Como usar um site para promover um negócio imobiliário

Com o advento da Internet, a venda de imóveis mudou dramaticamente. Neste momento é muito importante que um corretor de imóveis tenha uma presença na web - seu próprio site. Também é importante que siga algumas etapas simples para criar e promover o site corretamente. Fazer isso pode fazer a diferença entre um site fracassado e um website que se destaca do resto e contribui para gerar negócios e prospectos.

Obtendo um site imobiliário

O primeiro passo para a obtenção de um website é obter um nome de domínio. O nome do domínio é a URL através do qual o site será conhecido (por exemplo, meu-site-imobiliario.com). O segundo passo é encontrar um host que vai hospedar o site para você.

Isso não é tão difícil como pode parecer. Muitas vezes, o escritório para o qual o corretor trabalha tem um vendedor preferencial que fornece websites imobiliários padrão para os vendedores de imóveis e corretores. Algumas das maiores empresas nacionais também oferecem sites aos seus corretores.

Seja qual for o caso, é fornecido com um site padrão ao corretor que é muito frequentemente baseado em um modelo ou modelos que eles modificam para atenderem as suas finalidades. As modificações são tipicamente feitas através de interfaces simples que requerem pouco ou nenhum conhecimento técnico. Estes mesmos vendedores podem também ajudar um corretor a obter um nome de domínio. Para as empresas nacionais, o site é geralmente criado fora do seu site e domínio principal.

Dicas para a criação do seu site imobiliário

Abaixo estão algumas dicas simples e fáceis de seguir para conseguir o máximo de proveito de um website imobiliário.

  • Selecionando um nome de domínio. Se você vai ter o seu próprio domínio, então há algumas regras simples para escolher um nome de domínio:


    NOTA: O nome do domínio será todo em minúsculas. Ao promover o site, colocar a primeira letra das palavras em maiúscula ajuda a destacar as palavras e torná-las mais fáceis de ler e lembrar.

  • Qual modelo usar. Você pode ter a opção de escolher entre diferentes modelos de site. Você deve evitar os templates baseados em Macromedia Flash, se puder (se o site tem um monte de animações tipo filmes então provavelmente é baseado em Flash). A razão para isso é que os sites baseados em Flash não são muito amigáveis a motores de busca. Eles se escondem texto e links em arquivos gráficos e de animação que os motores de busca não podem ler (crawl). Se você quiser que o seu site eventualmente faça sucesso com os motores de busca, o que deve ser um objetivo primário, então evite Flash. Você abre mão de efeitos bonitinhos para ter mais potenciais visitantes no seu site, o que se traduz em mais negócios.

  • O título do seu site. A maioria dos modelos de sites permitirá que você dê um título ao seu site. Isso pode aparecer tanto na pagina inicial do site, como também pode estar nas "tags" título em HTML (as palavras que aparecem na parte superior da barra da janela do navegador). Assim, o título é muito importante do ponto de vista de otimização de um motor de busca. Você deve escolher cuidadosamente um título que usa palavras-chave descritivas do que você faz (por exemplo, Corretor de Imóvel Residencial em São Paulo por João Silva). Um título como o do exemplo contém uma palavra-chave de localização (São Paulo), palavras-chave que descrevem o serviço oferecido (Imóvel residencial), e palavras-chave de identificação (João Silva - para nomes muito comuns, você pode desejar incluir uma inicial no meio).

  • O texto da sua página inicial. Um erro comum feito por muitos corretores ao configurar o seu site é colocar muito pouca atenção no texto de abertura que está na página inicial do seu site. Alguns a ignoram completamente e têm pouco ou nenhum texto na sua página inicial.

    Mecanismos de busca vivem em texto. É como eles "descobrem", através das palavras na página, sobre o que é um determinado site. Isto faz com que o texto da pagina inicial seja muito importante. Deveria fazer eco ao tema do seu título, e ser bem escrito e descritivo. Um bom exemplo de texto de abertura seria algo como: "Imóveis residenciais e serviços de compra de casas para as comunidades de... de João Silva, corretor....". Uma outra descrição dos serviços prestados podem ajudar, como por exemplo: "Prestando abrangentes serviços imobiliários para compradores e vendedores de imóveis, incluindo avaliações de imóveis...".

    Estas aberturas servem a dois propósitos. Eles são claros e descritivos para os visitantes do seu site. Eles também são ricos em palavras-chave, ajudando os mecanismos de busca a identificarem qual é a finalidade do site e sobre o que PE o conteúdo.

