Como fazer um relatório de progresso de uma creche

Gerenciar uma creche pode ser uma tarefa ingrata, mas existem passos que você pode dar para melhorar as relações que o seu centro tem com os pais. Fornecer um relatório periódico para os pais é manter a comunicação fluindo e dar aos pais uma chance de verbalizar as suas preocupações. Ao organizar a sua creche, leve algum tempo para fazer um relatório de progresso, seguindo estes passos.

  • Determine quantas vezes você irá fazer o relatório de progresso. Um simples relatório de uma página pode ser fornecido diariamente aos pais com crianças e bebês. Isto lhe permite comunicar sobre as refeições, sonecas e medicamentos dados se necessário, uma vez que os pais precisam saber essas informações a cada dia para cuidar de seus filhos pelo resto do dia. Para crianças mais velhas com idades de três anos ou mais, você pode considerar um relatório diário com os princípios acima, além de um relatório semanal que aborda outras atividades e comportamentos.
  • Planeje um cronograma de observação. Para o relatório diário, considere dividir o dia em seções por períodos de tempo de manhã, e à tarde. Isto lhe permite separar as refeições e sonecas da manhã dos lanches, cochilos e atividades da tarde. As crianças muitas vezes passam por humor e ciclos de atividade diferentes durante o dia. Ao dividir a sua observação nesses períodos, você pode ajudar os pais a controlar o comportamento. Você também pode monitorar a sua equipe para ter certeza que eles estão seguindo o cronograma planejado diariamente.
  • Determine quais atividades serão incluídas no relatório. Um relatório básico diário deverá incluir, no mínimo, as refeições e lanches, cochilos, os horários de higiene ou troca de fraldas, qualquer medicamento administrado e, em seguida, um comentário ou nota. Considere adicionar mais informações sobre as atividades e desenvolvimento especialmente para crianças mais velhas. Para as crianças mais velhas, as atividades como o tempo de leitura, de desenho, brincando com blocos e quaisquer outras atividades devem ser indicadas no relatório. Isso te ajuda a direcionar os pais se houver alguma preocupação com as habilidades motoras, a escuta ou a capacidade de prestar atenção e ficar quieto.
  • Inclua uma seção de comentários. Cada relatório deve incluir um lugar para fazer comentários e partilhar anedotas sobre os eventos que aconteceram durante todo o dia. Este não é apenas um lugar para comentários negativos. Inclua pelo menos um comportamento positivo, observação positiva ou boa história em cada relatório.
  • Compartilhe o relatório com os pais. Os relatórios não valem nada se você não compartilhá-los com os pais regularmente. A coisa boa sobre um relatório diário é que se você entregá-lo aos pais, quando eles buscam a criança todo dia, você entra em uma rotina de fornecer as informações de andamento. Você também deve agendar uma conversa semanal ou mensal com os pais para verificar se eles têm comentários ou dúvidas sobre os relatórios que receberam.


Relatórios de progresso de uma creche te ajudam como um prestador de cuidados a se comunicar com os pais, mostrar-lhes que as estrelas são seus filhos e solucionar quaisquer dúvidas antes que se tornem problemas. Relatórios de progresso dão uma sensação de que a creche é profissional e razoável que cria confiança nas mentes dos pais.