Como escolher e utilizar suplementos de cálcio

O cálcio faz mais do que construir ossos. Ele ajuda a regular a pressão arterial, é essencial para a coagulação do sangue, pode baixar o colesterol, e ainda ajuda a manter a pele saudável. Um bom suplemento de cálcio não é difícil de se conseguir se você souber o que está procurando.

  1. O cálcio vem em muitas formas.As melhores para se tomar são o citrato de cálcio ou o lactato de cálcio. Estes dois tipos de cálcio dissolvem rapidamente e facilmente no estômago, onde o cálcio é absorvido pelo organismo.
  2. Evite o carbonato de cálcio.O carbonato neutraliza o ácido gástrico que é necessário para absorver o cálcio. Isso pode fazer com que o cálcio passe direto pelo estômago antes de ser absorvido. Evite o fosfato de cálcio. O fosfato não deve ser tomado como suplemento, já que naturalmente temos o suficiente dele, se não em demasia, em nossa dieta. Além disso, evite cálcio de conchas de ostras, farinha de osso e dolomita, porque eles podem conter quantidades elevadas de chumbo.
  3. O cálcio precisa de magnésio (um mineral) e vitamina D (do sol) para ser absorvida adequadamente. Às vezes suplementos de cálcio tem magnésio e vitamina D adicionados, cálcio, mas absorvendo cálcio pela comida e exposição solar já irá ajudar a fornecer esses nutrientes.
  4. Tente não tomar cálcio com zinco. O cálcio e zinco tendem se juntar, tornando ambos incapazes de serem absorvido.
  5. A quantidade máxima segura de cálcio que se pode tomar é 2500 miligramas. A maioria das pessoas precisam de muito menos que isso, cerca de 1000 a 1500 miligramas.
  6. Não tome mais de 500 miligramas de cálcio por vez. Os especialistas concordam que o organismo não é capaz de absorver mais do que isso de cada vez. É uma boa idéia espalhar a sua ingestão de cálcio durante todo o dia e tomá-lo com as refeições.
  7. A melhor maneira de se obter cálcio é através dos alimentos. O leite é uma boa fonte, mas suco de laranja fortificado, couve, sardinhas, amêndoas, figos, algas verdes e vegetais escuros também são. Descubra o que você está obtendo em sua dieta e suplemente apenas o que você realmente precisa.
  8. Se você está tomando cálcio para prevenir a osteoporose, entenda que a ingestão de cálcio é apenas uma medida. A ingestão de cálcio por si só não irá prevenir a osteoporose. Regular os níveis hormonais também é importante na prevenção da osteoporose, assim como exercícios como caminhar ou levantamento de pesos. Além disso, evite o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. Pergunte a seu médico sobre quaisquer medicamentos prescritos que você toma, já que alguns podem contribuir para a perda óssea.
Tomar suplemento de cálcio é uma boa idéia para quem não tem cálcio suficiente na dieta, especialmente mulheres e crianças. Certifique-se de consultar seu médico para certificar-se de que a suplementação de cálcio é ideal para você.