Como fazer dreadlocks (ou Dreads)

Os Dreadlocks são um penteado desenvolvido e usado nos climas mais quentes do Caribe, geralmente na Jamaica. Os seguidores de Ras Tafari, ou Rastafaris, geralmente usam dreadlocks. Bob Marley, o falecido e lamentado cantor e compositor de reggae, exibia dreadlocks. E embora possa ser mais fácil criar dreadlocks em afro-americanos que possuem a textura desejada de cabelo, cabelos encaracolados e grossos, os dreadlocks podem ser criadas em praticamente todos os tipos de cabelo. É claro que você pode pagar para fazerem dreadlocks em seu cabelo, mas isso iria contra o propósito, conceito e a tradição Ras Tafari, cuja mensagem foi simplicidade e auto-expressão. Para as pessoas que têm o cabelo encaracolado, recomendo conferir The Complete Step-by-Step Guide To Growing Longer & Healthier Curly Hair antes de começarem.

Aqui está uma lista de passos a seguir para criar dreadlocks em seus cabelos. Você deve estar ciente de que os dreadlocks exigem algum tempo para serem criados, e que uma vez feito o penteado, você terá de deixá-lo por um certo tempo. Além disso, se você faz um trabalho muito minucioso, talvez não consiga remover todos os dreadlocks sem cortá-los.

  1. Massageie um pouco de óleo ou mousse de bebê em seu couro cabeludo e cabelo. Isso facilitará o processo e evitará que seus cabelos fiquem danificados.
  2. Com um pente fino, separe o cabelo em seções de dois centímetros quadrados. Se o seu cabelo é mais grosso como o meu, talvez seja necessário fazer quadrados menores.
  3. Com sua mão não-dominante, pegue a mecha de cabelo que você separou e estique-a em todo o seu comprimento.
  4. Com sua mão dominante, comece pelo final e "escove" para baixo em direção ao couro cabeludo. Isto é chamado de 'armar' os cabelos. (Armar é um termo que remonta aos anos 1950 e acima. As mulheres usavam penteados complicados bufantes ou em forma de colméia, que eram feitos armando o cabelo. Os penteados atuais que "escovam para trás" empregam a técnica de armar o cabelo.)
  5. Puxe em linha reta a mecha emaranhada.
  6. Ao mesmo tempo, torça a mecha.
  7. Repita este penteado descendente várias vezes.
  8. Alterne entre pentear e torcer.
  9. Esta repetição de armar e torcer vai deixar o cabelo com nós e emaranhado, criando o visual dread lock entrelaçado e torcido.
  10. Depois que você "arrepiou" cada mecha, pode usá-las para baixo, puxá-las para os lados ou puxá-las para trás com uma bandana.
  11. Se você achar que o óleo de bebê está deixando o cabelo muito escorregadio para "arrepiar", remova um pouco do excesso de óleo com um pano.
  12. Repita o procedimento para cada mecha de cabelo de dois centímetros quadrados.
  13. Para aqueles com cabelo muito encaracolado, será mais fácil arrepiar. Nosso filho tem um cabelo loiro-avermelhado (o cabelo vermelho tende a ser encaracolado por natureza) muito apertado e grosso. Seu cabelo desenvolve dreadlocks naturalmente. Ele não pode penteá-lo e tem que enxaguar e condicionar o cabelo para conseguir pentear.
  14. Você não será capaz de lavar o cabelo com dreadlocks completamente. Você pode ir nadar ou enxaguá-lo, e não perderá os dreadlocks.
  15. Para remover seus dreadlocks, lave com água morna e massageie com condicionador.
  16. Com o seu cabelo molhado, pentear os dreadlocks suavemente.
  17. Sempre enxágue e use condicionador.
Quando tiver seus dreadlocks, você vai achar fácil de gerenciar. Eles permanecem muito bem. Os dreadlocks não viram bagunça, e têm de ser arranjados. Eu não uso dreadlocks, mas uso creme para cachos e uso um secador para secá-los. É bem fácil, e requer pouca manutenção. Boa sorte - "Ja Rule"!

Instrumentos Necessários:
Um pente muito fino
Óleo para cabelos, tônico ou musse

Precaução:
Como em qualquer outro penteado permanente, preste atenção aos piolhos. Eles são atraídos por cabelo que não está ou não pode ser penteado.
Se você tem tendência a ter dores de cabeça por causa de pentados muito apertados, faça os seus dreadlocks mais soltos.

Dicas Rápidas:
Fazer os dreadlocks é uma tarefa que demora muito tempo. Peça ajuda a um amigo.