Como Fazer Um Banho de Assento (Banho de Sitz)

Banhos de assento, ou banhos de sitz, estão voltando à popularidade como uma solução de baixo risco, sem remédios, para muitos problemas de saúde. Banhos de assento são muito úteis para uma mulher depois do parto, ela tendo tido ou não uma episiotomia. Um banho de assento também pode ser usado para tratar hemorróidas, infecções da próstata, fissura anal e vaginal, e aliviar o desconforto do herpes genital, e infecções vaginais ou da bexiga.

Você pode estar se perguntando, o que é um banho de assento? Um banho de assento é literalmente o que parece - uma banheira onde você senta-se em água quente que cobre as nádegas e o quadril. Isso explica por que tantas pessoas o chamam de "banho de assento." Sentar-se na água quente permite que mais sangue chegue à área impactada, promovendo a cura e ajudando com algum desconforto. Um banho de assento utiliza a teoria da hidroterapia ou terapia na água.

Os passos seguintes irão guiá-lo através do processo de tomar um banho de assento. Se você está tentando se livrar de uma infecção urinária, e não apenas aliviar o desconforto dela, você pode precisar de mais do que um banho de assento.

  • Você vai precisar de uma banheira, bacia rasa ou um assento sanitário para o banho de assento. O assento sanitário de plástico fica sobre a privada e é recomendado. Muitos destes assentos sanitários de plástico vêm com a capacidade de continuar a adicionar água quente ao banho para que não fique frio. O excesso da água vai para a privada. Você pode comprar um assento sanitário na maioria das farmácias - assento sanitário de plástico custará em torno de vinte a quarenta reais.
  • Encha a sua banheira, bacia ou assento sanitário com água morna. A água deve estar quente o suficiente para ser quase desconfortável, mas não suficientemente quente para queimar. A água deve estar a uma profundidade suficiente para cobrir suas nádegas e quadril.
  • Em uma etapa opcional (alguns praticantes ignoram a etapa de água fria), você pode encher uma outra banheira, bacia ou assento sanitário com água fria. Se você estiver usando banho de assento com água fria além do com água quente, você deve ir e vir entre a água fria e quente em poucos minutos. Em seu livro Herbal Healing for Women, Rosemary Gladstone recomenda ir e vir entre as águas de 5 a 6 vezes, várias vezes por semana.
  • A maioria dos médicos recomenda sentar-se na água por cerca de 20 a 30 minutos várias vezes por semana para promover a cicatrização.
  • Quando você sair do seu banho de assento, certifique-se de secar a área com uma toalha limpa, de algodão. Você deve dar batidinhas com a toalha, não esfregar. Alguns profissionais recomendam deixar a região secar ao ar livre.
  • Você pode adicionar sais aos banhos de assento, se o seu médico recomendar. Isso pode ser muito útil para desconfortos vaginal ou perineal nas mulheres (especialmente após o parto). A quantidade de sal depende do tamanho do seu banho de assento. Adicione sal suficiente ao seu banho de assento para que ele se dissolva facilmente.
  • Algumas mulheres têm tido alívio de infecções vaginais, acrescentando vinagre aos banhos de assento. O vinagre faz com que o tecido vaginal seja um local inóspito para as bactérias. No entanto, você deve verificar com o seu médico antes de tentar este ou qualquer outra receita de banho de assento, como um banho de ervas.