Como dominar a arte da meditação

O que você pensa quando você ouve a palavra meditação? Muitas pessoas dizem que pensam nos monges budistas ajoelhados durante longos períodos de tempo, em pessoas magras torcendo seus corpos em estranhas posições de yoga, fortes cheiros de incenso e sons irreconhecíveis, e algo que só pessoas religiosas ou tipo “new age” fazem. Mas isto não é necessariamente verdade. Qualquer pessoa pode aprender a meditar. Pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora sem qualquer preparação especial. Você não tem que estar no topo de uma montanha em um país estrangeiro.

Pessoas meditam por várias razões. Alguém numa posição num monastério poderia meditar como uma forma de entrar em contato com seu Deus. Outros meditam por motivos de saúde ou de relaxamento e a meditação é muitas vezes incorporado com a ioga. Para algumas pessoas, a meditação é uma parte da sua rotina diária - uma maneira de libertar sentimentos negativos, acalmar suas emoções, e aliviar seu stress. A vida hoje em dia parece mais agitada, ocupada e estressante do que em qualquer outra época. Parece que todo mundo precisa de algo para tornar a vida melhor. A meditação pode melhorar a qualidade da sua vida se você seguir estes passos simples.

  1. Pratique e seja coerente. A meditação não acontece naturalmente para a maioria das pessoas. É difícil para nós, ficar quieto e deixar de pensar. Os especialistas recomendam que você comece com apenas alguns minutos por dia e, em seguida, vá fazendo por períodos mais longos à medida em que você fica mais confortável. Não é uma coisa que você domina apenas tentando uma ou duas vezes. Quanto mais prática, mais fácil se torna.
  2. Selecione um espaço apropriado. A coisa mais importante na escolha de um lugar para meditar é que a mesma deve ser tranqüila e livre de distrações. Você não tem que estar em um estabelecimento religioso, mas algumas pessoas têm criado altares em casa. Mas se você não tem espaço para isso, tudo bem. Eu já meditei em um closet antes. Os especialistas recomendam que você use o mesmo espaço todo dia. Isso te ajuda a estabelecer um padrão. Às vezes, os nossos empregos e vidas não permitem isso. O lugar que você escolhe para meditar não é tão importante quanto a própria meditação.
  3. Esteja confortável. Muitas pessoas não podem ficar ajoelhadas nem mesmo por alguns minutos. Ficar no chão é difícil para alguns. Sentar em uma almofada pode ajudar, ou você pode meditar em uma cadeira, se for melhor para você. O ponto é que você não tem que estar em uma determinada posição. Você apenas tem que estar confortável e relaxado. Isso inclui a temperatura. Se estiver muito quente ou muito frio, é nisso que você estará pensando.
  4. Acalme a sua mente, concentrando-se na sua respiração. Esta é a etapa mais difícil para a maioria das pessoas. Tente respirar profunda e lentamente. Quando você soltar a respiração, você deve tentar libertar sentimentos negativos e qualquer coisa com a qual você esteja preocupado. Não fique pensando neles. Agora não é hora de descobrir uma solução ou decidir sobre a forma de resolver seus problemas. Quando você inspirar, tente preencher a sua mente com pensamentos positivos e energia positiva.
  5. Treine os seus pensamentos. Se você não aprender como calar todo o resto, a meditação provavelmente não será tão benéfica para você. Você tem que determinar que você não vai se permitir fazer outras coisas em sua mente ou perder o controle de seus pensamentos. Quando você perceber a sua mente vagando, reconheça isso, e então imediatamente reoriente os seus pensamentos sobre a sua respiração novamente. Às vezes as pessoas perguntam o que devem pensar quando estiverem meditando. Na verdade você deve tentar não pensar em nada. Mas isto é realmente difícil para a maioria das pessoas. Fica mais fácil com a prática regular.
  6. Tente formas diferentes de meditação. Se você fizer uma pesquisa on-line ou ler sobre meditação, você vai aprender que há muitas coisas que você pode fazer. Diferentes métodos funcionam melhor para diferentes pessoas. A única maneira de descobrir qual o método funciona melhor para você é tentando.
  7. Medite sobre um objeto. Algumas pessoas queimam incenso ou velas. Focar nas chamas te dá algo para pensar. O calor e do cheiro podem ajudá-lo a relaxar. Meditar ao lado de um chafariz funciona bem. Sabe-se que a água tem propriedades curativas e o som pode ser muito tranqüilizador. Você poderia tentar focar em um ponto na parede ou olhar diretamente através de um espelho. Você está tentando ficar parado e concentrado, não olhando em volta da sala. Algumas pessoas fecham os seus olhos e não olham para nada.
  8. Repita orações ou meditações. Algumas pessoas fazem alguma oração ou devoção antes de meditar. Outros incorporam tudo em uma coisa só. Você precisa descobrir o que é melhor para você. Há muitos livros que fornecem leituras para prepará-lo para a meditação; estes são geralmente baseados em certas situações ou necessidades. Alguns dizem para fazer a mesma oração ou mantra, todas as vezes. Outros seguram esferas ou símbolos religiosos. Faça qualquer coisa que te faça sentir calmo, relaxado e evita que a sua mente fique vagueando.
  9. Medite num local aberto. Se você puder encontrar um local aberto apropriado, muitas vezes este proporciona um ambiente propício ao relaxamento natural. Visual, sons e odores são abundantes. Muitas pessoas se sentem mais próximos de Deus quando estão num local aberto. Meditar durante um amanhecer ou pôr-do-sol pode ser uma experiência incrível. As mesmas regras se aplicam. Você precisa estar confortável, controlar a sua respiração, e liberar a sua energia negativa.
Estudos têm mostrado que a meditação alivia o seu stress e melhora sua saúde. É difícil de ficar chateado ou zangado quando você está relaxado, concentrado e respirando profundamente. Você pode até utilizar algumas dessas técnicas quando você está no trabalho, viajando para longe de casa, ou em qualquer lugar que você sinta a necessidade de se acalmar. Isto pode ser feito em banheiros ou mesmo em lugares lotados. Parar, acalmar, respirar profundamente e concentrar seus pensamentos. Tirar apenas um minuto para fazer isto durante uma situação estressante pode ser benéfico.