maioria dos casos eles aquecem o óleo essencial para espalhar o perfume através da sala. Produtos elétricos são mais caros que as outras alternativas, e podem ser um pouco ruidosos, mas eles trabalham rápido, utilizam menos os óleos essenciais e são mais seguros do que difusores baseados em vela.
  • Estas são apenas algumas formas de espalhar óleos essenciais. AromaThyme (ver link) é um ótimo site para obter mais informações sobre difusores.