Como fazer exercícios de manhã cedo

No mundo de hoje, muitas vezes é difícil encontrar tempo para exercícios. Pode ser ainda mais difícil arrumar tempo logo de manhã antes de trabalhar e das crianças saírem. Siga algumas das etapas a seguir e você vai ficar disposto ao exercício matinal.

  • Prepare-se na noite anterior. Deixe sua roupa de ginástica, tênis e música prontos. De manhã você vai querer pensar o mínimo possível, então qualquer coisa que possa ser feita na noite anterior fará com que o processo seja mais suave. Se você estiver usando um treino gravado, coloque no leitor de VCR ou DVD na noite anterior e certifique-se de estar pronto para rodar. Se você planejar sair para caminhar ou correr, deixe seus tênis e fones prontos. Tenha também um plano reserva no caso de um mau tempo.
  • Vá para a cama mais cedo. Se você for levantar mais cedo, precisará ir para a cama mais cedo. Evite ficar acordado até tarde da noite para ver o Letterman ou seriados na TV a cabo. Quando seus olhos começarem a fechar ou você começar a ficar cansado, é hora de ir para a cama.
  • Tenha uma rotina noturna. Ter uma rotina para ir para a cama torna o sono mais fácil. Se você dormir bem, enfrentar a manhã é muito mais fácil.
  • Acerte o alarme. Se correr fizer parte da sua rotina normal, você vai necessitar de mais tempo para fazer exercício. A forma mais fácil de fazer isso é se levantar pelo menos 30 minutos antes. Se começar com meia hora é mais que você consegue, tente acertar o alarme 15 minutos mais cedo nas primeiras semanas.
  • Levante-se com o alarme. Não cochile. O botão da soneca é seu inimigo, por isso não o use.
  • Primeiro de tudo, se vista. Tente se vestir e calçar os sapatos antes de você ficar alerta. Você não quer tempo para desistir de seu treino.
  • Se você precisar comer primeiro, coma. Algumas pessoas não conseguem fazer um bom treino com o estômago vazio. Outras ficam enjoadas só de pensar em comer primeiro. Saiba como você é, e se precisar comer antes do treino, tente uma barra de cereal ou um copo de leite. Se você não gostar de comer pela manhã, comece o dia com um copo de água gelada. O líquido frio irá fazer seu metabolismo começar a funcionar.
  • Coloque um sorriso no rosto. Pode ser difícil, mas sorrir pode alterar seu humor num instante. Não importa como você se sinta – amado, debilitado ou irritável – sorria para alterar a sua atitude. Mesmo que o sorriso se pareça com uma careta nos primeiros dias, você estará pronto para mudar o humor uma vez que incorporar o hábito do exercício pela manhã.
  • Entre no ritmo. Os exercícios  pela manhã podem ser divertidos se você assim os tornar. Ouça sua música favorita, se aqueça gradualmente e então avance. Divirta-se com o exercício.


Se exercitar no início da manhã pode ser a melhor hora do dia para uma pessoa ocupada. Este tempo sozinho pode ser a melhor hora de se colocar seu dia em perspectiva ou expressar uma atitude positiva. Faça o que puder de manhã, comprometendo-se a fazer do exercício um hábito e então se exercite.