Como parar uma hemorragia de gengiva

A higiene oral é tão importante, se não mais, que outras formas de higiene. Cuidar de seus dentes e gengivas regularmente é vital para se ter dentes saudáveis e destacar sua personalidade quando você falar, sorrir ou ficar perto de outras pessoas. Nada afasta tanto as pessoas quanto mau hálito ou dentes amarelados e mal cuidadas. Além de transmitir uma aparência agradável e atraente, é fundamental manter uma boa higiene oral para evitar futuros problemas de saúde e doenças. Além dos nossos dentes, a manutenção das gengivas é também crucial. Sangramento de gengivas, bolhas ou descoloração não são perigosas por si mesmas, mas são indicativos de problemas mais sérios que podem se transformar em doenças graves ou infecções. Doenças comuns, das quais uma hemorragia de gengivas são sintomáticas, são a gengivite e a periodontite. Outras causas de sangramento de gengivas são medicamentos que fluidificam o sangue, como a aspirina, que interfere na capacidade de coagular o sangue. Existem muitas maneiras de parar o sangramento de gengivas, algumas são tão simples que você pode tentar em casa, e outras tem mais a ver com uma boa higiene oral. Leia para saber mais sobre como você pode parar ou prevenir a hemorragia de gengivas.

  1. Use um anti-séptico bucal com óleos essenciais. Formulações de anti-sépticos que contêm óleos essenciais tais como camomila, mirra, tintura, óleo de hortelã-pimenta ou equinácea devem ser utilizados regularmente. As propriedades anti-inflamatórias desses óleos essenciais ajudam a diminuir o crescimento de microrganismos como bactérias na boca. Na maioria dos casos as hemorragias de gengivas ocorrem por causa de infecções bacterianas na boca.
  2. Mais vitamina C. Aumentar a quantidade de vitamina C em sua dieta diária vai ajudar a aliviar as hemorragias de gengiva. A vitamina C pode ser tomada em duas formas - por via oral, sob a forma de comprimidos ou cápsulas, ou comendo ou bebendo suco de citrinos, como laranjas, limões e limas.
  3. Escovação regular. É importante aderir a um regime regular de escovar os dentes e gengivas, duas vezes ao dia, e após as refeições. A técnica de escovação é igualmente importante, certifique-se que os ângulos das cerdas da escova fiquem em 45 graus em relação aos dentes e a linha da gengiva, escovando no sentido horário e lentamente alternando para um movimento anti-horário.
  4. Coisas a evitar. Para prevenir hemorragias de gengivas, é melhor evitar substâncias como o álcool, ou medicações à venda em farmácias como aspirinas em doses excessivas. Outras coisas para evitar são mascar tabaco, bebidas gaseificadas, alimentos ácidos, etc
  5. Use cremes dentais herbais sem flúor. Existem vários cremes dentais disponíveis no mercado que são formulados utilizando ervas, como bloodroot, sementes de grapefruit, etc, que são essencialmente de natureza alcalóide. A maioria dos microrganismos, incluindo bactérias, prosperam em ambientes altamente ácidos; daí que substâncias de natureza alcalina são boas para uma neutralização.
  6. Exames dentários regulares. Certifique-se de visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano e fazer uma limpeza freqüente para a remoção de placa bacteriana e tártaro de seus dentes. Isto, juntamente com uma boa higiene bucal, vai ajudar para manter seus dentes e gengivas saudáveis.