Como descobrir se alguém está usando drogas

Uma das piores coisas a serem descobertas sobre alguém é que essa pessoa está usando drogas. Mesmo que não seja um amigo ou alguém próximo, você ainda se sente mal e gostaria de poder fazer algo para ajudar. Se você acha que alguém que você conhece ou alguém próximo está usando drogas, existem algumas coisas a serem observadas. Pode ser complicado pensar sobre isso mas é importante entender os sintomas de um usuário de drogas para poder ajudá-lo. Este artigo foca em como dizer se alguém está ou não usando drogas.

  • Veja se a pessoa está mentindo. Um dos primeiros sinais do uso é a mentira. Primeiramente, eles vão mentir sobre o uso de drogas em si. No entanto, não para por aí. Quando sob efeito e influência de drogas, a pessoa começa a negar seus problemas e a mentir sobre outras coisas também. As mentiras podem parecer óbvias para você mas o usuário as verá diferentemente.
  • Repare em possíveis roubos. Tanto como mentir, um usuário pode começar a roubar também. Isso não significa que você o verá roubando coisas em lojas mas roubando, infelizmente, das pessoas próximas. Se você mora com alguém que você suspeita ser um usuário, comece a reparar nas coisas que somem e pode ser que elas não estejam “simplesmente” sumindo. Geralmente o usuário rouba para alimentar seu vício.
  • Veja se a pessoa deixou de lado sua higiene. Os usuários geralmente começam a decrescer em várias coisas e uma delas é que eles deixam de se importar com higiene e com a aparência. Já que eles passam a maior parte do tempo usando drogas, eles nem notam como estão fisicamente. Você pode começar a reparar que a pessoa raramente trocará de roup a e parará de tomar banho. Isso será terrível de assistir e é um sinal óbvio do que está acontecendo.
  • Fique de olho nas drogas e nos acessórios de uso. Isso pode ser o sinal mais óbvio de que alguém usa drogas: se você achar acessórios ou a droga em si. A pessoa suspeita irá provavelmente negar que é seu mas aí é onde entra a parte da mentira. Se você começar a ver muita droga e muitos acessórios para o uso dessas drogas, a pessoa pode estar mesmo as usando.


As drogas podem causar vários problemas físicos e, pior ainda, pode arruinar relacionamentos e a estrutura familiar. A próxima vez que você notar alguns destes sinais, confronte a pessoa e tente ajudá-la o mais rápido possível.