Como se preparar para uma tomografia computadorizada

Na saúde hoje em dia, a tomografia computadorizada é bastante prescrita por médicos. O objetivo deste artigo é preparar melhor os pacientes para um exame assim. Eu sou técnico em radiodiagnóstico e tomografia computadorizada há 16 anos. Durante esses anos, tenho testemunhado que muitas vezes os doentes não são devidamente preparados quando entram em um hospital ou clínica para um exame assim. Muito frequentemente isto acontece porque os doentes não tem informações adequadas sobre o procedimento. Coloco aqui algumas áreas que tem causado a maior parte dos problemas ao longo dos anos.

  • Objetos metálicos no vestuário ou no corpo do paciente pode causar artefatos na imagem, degradando sua qualidade. Se possível, o melhor é usar roupas sem metal e deixar jóias em casa no dia do exame.
  • Muitas tomografias computadorizadas exigem exames orais e de contraste IV; saiba ao certo se seu exame exige isso pelo menos um dias antes do seu agendamento. O contraste oral geralmente vem em duas garrafas, uma para ser bebida na noite anterior ao teste, e outra na manhã do exame. Logo depois do beber, caso o consumo não seja correto, isto pode prejudicar o exame, e você poderá passar o dia todo ali, em vez de poucas horas.

    Além disso, muitas vezes o contraste IV também é utilizado e a maioria dos lugares requerem análises sanguineas da função renal quando o paciente tem mais de 50 anos de idade. Estes testes sanguíneos normalmente podem ser feitos algumas semanas antes do exame, ou até mesmo no dia do exame, mas você vai ficar lá um pouco mais, já que o laboratório normalmente leva mais ou menos uma hora para conseguir os resultados dos testes.

    O contraste IV geralmente administrado na maioria dos testes contem iodo, e se você é alérgico ao iodo, a maioria dos lugares vão deixar o iodo de lado ou dar-lhe uma combinação de drogas para diminuir uma chance de reação alérgica. Se você for um paciente com diabetes, anemia falciforme, tem um órgão transplantado, doença renal e diversas alterações no sangue, você deve definitivamente dizer ao técnico que faz seu exame, já que algumas precauções devem ser tomadas para pacientes com essas doenças.

  • Ao se agendar uma tomografia computadorizada, peça uma cópia da receita médica. Dessa forma você pode levá-la no dia do teste. Ela pode ser mostrada ao técnico que realiza o exame para verificar se o procedimento está correto. Às vezes pode haver uma falha de comunicação durante o agendamento; ter uma cópia da receita irá evitar que os funcionários do hospital tenham que achar o médico que pediu o exame para descobrir o que ele pediu.
  • Chegue pelo menos 45 minutos antes da hora programada para o exame. Muitos lugares exigem que você passar por algum tipo consulta para colocar todas as informações no computador e, se for num dia cheio, ficar preso nesta consulta pode atrasar seu exame.
  • Se uma paciente engravidar antes do exame agendado, ela deve consultar todos os envolvidos para discutir se o exame deve ser adiado ou não. Uma radiação no bebê no inicio da gravidez geralmente não é recomendada a menos que mãe e filho estejam numa situação de vida e morte, e / ou nenhuma outra opção de imagem possa ser usada para diagnosticar o problema. Dito isto, um teste de gravidez para mulheres em idade fértil é mais um teste laboratorial que deve ser considerado antes de sua tomografia.
  • Pacientes com claustrofobia devem discutir esse assunto com a equipe antes do exame. A maioria das máquinas de tomografia computadorizada hoje em dia são extremamente rápidas, mas as vezes os pacientes não conseguem ficar lá no momento do exame. Esse problema pode ser contornado com uma anestesia, se a situação exigir. Às vezes uma anestesia é usada também para pacientes de pediatria, os pais devem discutir essa opção, se acharem que pode ser necessário para crianças pequenas que não conseguem ficar paradas para o teste.


Cada hospital que realiza tal exames pode variar um pouco na maneira de lhe dizer como se preparar para o exame, e é melhor seguir tais conselhos. Como paciente, uma excelente maneira de atenuar eventuais inquietações sobre seu teste é fazendo perguntas. Eu gosto quando meus pacientes fazem perguntas, e fico feliz em respondê-las. A questão principal é, quanto mais conhecimento o paciente tem, mais suave o processo será. Com essas sugestões úteis, espero que sua próxima tomografia computadorizada seja tranquila.