Como decidir se você deve tomar testosterona

Embora não haja consenso entre as autoridades sanitárias sobre os riscos e benefícios a longo prazo em se tomar testosterona, algumas mulheres na menopausa usam testosterona para aumentar sua conduta sexual. Aqui estão algumas coisas a se considerar para você decidir se deve tomar testosterona:

  1. A terapia com estrogênio mais testosterona tem sido associada ao aumento da taxa de câncer de mama.
  2. Você quer uma barba? OK, estou exagerando um pouco, mas um dos efeitos colaterais da testosterona é  crescimento de pêlos faciais. Um outro efeito colateral comum é acne. Efeitos secundários menos comuns incluem engrossamento da voz, alterações de humor, alargamento do clitóris, e mudanças negativas nos níveis de colesterol e no funcionamento do fígado (apesar de adesivos para pele diminuírem a probabilidade desses efeitos colaterais).
  3. A testosterona é um hormônio que está no corpo das mulheres em quantidade decrescente na medida em que envelhecem. Algumas pessoas pensam que a reposição de um hormônio que esteve no organismo em maiores quantidades por tanto tempo não pode ser ruim. No entanto, lembre-se que muitas pessoas usaram esse mesmo tipo de lógica ao decidir utilizar a terapia de reposição hormonal, um medicamento que contém hormônios femininos (mais comumente estrogênio e progesterona). Como vem se constatando, a reposição hormonal terapêutica aumenta o risco de câncer de mama, ataques cardíacos, derrames, demência, perda auditiva e até mesmo asma. Lembre-se que não foram realizados ainda estudos a longo prazo para uma avaliação dos efeitos de terapias regulares de testosterona em mulheres.
  4. A maioria dos médicos concordam que a vontade ou desejo de intimidade sexual em mulheres geralmente é influenciado por uma série de fatores. Alguns sintomas físicos associados ao aumento de idade e menopausa, como a secura vaginal, pode afetar adversamente o desejo e função sexual. No entanto, muitas vezes o motivo para uma diminuição do desejo sexual da mulher não é fácil de se identificar.
  5. Se a testosterona for prescrita pelo seu médico, ela pode ser na forma de um adesivo de pele, em creme, gel, comprimido ou injeção, apesar dos adesivos de pele serem o método preferido.
  6. A testosterona não é prescrita para mulheres que não têm níveis suficientes de estrogênio.

Se o desejo sexual reduzido está interferindo nos seus anos dourados, então você pode considerar perguntar a seu médico sobre a testosterona. Mas dê prioridade a sua saúde ao decidir se você deve tomar testosterona.