Como identificar um mercado alvo

Antes de iniciar sua campanha publicitária, é importante primeiro identificar seu público alvo. Um público alvo é basicamente o tipo de pessoa que vai querer ou precisar do seu produto ou serviço. Ao direcionar a um mercado específico, você será capaz de economizar dinheiro por gastar menos em marketing e aumentar a comercialização. O processo de identificação de um mercado-alvo é chamado de segmentação do mercado. Utilizando a segmentação do mercado, uma empresa pode utilizar uma abordagem "top-down" (de cima pra baixo) para identificar um grupo-alvo ou nicho. Depois de ter identificado um nicho alvo usando a segmentação, você será capaz de concentrar seus esforços no marketing para atrair um grupo de consumidores específico.

Como um empresário ou executivo, você provavelmente já ouviu falar de pesquisa de mercado. Pesquisa de mercado é o processo de utilização de várias técnicas para coletar, analisar e reportar os dados sobre potenciais consumidores. Segmentação de mercado formal requer uma pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado irá ajudá-lo a identificar padrões quantitativos e qualitativos de consumo em grupos. Os dados quantitativos se referem a números, como idade, renda familiar e tamanho, enquanto os dados qualitativos dependem de características como a educação, ocupação e personalidade. Existem várias maneiras de segmentar uma população para um mercado-alvo. Algumas são mais relevantes para seus negócios do que outras. Abaixo há uma descrição dos diferentes aspectos da segmentação do mercado que irão ajudá-lo a identificar um nicho de mercado e maximizar seus ganhos.

  • Demografia:
    • Idade: Adolescentes como alvo de uma empresa de medicação pra acne.
    • Rendimento: Uma pessoa que ganha $ 200,000 é mais provável que compre um Cadillac do que uma pessoa ganhando $ 10,000.
    • Tamanho da família: Distribuidoras de atacado que mantém os preços de venda mais baixos para vendas em atacado teriam famílias numerosas como alvo.
    • Educação: Uma empresa de calculadoras pode ter como alvo estudantes de matemática do ensino médio.
    • Profissão: Uma empresa pode vender um calçado orientado aos trabalhadores da construção.
    • Gênero: Uma empresa de bolsas terá como alvo as mulheres.
    • Nacionalidade / Raça: Uma pequena empresa que venda produtos alimentícios vindos da África teriam como alvo a comunidade imigrante Africana.
  • Geografia:
    • Região do mundo: A empresa de sapatos Puma,  tem mais agressivamente como alvo consumidores da América Latina e da Europa para as suas chuteiras.
    • Clima: Um fabricante de produtos que limpam a neve terá como alvo áreas onde neva.
  • Comportamentos:
    • A fidelidade à marca: A Apple tem como alvo um nicho de consumidores fiéis a seus produtos.
    • Valor da qualidade: Empresas de relógio sofisticados como a Seiko têm como alvo consumidores que valorizam relógios de alta qualidade.
  • Psicográficos:
    • Personalidade: É mais provável que uma pessoa que gosta de se exibir compre um Hummer H2 do que uma pessoa reservada.
    • Estilo de vida: Uma empresa de calçados como a Vans, que vende sapatos de skate, terá skatistas como alvo em sua publicidade.
    • Interesses: Lojas que vendem materiais de artes e ofícios terão como alvo os estudantes com interesses parecidos.
  • Outras questões a colocar na Pesquisa de Mercado:
    • Disponibilidade para comprar: Em quanto tempo irão comprar seu produto?
    • Freqüência de compra: Quantas vezes irão comprar seu produto?
    • Qual a probabilidade deles comprarem o seu tipo de produto?
    • Que tipo de música que eles gostam?
    • Que tipo de ____( preencher o vazio) que eles gostam?
  • Tipos de Pesquisa de Mercado:
    • Os questionários são os métodos de pesquisa mais usados e mais baratos disponíveis no mercado. Eles podem ser realizados on-line, pessoalmente, ou por telefone.
    • Os grupos focais são um método através do qual as empresas ganham feedback sobre produtos fazendo perguntas em um grupo com um cenário interativo. Este método também poderia ser utilizado para obter feedback sobre os serviços, conceito, publicidade, ideias, ou embalagem.
  • Uma introdução aos questionários:
    • Estabeleça metas de perguntas. Que critérios de segmentação do mercado você vai usar? Faça perguntas específicas para que você não perca de vista o seu alvo.
    • tamanho da amostra. Quem vai ser convidado para responder o questionário? O tamanho da amostra deve ser o mais aleatório possível, para garantir que uma variedade de diferentes tipos de pessoas respondam. Além disso, quanto maior o tamanho da amostra maior é a precisão da pesquisa.
    • Método.
      • Entrevista pessoal: Peça a antigos clientes para responder a algumas das suas perguntas.
      • Telefone: Alugue profissionais de telemarketing para conduzir os inquéritos para você.
      • Correio: Compre os endereços de uma empresa de mala-direta e envie cartas em massa.
      • Internet: Procure um site com um painel de pesquisas que já existe há muito tempo e tenha tido bons resultados para os antigos clientes. Você pode também conduzir sua própria pesquisa, colocando pesquisas no seu site ou enviar mensagens de e-mail com links para a sua pesquisa.
    • Planejando a pesquisa.
      • Qual será o método de pesquisa a usar?
      • Quanto tempo vai demorar para escrever e editar um questionário?
      • Quando você vai implementar o questionário?
      • Quando você vai concluir a pesquisa e analisar os dados?
    • Processamento e análise dos dados.
      • Para pesquisas de mercado muito grandes, com uma amostra grande, é necessário um programa de computador. Você pode contratar uma empresa que conduz pesquisas ou alguém com noções de estatística para te ajudar nesse aspecto.
      • Para pesquisas de mercado menores, você pode simplesmente olhar os questionãrios para ter uma idéia de qual é o seu nicho.
      • Crie um relatório detalhando suas descobertas e de como elas se encaixam em seu plano de marketing.