Como induzir vômitos

Se você ingeriu alguma coisa que não deveria ou precisa vomitar depois de uma noite de muito álcool, é possível induzir o vômito. Se você precisa vomitar e rápido, então siga esses passos para ajudar seu corpo a se livrar de algo prejudicial. Para outras boas dicas de primeiros socorros, confira o Guia de Emergência de Primeiros Socorros.

Para induzir o vômito:

  • Ligue para o controle de envenenamento. Antes de começar a induzir o vômito, tenha certeza de que isso é o melhor. Se você consumiu muito álcool, vomitar pode ser sua melhor aposta. Se você ingeriu outra substância que possa ser venenosa, então seu primeiro passo deve ser chamar o controle de envenenamento. Alguns venenos irão causar mais danos se passar pelo esôfago do que causam quando ingeridos.
  • Identifique a substância. Se você sabe o que ingeriu, conte para o controle de envenenamento. Venenos como anticongelantes, venenos de rato e produtos de limpeza são muitas vezes ingeridos por engano por crianças e animais de estimação. Saber qual substância foi irá ajudar o controle de envenenamento a identificar se você deve ou não provocar o vômito. Se o controle de envenenamento autorizar você a induzir o vômito, ou você apenas bebeu muito álcool, então siga as etapas restantes.
  • Engula um emético. Eméticos são substâncias que induzem vômitos. O mais comum deles é o ipeca. Siga as instruções para misturar o ipeca com água e então beba a mistura. Assegure-se de seguir todas as instruções e alertas sobre o emético.
  • Se você não tiver um emético, tente o método de enfiar o dedo na garganta. Encontre o músculo na parte de trás de sua garganta que balança. Pressione levemente o dedo contra esse músculo. Não espete ou cutuque com o dedo esse músculo, já que ele é sensível e pode ser danificado. Você só precisa tocar levemente com um movimento contra a musculatura. Depois que sentir um aperto na garganta, retire o dedo.
  • Levante-se e curve-se no nível da cintura. Isso ajuda a proteger seus pulmões de qualquer vômito que passe por eles enquanto deixam seu corpo. Quando possível, vomite no sanitário para reduzir a bagunça. Se você não estiver perto de um sanitário, experimente uma lixeira ou fora do recinto, na grama, onde você possa usar uma mangueira para remover a sujeira.
  • Após o vômito, beba água fria. O vômito pode causar dano ao seu esôfago, por isso você deve fazê-lo apenas quando for absolutamente necessário. Depois de terminar de vomitar, fique de pé e beba água fria. O líquido irá acalmar sua garganta e esôfago e ajudará a reduzir a chance de desidratação que vem junto com o vômito.


É possível induzir o vômito em algumas etapas fáceis. Você só deve tentar isso quando for absolutamente necessário para remover algo prejudicial do seu corpo rapidamente. Novamente, preste atenção a qualquer parecer do controle de envenenamento sobre substâncias perigosas.