Como vender para clientes no varejo: dicas para falar

Como proprietário ou gerente de um pequeno negócio, você sabe que um aumento nas vendas pode impulsionar seu capital, e que mesmo um ligeiro decréscimo nas vendas pode prejudicar seu negócio. Mantenha seus clientes interessados no seu negócio ensinando seus principais vendedores como construir um bom relacionamento com os clientes.

É importante descobrir o que os clientes necessitam e como você pode ajudá-los. Na verdade, poucas empresas parecem ligar para isso hoje em dia. Então se você mostrar para os clientes que se importa, já vai estar na frente da maior parte de seus concorrentes! Apenas treinando seu pessoal para fazer algumas coisas simples, você pode multiplicar suas vendas e ver seus lucros subirem.

  1. Demonstre interesse em seus clientes. Cumprimente cada cliente quando ele ou ela entrarem: se você estiver ocupado, sorria e acene com a cabeça. Pergunte aos clientes sobre seus interesses e sua família. Eles gostam de gastar dinheiro com alguém que se importe com eles. Por exemplo, "Sua neta vai adorar este presente. Quantos anos ela tem? "Olhe nos olhos clientes. Eles sentem sua preocupação quando você realmente se importa. Eles vão se lembrar disso e voltar! E lembre-se de não conversar sobre seus problemas pessoais. Clientes não querem saber disso.
  2. Crie conversas. Diga informações sobre seus produtos / serviços. Fique no controle do assunto. Não se delongue quando o cliente falar do preço. Seja breve - Não bata-papo incessantemente. Guie a conversa em direção a seus produtos e serviços. Não seja intrometido ou agressivo. Pergunte sobre tópicos neutros.
  3. Concorde com o cliente. Encontre algo que você goste em seu cliente ou seu ponto de vista. Simpatize com os sentimentos de seu cliente. Ponha-se no lugar dele: "Eu sei exatamente como você se sente. Isso aconteceu comigo uma vez." Não preste atenção nos erros deles. Coloque a culpa em outra coisa ou use voz passiva. Por exemplo, "Não há cep no seu formulário. Este pacote precisa do CEP correto para garantir a entrega." NUNCA discuta com um cliente. Isso faz você parecer amador, mesmo quando você está certo.
  4. Nunca fale negativamente. Em vez disso, procure por coisas positivas para dizer. Ou mude de assunto suavemente. Não se queixe ou faça fofocas. Os clientes podem ficar ofendidos ou lembrar de você negativamente. Conversas negativas atraem clientes negativos. Eles não vão ter medo de te criticar pelas costas. Escolha ser feliz. Se você estiver tendo um dia ruim, não deixe que seus clientes saibam.
Se você treinar sua equipe para seguir os passos acima, você pode facilmente atrair a atenção de seus clientes fiéis. Diferencie-se da "multidão" de empresas, e faça da sua loja um lugar em que os clientes fiquem ansiosos para entrar. Ajude a gerar negócios apenas prestando atenção nas pessoas que estão a sua frente!