Como fazer óleos de massagem

Uma massagem pode ser terapêutica, sensual ou ambas. A chave para uma boa massagem depende da habilidade do massagista e dos ingredientes do óleo para massagem usado.

Você pode comprar óleos pra massagem comerciais que anunciam ser bons para efeitos específicos - relaxamento, anti-ansiedade, etc - mas se você aprecia fazer massagem e planeja torná-la mais do que algo para se fazer de vez em quando, pense em fazer seu próprio óleo. É significativamente mais barato do que comprar óleos preparados, e você pode personalizar com ingredientes para atender às especificidades da pessoa a quem você está massageando.

Óleos de massagem óleos são preparadas usando um óleo 'base' e adicionando óleos essenciais. Os óleos essenciais são essências de plantas muito concentradas e não são aptas a se aplicar diretamente na pele sem diluir. Existem algumas exceções, os óleos de lavanda e melaleuca, por exemplo, são suaves o suficiente para se aplicar a pele exposta, mas o aroma deles são muito fortes para isso.

Os óleos de base são os óleos vegetais que são neutros – sem cheiro e sem efeitos, em geral. Os óleos de sementes são os mais populares: óleo de semente de damasco, de semente de uva e assim por diante. Eles são muito mais baratos que os óleos essenciais, então você pode comprá-los em frascos maiores. Mesmo o azeite de oliva pode funcionar para isso.

  1. Quando estiver se preparando para massagear, pense num objetivo. Vai ser para relaxar um amigo estressado? Você vai trocar massagens com um companheiro em um fim-de-semana romântico? O objetivo da massagem vai determinar quais óleos essenciais você deve usar. Por exemplo, se você quer uma noite romântica, não use os óleos tranqüilizantes ou você vai conseguir apenas uma boa noite de sono.
  2. Assim que tiver decidido o objetivo, selecione um ou mais óleos essenciais a partir da lista abaixo.
  3. Coloque uma a duas colheres de óleo base em uma tigela rasa e adicione algumas gotas do óleo essencial ou dos óleos selecionados, mexendo para misturar. Se você fizer mais óleo do que precisa, ponha o restante em uma pequena garrafa com rolha - os óleos essenciais são muito voláteis e vão evaporar se deixados sem cobertura ao ar livre.
  4. Como aplicar o óleo é uma questão de preferência pessoal. Algumas pessoas esfregam as mãos para ficarem aquecidas e em seguida põe um pouco de óleo nas mãos para aquecê-lo e liberar seus vapores; alguns preferem colocar algumas gotas da mistura diretamente na pele e misturá-lo com as mãos, ao mesmo tempo que massageia. Tente ambos e veja o que seus clientes preferem.
  5. Use óleo o suficiente para que as mãos deslizem suavemente sobre a pele, mas não muito para deixar a pele oleosa - o óleo deve ser absorvido pela pele durante alguns minutos e não deve ser mais evidente no final da massagem.
  6. Adicionar mais óleo à medida que você se desloca de um lado do corpo para outro. Com prática, você será capaz de avaliar o quanto de óleo você precisará antes de iniciar a massagem.
  • Use esses óleos para relaxamento: lavanda, camomila, jasmim (caro!), neroli (muitíssimo caro!), sândalo, pau-rosa

  • Use esses óleos para energização: qualquer tipo de pinheiro (balsa abeto, pinheiro agulha), qualquer tipo de citrino (limão, lima, laranja, bergamota, tangerina), qualquer tipo de menta (wintergreen, hortelã-pimenta, etc)
  • Use esses óleos para romance: patchouli, ylang ylang, jasmim, rosa, gerânio (um bom substituto para a rosa, que é bem mais cara)