Como tratar a icterícia de recém-nascidos

Se seu bebê tem uma tonalidade amarelada na pele, isso pode ser causado pela icterícia, uma condição comum que afeta muitos recém-nascidos. Normalmente, a icterícia não é perigosa. É simplesmente causada pelo excesso de um pigmento chamado bilirrubina, que se acumula no corpo do bebê e pode demorar algumas semanas para sumir. Se seu bebê foi diagnosticado com icterícia, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar:

  • Entenda que casos leves de icterícia não precisam ser tratados. Eles vão se resolver por conta própria.
  • Se você amamenta, continue a fazer isso regularmente, pois pode ajudar a eliminar a bilirrubina extra do corpo.
  • Certifique-se de que seu bebê em fase de amamentação está posicionado de modo adequado e chupando corretamente. Quando os bebês não são bem amamentados, eles podem não obter calorias suficientes e tem uma probabilidade maior de ter um caso mais grave de icterícia.
  • Se seu bebê fica sonolento por causa da icterícia, certifique-se de acordá-lo para se alimentar o suficiente.
  • Mantenha contato direto com o pediatra, pois se o nível de bilirrubina ficar muito elevado, a fototerapia terá que ser usada, uma terapia de luz especial que dissolve a bilirrubina extra da pele.
  • Pergunte ao seu pediatra sobre como usar um cobertor foto-óptico de bilirrubina em casa que pode ter os mesmos resultados da fototerapia em um hospital.
  • Entenda que talvez seja necessário completar o aleitamento materno com água ou uma fórmula para fornecer mais fluidos que vão ajudar a diminuir os níveis de bilirrubina. Se este for o caso, verifique com um medico para obter ajuda sobre como introduzir os suplementos através de uma seringa ou com o dedo, para evitar problemas nos mamilo.
  • Apesar da maioria dos bebês com icterícia se amamentarem bem, alguns podem precisar de uma fórmula até que o excesso de bilirrubina fique fora de seus corpos. Se seu médico recomendar parar de amamentar temporariamente, bombeie seu leite para ajudar a manter seu leite, evitando que ele seque.
  • Esteja preparado se seu bebê não responder ao tratamento da icterícia, o passo seguinte será fazer uma transfusão de sangue, que substituirá o sangue do recém-nascido através de transfusões de um doador.