Como hipnotizar a si mesmo


  1. Para começar, os fatos. Toda hipnose é uma auto-hipnose. Realmente! Os melhores hipnotizadores sabem que são apenas o seu guia, para o transe e durante o transe. Há uma diferença entre hipnose e transe. Hipnose é o ato de conduzir a si mesmo ou a outra pessoa para um transe. Transe é um estado alterado da mente, e é sobre isto que iremos aprender um pouco mais aqui. Você já esteve em transe! Bem, talvez não neste momento, mas se você acha que nunca esteve em um transe antes, pense novamente. Envolvido em um bom livro ou filme, fazendo devaneios sobre uma experiência agradável ou às vezes simplesmente vendo televisão, o mais provável é que você tenha estado em transe mas nem percebeu. Surpreso? A maioria das pessoas fica. Isso porque a maioria das pessoas ainda acredita que a hipnose é algo que é feito às pessoas, conforme foi retratado em alguns filmes antigos (e bem horríveis). Assista um pequeno trecho, no MSNBC, sobre como um homem usa hipnose para levar as pessoas a entregarem dinheiro, sem depois terem qualquer lembrança do que fizeram: Hypnosis Training Foundation. "Hypnos", é o deus do sono. Assim que as pessoas descobriram que o estado de transe poderia ser induzido, ainda não sabiam com certeza o que isto era. Elas também não sabiam por que os procedimentos que utilizavam funcionavam. Como as pessoas em transe, na sua maioria, fecham os olhos ficam muito silenciosas, afigura-se como se estivessem dormindo. Hipnose é uma palavra derivada do nome do deus grego do sono, "Hypnos". Embora seja um nome bastante impróprio, ele ficou e é uma fonte de contínuos equívocos sobre hipnose e transe. Um hipnotizador que realmente conhece bem o assunto,  irá certificar-se de você não cair no sono durante o trabalho de transe. Quando você hipnotizar a si próprio, se estiver com necessidade de uma boa soneca, é melhor deixar para praticar a auto-hipnose alguma outra hora. Você vai fazer trabalho mental. Relaxar, aprofundar, fazer sugestões e voltar ao estado de alerta requerem concentração, e você não pode se manter concentrado se está completamente adormecido.

    • Outros equívocos. Algumas pessoas receiam que ficarão "presas" no transe. Você pode ficar confortável o suficiente em seu transe para escolher ignorar interrupções mínimas. Mas sempre estará alerta, se precisar. Você está no controle do estado da sua mente. Outras pessoas têm receio de que vão fazer ou dizer algo completamente inadequado, ou que vai inteiramente contra seus desejos. A verdade é que você não vai fazer nada sob "influência hipnótica", que seja totalmente contra sua vontade ou desejos. Esse é o motivo por que você escreverá muito cuidadosamente as sugestões que fará a si mesmo. Você pretende dar a si mesmo todas as razões para agir sobre as mudanças que quer, quando sair do transe.
    • No transe, você está mais aberto à sugestão. O processo de indução e de aprofundamento durante a hipnose ajuda você a deixar de lado o filtro crítico de sua mente consciente. Uma vez que isto seja alcançado, você tem comunicação direta com sua mente subconsciente. Isto é importante, porque o aspecto principal da auto-hipnose é exatamente conseguir que sua mente subconsciente aceite e concorde com as mudanças que você gostaria de fazer. Quando uma idéia está alojada em sua mente inconsciente, é muito mais fácil agir sobre as mudanças na sua vida diária.
    • Como é. A maioria das pessoas quer saber como será, “com o que irá se parecer”, principalmente se elas nunca foram hipnotizadas. Pode ser diferente para cada indivíduo, mas a maioria relata que se sente muito bem, e é uma experiência maravilhosa e agradável. Se alguma vez você já esteve naquele estado intermediário quando acorda de uma boa noite de sono, pode ter uma idéia de qual é a sensação de estar em transe. Neste estado, você está ciente de seu próprio diálogo interno e sensações. Você está tranqüilo e à vontade, e geralmente sente-se profundamente confortável e relaxado. É este estado intermediário que você está buscando em sua auto-hipnose.
  2. Prepare-se. Algumas pessoas experientes em auto-hipnose são capazes de atingir o estado de transe em questão de segundos, e nos lugares mais improváveis. Quando se puser a caminho, você vai querer dar a si mesmo as melhores condições para o êxito.

    • Escolha um local confortável num ambiente familiar, como uma poltrona ou sofá na sua casa. Você pode deitar sobre a cama, mas, se deitar-se na cama faz você dormir, é melhor escolher outro local.
    • Escolha a sua "melhor" hora do dia. Em outras palavras, se você é uma "pessoa da manhã", planeje sua sessão de auto-hipnose para o início do dia.
    • Reserve bastante tempo para si mesmo. Tudo considerado, e providenciada uma experiência sem pressa, sua sessão de auto-hipnose deverá demorar cerca de 30 a 60 minutos.
    • As interrupções podem quebrar sua concentração, por isso lembre-se de desligar o telefone, televisão, rádio, bip ou qualquer coisa que possa ser uma distração.
  3. Agora, "Faça!" Como tudo o mais, quanto mais você faz, mais fácil fica. Depois de escolher a hora e o lugar, e reduzir a possibilidade de distrações, vá em frente e relaxe.
  4. Relaxação progressiva. Relaxamento é um benefício de saúde, bem como uma das maneiras mais comumente utilizados e fáceis de passar para o estado transe. Siga as orientações abaixo, para relaxar gradualmente:

    • Começando pelo alto da sua cabeça, ou pelas pontas dos dedos dos pés, trabalhe lentamente através seu corpo e relaxe-o. Focalize sua atenção nos músculos, articulações, tendões (inclusive até o nível das células, se desejar) e relaxe-os completamente.
    • Mova-se

      lentamente. Dedique tempo aos pontos comuns de tensão como o pescoço, ombros e parte inferior das costas. À medida que você faz isso, notará uma sensação de calma e tranqüilidade tornando-se mais e mais profunda.

