Prevenir e controlar a erosão do solo: Conservação do Solo

Erosão do solo ocorre quando o vento ou a água varre o topo do solo de uma área de terra. Algumas erosões são naturais, mas elas se tornam rapidamente problemáticas quando as pessoas começam a cultivar a terra. É importante prevenir a erosão do solo, pois, a terra que tem sido descamada de sua capa, não manterá qualquer tipo de vida vegetal. Felizmente, há modos de ensinar as pessoas de como prevenir e controlar a erosão do solo.

Leia e implemente os seguintes métodos de prevenção da erosão do solo para maximizar o crescimento vegetal que você está tentando atingir.

  1. Os efeitos negativos da erosão do solo são muitos. Quando a primeira camada do solo de suas terras é varrida embora, ela leva junto os nutrientes que suas plantas precisam para crescer bem. Isso pode causar voçorocas em seu jardim ou campo, que torna mais difícil criar uma área de plantio. O solo que é deixado formará, mais facilmente, uma crosta, que tornará mais difícil  para as sementes nascerem e para a água das chuvas ser absorvida. A erosão do solo também pode estar prejudicando a vida marinha. Quando o excesso de solo é varrido para dentro dos rios e córregos, isso pode atrapalhar o delicado equilíbrio que é necessário para o ecossistema aquático prosperar. O solo pode também conter herbicidas e pesticidas  muito nocivos para peixes e animais que podem bebê-los nos córregos.
  2. O montante da erosão do solo que ocorre em uma área depende de dois fatores: a velocidade com a qual a água e o vento viajam através dele e a abundância de vegetação que está crescendo lá. Como você não tem controle sobre a velocidade do vento, da intensidade das chuvas ou da correnteza do rio, você precisa se concentrar no fator que pode controlar – a vegetação.
  3. A vegetação protege o topo do solo de várias maneiras, consentindo para a conservação do mesmo. Ela previne a chuva forte de bater diretamente na sua terra e perder o topo do solo. Previne o solo de secar mais rapidamente, protegendo-o, assim, de ser soprado embora pelos fortes ventos. As raízes das plantas seguram o solo no lugar, então, ele não é varrido tão facilmente.
  4. Há alguns métodos usados por fazendeiros para limitar a erosão. A maioria deles pode ser adaptado para uso de jardineiros domésticos também. O primeiro método é o plantio direto. Este simplesmente significa deixar uma porção de vegetação no terreno, ao invés de destapar tudo. Em um jardim, isso poderia significar deixar um feixe de grama ao redor do jardim, para que o solo fique dentro dos limites que você definiu.
  5. Curvas de Nível é outro método que é útil para prevenir e controlar a erosão pelo escoamento de água. É feita plantando ao longo dos declives de uma montanha, seguindo os níveis naturais da terra, ao invés de ir pra cima ou para baixo ou através das terras.
  6. Você poderia plantar uma cobertura vegetal quando sua terra não está em uso. Além de fornecer proteção para ela, muitas coberturas vegetais são fixadoras de nitrogênio, que significa que elas absorvem nitrogênio do ar e transmitem de volta para a terra.
  7. Se você tem algum problema com erosão provocada pelo vento, tente plantar um quebra-vento. Um quebra-vento pode ser uma fila de árvores, arbustos ou mesmo uma vedação plástica branca. Qualquer coisa que manterá ventos fortes longe de varrer sua terra pode ajudar a prevenir a erosão.
  8. Manter a qualidade do solo é um passo muito importante para prevenir a erosão do mesmo. Solo que é rico em matéria orgânica tem melhor estrutura e é menos suscetível de ser varrido ou soprado embora. Mantenha a qualidade do seu solo, adicione compostos em abundância cada ano e não o lavre em excesso quando você estiver plantando.
Prevenir erosão do solo é sempre preferível  para tentar controlar ou inverter o processo. Uma vez que uma área de terra tem sido corroída, é quase impossível de corrigi-la. Seguindo estes passos para deter a erosão, você pode fazer sua parte na manutenção e preservação do nosso ambiente.