Como comprar um Ônibus usado

Muitas pessoas precisam de ônibus, de empresas de transporte comercial, a artistas em turnê, a igrejas individuais ou lares de idosos. Se você possui uma pequena empresa, ou mesmo está apenas procurando um ônibus para uso pessoal (como convertê-lo em um trailer), poderia considerar comprar um usado. Os ônibus usados em geral são a melhor opção se você está comprando apenas um ou dois veículos. Contanto que você garanta que o ônibus usado está em pleno funcionamento, e saiba exatamente o que está comprando, comprar um ônibus usado pode poupar muito dinheiro.

No entanto, mesmo os ônibus usados não são baratos. Certifique-se de que você faz a sua pesquisa e está comprando o seu ônibus usado de um revendedor de boa reputação. Isto irá minimizar os incômodos que surgirem mais tarde, quando for hora de fazer manutenção programada ou no caso de uma quebra mecânica.

  1. Determine para que você estará usando o ônibus. Faça a si mesmo algumas perguntas sobre quais são suas necessidades. Quantas pessoas você planeja transportar? Com que frequência? Em que medida você planeja viajar? Determinando antecipadamente o que precisa que seu ônibus usado realize, você será capaz de rapida e eficientemente excluir aqueles que não atendem às suas necessidades. Não pule sobre o primeiro ônibus que encontrar ou primeiro negócio que parece ser bom.
  2. Use concessionárias de ônibus, sites de venda de ônibus e leilões para procurar ônibus. Pode haver muitas organizações que estão vendendo ônibus, por uma razão ou outra. Você geralmente pode encontrar ônibus através de distritos escolares, prefeituras, vendedores profissionais, leilões e até mesmo online. Se você puder encontrar um leilão de ônibus usados na sua área (ou on-line), esta pode ser sua melhor aposta para um excelente negócio. Muitos ônibus leiloados estão em boas condições devido às exigências de seguros, e estão sendo vendidos porque um projeto foi cancelado ou ficou sem financiamento. Só porque você encontra um ônibus usado em um leilão, no entanto, não significa automaticamente que está em bom estado. Você deve seguir as etapas restantes, independentemente de onde encontrar seu ônibus usado, para garantir que ele atenderá suas necessidades e será de fácil manutenção e reparação.
  3. Faça um orçamento do que irá custar para comprar e manter o ônibus. Você deve perceber que comprar o seu ônibus usado é só o começo, quando se trata de despesas. Será necessário fazer o orçamento de custos esperados como gasolina, taxas de licenciamento, seguro e de manutenção programada. Mas também será necessário fazer uma reserva para um plano de contingência para quaisquer falhas imprevistas ou reparos necessários. Dependendo do problema (e do seu ônibus), estas despesas podem se tornar caras, o que nos traz ao nosso próximo ponto.
  4. Encontre uma oficina que pode conseguir peças de reposição para você. Antes de adquirir um ônibus usado você deve localizar uma oficina que pode não apenas dar manutenção ao seu ônibus regularmente, mas que também pode encontrar quaisquer partes ou executar qualquer serviço que o seu ônibus usado possa precisar. Algumas pessoas vendem ônibus porque não conseguem mais encontrar as peças de reposição apropriadas; você certamente não quer estar na ponta adquirente do negócio.
  5. Depois de encontrar um ônibus que você goste, existem algumas coisas específicas que você precisa verificar antes de assumir o compromisso de fazer uma compra. Certifique-se de reservar tempo para inspecionar:
    • Ferrugem. Verifique se há ferrugem no chassi ou na carroceria. Se encontrar alguma ferrugem sobre estas áreas críticas de seu ônibus usado, não compre. Alguns ferrugem na superfície pode ser ok para você se o preço estiver de acordo, mas lembre-se de que um ponto (ou pontos) de ferrugem continuará a se alastrar. Sob nenhuma circunstância você deve comprar um ônibus usado com descamação na carroceria, ferrugem estrutural, ou então com capota ou pára-lamas enferrujados.
