Como curar micoses

As micoses são causadas por fungos. Se não fosse pela coceira e extensão, e pela incômoda vermelhidão, você quase poderia admirar uma micose pelo seu elegante desenho circular. Quase, mas não muito realmente.

Se você está enfrentando uma infecção fúngica persistente, como eu uma vez enfrentei, sabe que ela deixa você muito consciente da sua presença, e desconfortável, mesmo se ninguém mais sabe sobre ela. Às vezes, nem mesmo a medicação receitada resolve o problema (alguns fungos atualmente são resistentes aos medicamentos existentes). Se você sente que a sua saúde está fugindo e você precisa de alívio o mais cedo possível, o método a seguir (link) é uma alternativa, além dos outros métodos igualmente úteis listados abaixo - recomendo que você tente se está se debatendo com uma micose: Cure Ringworm in 7 Days. No texto abaixo, você vai encontrar informações que o ajudarão a identificar se pode estar com uma micose e deveria marcar uma consulta com seu médico, assim como passos para tratar uma infecção por fungo (micose).


Uma micose pode aparecer em qualquer parte do seu corpo que tenha pele ceratinizada. Felizmente, isto exclui o globo ocular e as mucosas. Mas inclui todo o restante. Veja como saber se você tem micose.



  • Aparência. A micose pode aparecer como uma única mancha circular, ou múltiplas manchas, ou como uma mancha que parece estar se dividindo em diversas. A forma e topografia da mancha, juntas, são o que indicam a você que podem estar sendo causadas por micose. Uma mancha de micose basicamente é circular e vermelha, mas a vermelhidão frequentemnte diminui na direção do centro da erupção circular. Se você a olhar bem de perto, verá que a borda externa do círculo é ligeiramente mais elevada do que o interior, e é muito provável que você veja um pouco de pele seca e em escamas pela superfície. Conforme uma micose envelhece, o círculo se expande, e então novas manchas circulares menores podem se formar. Por a micose ser altamente contagiosa, você deve prestar atenção para o surgimento de outras manchas em outros pontos do corpo. Quando ocorrer no couro cabeludo, você vai notar queda de cabelo sobre a mancha fúngica da pele.
  • Coceira. Muito frequentemente a coceira é o que leva você a descobrir a micose em lugares onde não é fácil ver, como a virilha ou as costas. Se a mancha vermelha se parece com o que descrevi, e além disso coça, é muito alta a probabilidade de você estar com uma infecção por fungo.

Se você não tem certeza se está com uma micose, vá a uma consulta em um dermatologista. Mesmo assim, eu sugiro a você que, neste meio-tempo, siga um curso simples de tratamento para a micose, até que tenha o seu diagnóstico; não há risco para você, em esfregar algum unguento antifúngico nestas lesões antes da confirmação do diagnóstico, e isto pode evitar que a micose se espalhe ainda mais.

A micose é muito contagiosa. difundindo-se pelo contato com a pele infectada ou mesmo com objetos que estiveram em contato com ela (como toalhas, escovas e peças de roupa). O fungo pode ser transmitido de animais para pessoas, e (mais raramente) mesmo do solo para pessoas, embora para isso seja necessário um contato bem extensivo.

As micoses são particularmente comuns em crianças. Veja como tratar e se livrar da micose.

  1. Comece um tratamento imediatamente, mesmo sem prescrição médica. Embora algumas infecções por fungo tenham desenvolvido resistência a certos tratamentos antifúngicos com drogas, sua primeira linha de defesa ainda deve ser um tratamento tópico por conta própria. Você encontra boas marcas de cremes e pomadas para micose nas farmácias. Os produtos podem estar identificados como tratamento para pé-de-atleta, mas a leitura da bula revela que eles também tratam micose e eczema marginado (essencialmente, todas estas são o mesmo tipo de infecção fúngica, mas em diferentes partes do corpo).
  2. Lave diariamente. Assegure-se de lavar a área infectada todos os dias, e secar bem logo após. Se você tomar uma ducha, seque a micose por último, e não antes de secar outras partes do corpo. Uma toalha é uma ótima forma de espalhar a micose por todo o corpo.
  3. Troque as roupas diariamente. Você pode sentir saudade dos dias em que podia usar as mesmas roupas dois dias seguidos, mas da mesma forma como toma banho regularmente, também deveria trocar a roupa regularmente. Quando trocar, no entanto, tenha o cuidado de não apoiar ou esfregar a roupa nas áreas afetadas da pele. Quanto mais você seguir estas regras, maiores são as suas chances de se ver livre da micose num curto espaço de tempo.
  4. Certifique-se de que a área afetada da pele está melhorando. Se a micose não melhorar dentro de uma semana ou duas do seu tratamento por conta própria, marque uma consulta com o dermatologista. Ele poderá examinar você, e indicar uma medicação mais forte para combater e curar a micose.

A micose é contagiosa antes mesmo de os sintomas físicos aparecerem, então não se sente, simplesmente, deixando a infecção se espalhar pelo corpo, quando se der conta da doença. Ignorar a doença na pele não vai resolver o problema. Seja agressivo com qualquer método de tratamento para micose que você escolher.