    • Respire

      fácil e naturalmente. Se você se pegar preocupando-se com o processo ou com se está ou não fazendo isso "direito", tire um minuto para fazer algumas respirações profundas lentas. Isto o acalmará, e o ajudará a concentrar-se na relaxação, e não no processo.

    • Conforme você se aproxima do final de sua relaxação progressiva, notará uma qualidade nova calma e centrada em seus pensamentos. Você também poderá perceber o quanto seu corpo está parado e tranquilo, enquanto os seus pensamentos continuam bem concentrados.
    • Faça mais uma varredura lenta do seu corpo, da cabeça aos pés, para determinar se existem ainda alguns pequenos pontos apertados que você pode ter negligenciado. Se encontrar quaisquer áreas que ainda estejam um pouco tensas, relaxe-as agora.
    • Quando

      você se sentir completamente, profundamente relaxado e confortável da cabeça aos pés (ou dos pés à cabeça, dependendo do sentido do seu relaxamento progressivo), tire alguns momentos para desfrutar de si mesmo antes de seguir adiante e aprofundar o seu transe.

  5. Aprofundamento. E sim, provavelmente você já está em um transe leve, apenas por fazer este relaxamento progressivo. Como o nome implica, o aprofundamento vai ajudar você a aprofundar o seu estado transe. Existem muitos métodos de aprofundamento. A maioria das pessoas utiliza visualização e algum tipo de movimento ordenado descendente (contagem regressiva) para sugerir a seus pensamentos entrarem mais e mais dentro do transe.
  6. Sugestões. Você pode sugerir coisas a si mesmo. Lembre-se, você não vai saltar num pulo logo que tiver terminado com sua auto-hipnose, e cacarejar como uma galinha (a menos que este fosse o seu objetivo e o que você realmente pretendia realizar). Você deve manter suas metas simples e razoáveis. Uma vez que seu subconsciente é apenas parte de você inteiro, você provavelmente já sabe a melhor maneira de convencer-se a começar a agir nas mudanças que deseja de verdade. Sejam quais forem suas metas, você vai realizá-los muito mais facilmente direcionando sugestões para a sua mente subconsciente, enquanto está em transe, com declarações positivas curtas. Você também deve falar a si mesmo na primeira pessoa, utilizando o "eu" em vez de "você" quando lembrar a si mesmo de começar aquele projeto novo. (Veja "Dicas Rápidas" para sugestões úteis.) Quando você terminar as sugestões, é hora de voltar ao estado de alerta.
  7. Voltar ao estado de alerta. A volta ao estado normal de vigília  pode ser tão simples quando "acordar" quando tiver terminado. A maioria das pessoas gosta de um retorno gradual ao estado de alerta, e utiliza este tempo para dar um acabamento às coisas, fazendo a si mesmas sugestões de finalização. Você pode sugerir-se que quanto mais praticar a auto-hipnose, mais fácil será de fazer. Você pode fazer uma breve análise das sugestões que já fez e dizer de si para si que está pronto para agir em relação a estas sugestões, quando estiver completamente alerta. Você também pode dar-se uma pequena alegria e um ótimo impulso para o dia, sugerindo que, à medida que desperta e se torna completamente alerta, você se sentirá mais e mais renovado, rejuvenescido e muito bem, a cada número que contar. Complete seu processo de retorno à consciência fazendo uma contagem regressiva de 5 até 1, ou simplesmente abra os olhos.Seu subconsciente tende a desconsiderar manifestações negativas como “eu não...” ou “não posso...”. Uma sentença negativa como “Não se esqueça de trancar a porta” frequentemente será interpretada pelo inconsciente como “Esqueça de trancar a porta.” O resultado de uma sentença negativa como esta pode ser frustrante, e você pode simplesmente terminar com uma porta consistentemente destrancada. Elimine as negativas onde puder.

É isso aí. Você hipnotizou a si mesmo. Quanto mais você fizer, mais fácil fica, e  você agora tem uma ferramenta maravilhosa para fazer as mudanças que desejar. Vá em frente, e descubra as possibilidades.

Dicas rápidas:


Seu subconsciente tende a desconsiderar manifestações negativas como “eu não...” ou “não posso...”. Uma sentença negativa como “Não se esqueça de trancar a porta” frequentemente será interpretada pelo inconsciente como “Esqueça de trancar a porta.” O resultado de uma sentença negativa como esta pode ser frustrante, e você pode simplesmente terminar com uma porta consistentemente destrancada. Elimine as negativas onde puder.