  • Se você gosta de escrever, faça isso! Seguindo a mesma temática do texto da pagina inicial, quanto mais exclusivos e de alta qualidade são os textos das páginas em um site, melhor será a chance de aparecer nos motores de busca e receber mais visitantes no site. Um site nunca faz um desserviço a si mesmo contendo bastante informações úteis e de alta qualidade. Corretores que gostam de escrever, deverão fazê-lo. Eles devem escrever páginas descritivas sobre as comunidades a que eles servem e sobre os seus serviços. Eles devem escrever páginas sobre casas com arquiteturas únicas, estilos únicos, exclusivos ou casas históricas. Eles podem até mesmo escrever sobre as escolas da sua região, ou artes e atrações. Todas estas coisas fornecem informações mais úteis para os seus visitantes e mais razões para que as pessoas visitem o site.

    Os corretores deverão, contudo, resistir à tentação de colocar valores de vendas após valores de vendas. Tais informações se tornam monótonas e chatas, e dão pouco valor aos visitantes do site.

    Se o corretor não sabe como colocar estas páginas adicionais no seu site, o vendedor que hospeda o site normalmente pode ajudá-los. Alguns podem prestar esse serviço gratuitamente, outros poderão cobrar uma taxa.

  • Submeta seu site aos principais motores de busca. Neste ponto o trabalho ainda não foi feito. O site é criado com algum bom conteúdo amigável ao motor de busca, mas os motores de busca não sabem nada sobre o site. Isso pode ser facilmente sanado através da apresentação da URL de um site aos três principais motores de busca. Os links abaixo irão ajudar com este processo:


    Corretores realmente não precisam gastar muito tempo enviando a muitos outros motores de busca. Eles irão saber da existência do site através dos três grandes.

  • Não perca tempo indiscriminadamente trocando links. A próxima tarefa é tentar aumentar o tráfego para o seu novo site imobiliário. Isto pode ser feito conseguindo links para o site. Ter outros sites linkando para o seu novo site irá servir para duas coisas:

    • Irá direcionar os visitantes para o site
    • Irá contribuir para elevar o valor do site em motores de busca, o que significa que o site vai aparecer mais pra cima nos resultados da pesquisa, direcionando os visitantes para o site

    Tal como acontece com a maioria coisas, existe uma forma correta de abordar a aquisição de links, e uma forma errada. Corretores não devem perder seu tempo indiscriminadamente trocando links com outros sites. Links de sites cujo conteúdo não está relacionado com o seu proporciona pouco ou nenhum valor para um motor de pesquisa. De fato, os mecanismos de pesquisa tendem a ignorar esses links. Siga os conselhos seguintes para obter links que proporcionam valor e ajudam com o ranking dos motores de busca.

    Se um corretor está envolvido na troca de links, deverá restringi-la para sites de alta qualidade na mesma empresa ou afins (por exemplo, sites de hipoteca, sites de reformas de casa, etc.)

  • Entre na lista de diretórios. Uma das maneiras mais fáceis de se obter links é colocar o novo site imobiliário listado em diversos diretórios negócios orientados a negócios imobiliários. As primeiras duas listas devem ser óbvias. Corretores devem incluir um link do seu site nos seus perfis da Associação Nacional de Corretores e Associação de Corretores do Estado. Além disso, se um corretor pertence a qualquer Câmara de Comércio, ele deve se certificar de que um link para seu site está incluído em seu perfil também.

    Muitas vezes, os sites dedicados às cidades que um corretor trabalha permitem que o corretor se registre para incluir suas informações de contato e website. Gastar alguns minutos pesquisando no Google, Yahoo, MSN por outras empresas locais e diretórios imobiliários provavelmente irá te mostrar mais alguns diretórios onde você pode colocar o link do seu site.

  • Use artigos eZine para obter links. Mais uma vez, para o corretor que gosta de escrever, escrever alguns artigos para eZines (revistas eletrônica) pode ser benéfico. eZines têm muitos conteúdos sobre diversos temas e agregam para que outras pessoas possam ler e republicar. Parte do acordo é que a eZine permite que o autor inclua uma biografia autor ou um parágrafo de atribuição com links para sites de escolha dos autores. Qualquer pessoa deve republicar o artigo republicá-lo tal como está, no total, com a biografia e os links intactos. Algumas eZines que você pode escrever incluem:


    Existem muitas outras eZines. O corretor deve se concentrar em produzir artigos que estão relacionados ao setor imobiliário e compra e venda de imóveis (por exemplo, dicas sobre como preparar a sua casa para venda, estilos de casa interessantes, etc.)


Qualquer corretor que segue esses passos simples e fáceis irá estabelecer uma apresentável e valiosa presença na web que atrai muitos visitantes. Muitos dos visitantes do website do corretor serão potenciais compradores e vendedores de imóveis. Um site bem feito pode e vai trazer os clientes e negócios em potencial.