Como tratar artrite

Se você sofre de artrite, ou inflamação nas articulações, provavelmente já está familiarizado (e demais) com as dores e o desconforto que esta doença pode causar. Com mais de 100 diferentes tipos de artrites existentes, os sintomas que você vai sentir ou perceber podem variar de um ligeiro incômodo que aparece ocasionalmente, a uma doença debilitante que impacta extensivamente a sua rotina diária. Não importa como a sua artrite afeta você, é importante procurar as opções de tratamento mais adequadas que ajudem você a administrar a sua enfermidade, para poder concentrar a sua atenção em outras coisas.

  • Faça um diagnóstico para descobrir que tipo de artrite você tem. A osteoartrite é uma das formas mais comuns, mas há também uma ampla variedade de outras condições que afetam as pessoas, desde uma ligeira afecção do cotovelo até um caso muito severo de artrite reumatóide.
  • Se você tem uma enfermidade crônica como a artrite reumatóide, é preciso ir a um especialista regularmente, para auxiliar seu médico a manter-se atualizado com a sua situação, o que lhe permitirá ser proativo em responder a mudanças.
  • Qualquer que seja o seu tipo de artrite, peça sugestões sobre as melhores maneiras de tratar os sintomas.
Vá pelo caminho do tratamento tradicional, o que provavelmente inclui tomar medicações.
  • Procure saber se as drogas anti-reumáticas são uma boa opção para você. São medicamentos que têm tido efeito para algumas formas de artrite inflamatória, incluindo artrite reumatóide, espondilite anquilosante e artrite psoriática, e podem, efetivamente, desacelerar o processo de destruição da articulação.
  • Para osteoartrite, ou outras formas da doença que causam desconforto, você poderia tentar medicações anti-inflamatórias, para administrar dores de leves a moderadas. Aprenda mais sobre o ácido acetilsalicílico, presente na Aspirina, que também ajuda a tratar a dor. Para dores mais severas, pergunte a seu médico se tomar um analgésico receitado, por um curto período de tempo, seria apropriado. Você também pode utilizar drogas antiinflamatórias não esteróides na forma de creme ou loção, a serem aplicadas na área afetada.
Se você não aprecia muito as abordagens tradicionais, ou não proporcionaram alívio suficiente, terapias naturais e tratamentos alternativos, à base de ervas e suplementos, também podem ser uma opção para você.
  • Pesquise a variedade de opções disponíveis. Alguns dos tipos de remédios que as pessoas usam para o alívio da artrite incluem óleo de prímula, garra-do-diabo, capsaicina e abacate.
  • Além de utilizar suplementos, você também pode mudar sua dieta para ver se isto tem um efeito benéfico sobre a sua condição.  Tente incluir alimentos contendo ácidos graxos de ômega-3, que têm propriedades antiinflamatórias. Você também pode consumir mais legumes, grãos, frutas e canola, germe de trigo e frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc).
  • Muitos médicos não reconhecem a eficácia dos tratamentos alternativos, a poderão não ser de ajuda para orientar você a fazer boas escolhas. Procure profissionais especializados nesta área (medicina natural), faça pesquisas em bibliotecas e na Internet. Se preferir, você pode consultar o guia Physicians Desk Reference for Nonprescription Drugs, Dietary Supplements, and Herbs (em inglês).
  • Tenha também certeza de adquirir ervas ou suplementos produzidos por empresas que você conheça bem, ou peça recomendações. Somente adquira estes itens de lojas renomadas e confiáveis.
  • Você também pode tentar acupuntura ou um tratamento em um SPA, para ver se fazem alguma diferença. Algumas pessoas acham que são altamente efetivos.
Quer você prefira métodos médicos ocidentais tradicionais ou alternativos, as seguintes orientações são relevantes.
  • Em alguns casos, uma fisioterapia pode fazer diferença. Pode ajudar no alívio da dor e na cura. Também pode ajudar a restaurar funções perdidas, e aumentar extensão de seus movimentos.
  • Uma rotina regular de exercícios pode fazer um sentido. Além de ajudar com a sua artrite, também pode melhorar seu nível de preparo físico e ajudar a controlar o peso. Natação ou hidroginástica é útil para algumas pessoas.
  • Para a osteoartrite e outras formas da sua condição clínica, você poderia considerar uma combinação de diferentes abordagens de tratamento, para ver o que dá melhores resultados para você.
  • Muitas pessoas beneficiam-se do uso de tênis com solados que amortecem o impacto de caminhar, bem como talas, suspensórios e  mesmo andadores, para aliviar parte do estresse sobre as articulações.
  • Se nenhuma das opções de tratamento que você tentou, tradicional ou alternativo, proporcionou alívio suficiente, talvez seja necessário uma cirurgia. Se for este o caso, fale com seu médico sobre a forma mais apropriada de cirurgia para a sua situação. Algumas das opções comuns de cirurgia hoje incluem artroscopia, osteotomia e terapia de substituição da articulação.
  • Mantenha-se atualizado com as opções mais recentes de tratamento, e aprenda com outras pessoas que tentaram estes tratamentos.
Dicas Rápidas.
  • Para encontrar um especialista para a sua doença, peça uma indicação ao seu clínico geral. Também verifique a lista de médicos credenciados por seu plano de saúde.