    • Opções de motores. Consiga o maior motor que puder pagar. Quanto mais pessoas você estiver transportando e quanto mais pesado for o seu ônibus, mais você vai precisar, e não há substituto para um motor potente.
    • Câmbio. Obtenha uma transmissão automática, a menos que você tenha uma preferência pessoal. Elas geralmente são mais fáceis de manusear, e são uma melhor escolha para viagens longas, uma vez que requerem menos esforço de direção. Além disso, se você pretende tentar revender seu ônibus usado quando tiver terminado o que precisa, deve perceber que a maioria das pessoas está mais inclinada a comprar câmbio automático do que transmissão manual. Transmissões automáticas são muito mais fáceis de vender.
    • Vazamentos. Não se decida por um ônibus que tenha vazamentos, qualquer vazamento. Uma transmissão ou sistema de freios com vazamento podem ser extremamente dispendiosos e morosos para reparar. Não compre um ônibus usado que já tem problemas. Há muitíssimas opções de veículos sem vazamento por aí, é só continuar a procurar.
  6. Papelada. Título, serviços de registro, registros e histórico de recibos-todos estes podem ajudá-lo a determinar o valor do veículo e evitar potenciais problemas no futuro.
    • Seu ônibus usado deve ter um documento verificável com o ano da compra original.
    • Se o seu ônibus usado tem sido utilizado em frotas, ele tem um registro de serviços, então assegure-se de ver este documento.
    • Peça pelos recibos de conserto e certifique-se de que fazem sentido. Se o ônibus usado passou por serviços ou reparos algumas vezes, não há problema - provavelmente isto é bom - mas se passou pelo mesmo reparo 4 vezes nos últimos 2 anos, algo pode estar seriamente errado.
    O histórico da papelada de um ônibus usado é importante. Se não for possível verificar alguma coisa sobre o ônibus, suspeite. Além disso, certifique-se que os recibos e registros que você está olhando contêm o número de registro do ônibus no Detran. Se não tiverem, você não pode ter certeza de que esses recibos referem-se ao ônibus usado que você está considerando.
  7. Inspeção profissional. Depois de ter limitado a sua pesquisa por ônibus usados com os critérios acima, você deve contratar um profissional para inspecionar minuciosamente o seu ônibus usado antes que você o compre. O profissional deve concentrar-se em todas as partes principais do ônibus incluindo o motor, transmissão, a carroceria, o sistema elétrico e o ar condicionado. Certifique-se de que este profissional será tão extensivo quanto possível, e lhe dará o relatório completo. E certifique-se de acreditar nele (e seguir seus conselhos) quando ele lhe falar sobre problemas e preocupações potenciais, foi para isso que você o contratou.
  8. Se você está comprando um ônibus que necessita de reparos, obtenha uma estimativa precisa dos custos. Se você pretende modificar o seu ônibus, ou não se importa em assumir alguns dos trabalhos de reparação (seja sozinho ou com a ajuda de uma oficina), não há problema! Basta garantir que você terá uma idéia exata do que os reparos irão custar, e o tempo que levará para concluí-los. Isto incluirá tempo para procurar peças, as quais, como explicado acima, deveriam ser prontamente disponíveis. Certifique-se de realmente criar um plano para a conclusão também, não discuta apenas custos e tempo de forma teórica; coloque seu plano e cronograma estabelecidos no papel, e atenha-se a isso!
Agora é hora de comprar seu ônibus usado! Uma vez que você determinou quais ônibus usados adaptam-se a suas necessidades, e já passou por todos os passos para se certificar de que o ônibus usado em particular que você está considerando está em bom funcionamento mecânico, pode começar a falar com o vendedor e negociar um preço justo.

Precaução: Se você vai cortar algum gasto, corte o gasto com cosméticos, não com o chassi, o motor ou a carroceria do ônibus usado.

Dicas Rápidas: ver os recibos dos consertos dará a você uma idéia de quanto custam os consertos do ônibus, além de informações sobre o ônibus usado que você está considerando.