Como fazer exercícios para o pescoço

Sempre achamos que os músculos do pescoço estão garantidamente fortes e bem. Isto é, até que ocorre uma lesão da cabeça ou do pescoço. Até digitar em seu computador uma hora por dia pode colocar você em risco, se você tiver o hábito de esticar a cabeça para a frente.

Muitas academias de ginástica oferecem máquinas especialmente projetadas ou equipamentos para a cabeça (ou ambos) para fortalecer os músculos do pescoço. Peça ao seu treinador da academia, ou ao dono da mesma, para orientá-lo no uso destes aparelhos. Se a sua academia não tem uma máquina ou equipamneto específico para treinar os músculos do pescoço, há outras opções. Este artigo mostrará a você como fortalecer seu pescoço usando pouco ou nenhum equipamento.

Os três exercícios a seguir não necessitam de nenhum equipamento. Podem ser feitos em qualquer lugar - na sua escrivaninha, no carro, numa fila, ou enquanto você assiste TV - e são simples de executar.

  • FLEXÃO DO PESCOÇO. Este exercício pode ser feito em pé ou sentado. Se você escolher ficar em pé, mantenha uma boa postura - sem desleixo - durante todo o exercício. Comece colocando a palma da sua mão sobre a testa, olhando para frente em linha reta. O exercício pode ser feito com qualquer uma das mãos, mas a sua mão dominante lhe dará melhor resistência. Flexione a cabeça para frente, enquanto comprime o queixo contra o peito. Faça oposição a este movimento da cabeça, empurrando a mão para trás. Mantenha esta posição por dois segundos (ou mais, para uma prática um pouco mais reforçada). Retorne devagar para a posição inicial.
  • EXTENSÃO DO PESCOÇO. Da mesma forma que o exercício de flexão, este pode ser feito sentado ou em pé. Comece colocando a palma de sua mão atrás da cabeça, olhando para frente em linha reta. Flexione sua cabeça para trás, erguendo o queixo bem para cima. Faça oposição a este movimento empurrando a mão para frente. Mantenha esta posição por pelo menos dois segundos, e então volte cuidadosamente à posição inicial.
  • EXTENSÃO LATERAL DO PESCOÇO. Sentado, coloque a palma da mão esquerda no lado esquerdo da cabeça. À medida que flexiona sua orelha esquerda em direção ao ombro esquerdo, faça oposição a este movimento com uma pressão da palma da mão. Mantenha esta posição por pelo menos dois segundos, e então retorne devagar à posição inicial. Repita o movimento do lado direito da cabeça.
Você pode realizar rapidamente uma sequência de cada exercício durante cada dia de trabalho, para aliviar o estresse acumulado. Alternativamente, estes exercícios podem ser feitos uma vez por semana como parte de seu programa regular de treinamento de força. Execute três séries ou mais de cada um, como com qualquer outra parte do corpo. Pratique a boa postura e realize estes exercícios regularmente; você vai sentir a diferença!

Precaução:
  • A resistência que você faz durante estes exercícios não deve causar dor; suavize a pressão, se isto ocorrer.
Dicas Rápidas:
  • Os treinamentos de força podem dar melhores resultados mais para o final do dia. Sua flexibilidade tende a aumentar conforme o dia vai passando.