Como parar de tomar remédio para dormir

Quantas vezes já ouvimos a promessa de que pílulas para dormir são não-narcótico e não-viciantes? Embora estes comprimidos possam não ser viciantes, elas frequentemente se tornam um hábito. A maioria das pessoas que tomam pílulas para dormir admitem que seu sono induzido pela pílula não é tão satisfatório quanto o sono natural, mas para muitas pessoas em diversas circunstâncias, pílulas de dormir são a melhor solução temporária para quem tem dificuldade em dormir. Aqui estão algumas táticas que irão ajudá-lo a restabelecer sua independência face às pílulas de dormir.

  • Comece evitando pílulas de dormir no fim-de-semana. Dessa forma, se você descobrir que uma boa noite de sono é elusiva sem o remédio, seu desempenho profissional não irá sofrer por isso. E além disso, a dificuldade em dormir não vai te estressar tanto num fim de semana quanto durante a semana. O que nos leva ao ...
  • Estresse. Não é surpresa para ninguém que o estresse pode interferir no nosso sono. Quando se enfrenta um desafio difícil de se livrar do hábito de tomar comprimidos para dormir, você deve fazer o que puder para diminuir o stress que sente antes de deitar.

    Pegar no sono é difícil quando você sente que há tantas coisas a se fazer no dia seguinte. É por isso que fazer uma lista antes de deitar pode deixar sua mente mais livre. Um pouco de leitura antes de deitar também pode contribuir para reduzir o stress, proporcionando uma fuga do caos diário. Técnicas de meditação podem reduzir muito o estresse também. Aprenda a meditar e a aliviar o estresse aqui.

  • Tome um banho quente. Entre num banho quente e fique lá algumas horas antes de deitar. Quando você sair do banho, o baixar de sua temperatura corporal diz para seu corpo conservar a energia, levando você a ter sono.
  • Substitua velhos hábitos. Você desenvolveu o hábito de tomar pílulas para dormir. Agora você deve substituir esse hábito com outros mais saudáveis. Apesar do leite quente conter apenas uma ínfima quantidade de triptofano relaxante ou melatonina, o leite quente pode embalar você num estado de sono por razões psicológicas. Uma xícara de chá calmante e não cafeinada acompanhada por uma leitura pode ser o ritual que você precisa. Ou que tal uma música relaxante com um volume baixo? Diminua as luzes e experimente meditação com tal música. Pense na sua infância – o que você associa com uma aconchegante noite de sono? Uma vez que você tenha uma noite de sucesso depois de um certo ritual, faça ele todas as noites.
  • Não coma refeições pesadas antes de deitar. A digestão das refeições muitas vezes perturba o sono.
  • Não beba álcool ou cafeína durante a noite. Na verdade, embora muitos sintam que o álcool ajuda a adormecer, esta substância realmente interfere em uma boa noite de sono. Como é um estimulante, a cafeína não é recomendada por razões óbvias.
  • Fumar. Muitas vezes pelo fato dos fumantes se sentirem calmos depois de um cigarro, eles podem tentar substituir o ritual dos comprimido para dormir com um cigarro antes de deitar. No entanto, mesmo se for um calmante para você durante o dia, a nicotina é um estimulante também e deve ser evitado durante a noite.
  • Exercícios. Embora alguns pensem que uma noite com treinos irá nos esgotar e tornar mais fácil o adormecer, exercícios a noite pode ter um efeito oposto. Estabeleça um tempo para treinos na primeira metade do dia, se possível.
  • Ritmo circadiano. Nosso corpo tem uma espécie de senso de tempo quando se trata de dormir. Muita interferência na hora de ir para a cama ou acordar pode perturbar esse senso de tempo, resultando num sono pobre. Mesmo que você esteja tendo um momento difícil para adormecer sem pílulas de dormir, você não deve ficar a noite acordado ou nas primeiras horas da manhã, se esse não for seu habito quotidiano. Tente ir para a cama na mesma hora todas as noites e acordar na mesma hora todas as manhãs.
  • Ruídos perturbadores. Muitos de nós vivem perto de uma rua movimentada ou outras fontes de ruídos exteriores que nos distraia do sono. Costumamos associar alguns sons com um relaxamento natural. Água corrente e grilos são alguns deles. Você pode comprar CDs com estes sons para ajudar a dormir. Se isto não te ajudar a ignorar o barulho exterior, tente plugs de ouvido.


Como é evidente pelo número elevado de comerciais para comprimido de dormir na televisão, muitas pessoas se encontram em situações em que estes medicamentos são a melhor opção para neutralizar as dificuldades temporárias de sono. Quando for a hora de parar de tomar tais comprimidos, você pode conseguir uma noite de sono normal novamente adotando novos rituais pacientemente, fazendo de seu quarto um ambiente amigável ao sono e reduzindo comportamentos noturnos contraproducentes.