Como eliminar piolhos

A palavra "piolho" trás medo nos corações dos pais em toda a parte. Os piolhos são pequenos parasitas que se alimentam de sangue do hospedeiro. Os piolhos se juntam aos folículos pilosos. Uma vez anexados, eles põem ovos chamados de lêndeas. As lêndeas geralmente adormecem por 2 semanas depois que foram botadas. Embora o piolho seja um parasita que infesta a todos, a infestação mais comum é entre crianças em idade escolar. Ter piolho pode ser embaraçoso para crianças: é importante dizer para as crianças que a infestação por piolhos não é um sinal de má higiene.

O piolho é muito contagioso e é transmitido através de um contato direto com o parasita ou através de contato com pertences compartilhados infestados. Itens como pentes, escovas, toalhas, travesseiros e chapéus são portadores de piolhos.

Os piolhos são pequenos, mas podem ser vistos a olho nu. Eles geralmente não são maiores que uma semente de gergelim. As lêndeas parecem caspa e podem ter uma gama de cores.

Depois da infestação por piolhos tiver sido confirmada, é importante começar o tratamento. O tratamento deve ser feito de forma rápida e eficiente. Uma falha ao se seguir as instruções do tratamento pode levar à uma super-infecção e reinfestações.

  • Informe os outros com os quais você teve contato direto. Se o indivíduo infestado for uma criança , é responsabilidade dos pais divulgar esta informação. Pode parecer um pouco difícil, mas este é um passo necessário. Já que a infestação por piolhos é bastante contagiante, todos em contato direto com o individuo infestado deve ser cuidadosamente verificado. Se você não informar outras pessoas, isso pode resultar em uma reinfestação ou um surto de piolhos.
  • Verifique se outros membros da família não estão infestados. Devido ao contato direto, é comum que vários membros da família sejam infestados por piolhos.
  • Consulte seu médico para encontrar um tratamento medico para piolhos. Os tratamentos para piolhos estão disponíveis em diversas formas, incluindo loções, xampus e cremes. Remédios vendidos em farmácias estão facilmente disponíveis. A medicação recomendada pelo seu médico vai depender da idade e da saúde do indivíduo infestado. Uma atenção especial deve ser dada a determinadas condições, incluindo asma e alergias. A gravidade da infestação por piolhos também deve ser levada em conta. Não se esqueça de fornecer detalhes, incluindo o início da infestação.
  • Compre um pente de dentes finos para remover manualmente os piolhos e lêndeas restantes. Os tratamentos para piolhos não consegue matar todas as lêndeas ou piolhos. Você deve dividir o cabelo em pequenas mechas e remover os parasitas restantes com cuidado. Se você estiver sofrendo a infestação, peça a alguém para ajudá-lo nesse processo. Este processo de remoção manual deve ser feito todos os dias durante pelo menos 2 semanas.
  • Use água quente para lavar todas as roupas e roupas de cama que tenham estado em contato próximo com pessoas infestadas. Coloque os itens na secadora para completar este processo de limpeza.
  • Lave quaisquer objetos ou materiais que não são laváveis na máquina. Esses itens podem incluir, almofadas, animais empalhados e mantas. Você deve até considerar jogar fora itens mais antigos.
  • Deixe itens como pentes e escovas que possam ter estado em contacto com os piolhos de molho. Você pode usar água bem quente ou álcool para completar este processo. Você deve deixar estes itens de molho durante pelo menos uma hora. Você pode até mesmo considerar jogar fora estes itens e comprar novos.
  • Faça uma limpeza completa de toda sua casa e veículo. Esta limpeza deve incluir dedetização e aspiração. É melhor usar um aspirador de pó que use um saco. O saco é mais fácil de jogar fora e reduz o risco dos piolhos caírem de volta nos carpetes.
  • Utilize medidas preventivas para reduzir o risco de reinfestação. Examine qualquer pessoa que tenha entrado em contato com a infestação por piolhos a cada 3 dias. Não compartilhe itens de higiene pessoal como pentes ou escovas com outras pessoas. Evite o contato direto com uma pessoa que esteja com piolhos.