Como fazer um perfil de empresa

Um perfil é um breve resumo sobre uma empresa, seus objetivos e metas, a sua história e metas atingidas ao longo do caminho. É uma das melhores ferramentas para mostrar o desempenho da empresa, e atua como um instrumento de marketing, para obter novos investidores, empregados, clientes ou outros interessados em negociar com ela.

Embora este artigo aborde os princípios básicos, você pode aprender mais sobre as informações da empresa que as pessoas esperam encontrar em seu perfil de negócios, fazendo cursos de contabilidade e finanças; basta clicar aqui para obter informações gratuitas sobre as universidades online que oferecem essas aulas.

Um perfil pode ser uma brochura colorida, detalhando informações, ou pode ser uma página da Web, no site da empresa, geralmente referido nas áreas intituladas "Sobre nós”, "Quem somos", etc. Siga as orientações e dicas de negócios abaixo, para fazer o perfil da sua própria empresa, e aprender a usá-lo como uma estratégia de marketing para promover sua empresa.

Um perfil da empresa é diferente de um plano de negócios.  Planos de negócio são esquemas onde você gostaria de ir, enquanto os perfis mostram onde sua empresa está agora. No entanto, um bom plano de negócios usa aspectos do perfil da empresa. Se você precisa saber como escrever um plano de negócios sólido, eu recomendo A Simplified Guide for Small Business Planning (Guia Simplificado para Planos de Negócio de Pequenas Empresas). Para aprender a criar um perfil de empresa efetivo, continue a ler.

  1. Por que fazer um perfil? O principal objetivo por trás de um perfil está em aproximar-se de novos segmentos, importantes no cultivo dos negócios. Pode ser dirigido a potenciais investidores, se estiver à procura de financiamento; novos clientes, para expandir o seu negócio; ou novos empregados, para auxiliar no crescimento e expansão da empresa. O tipo de perfil que você fizer, e mandar para as partes interessadas, lhes proporcionará uma visão geral das informações relevantes para o seu interesse sobre empresa, criará expectativas, e proporcionará uma visão do modo como essas expectativas serão cumpridas pela empresa.
  2. O que você deve colocar em um perfil? Existem alguns elementos básicos no conteúdo que cada perfil deve conter. Embora você possa fazer perfis específicos, destinados a um grupo de pessoas, como os investidores, por exemplo, a informação contida em tal perfil pode não ter muita importância para outros segmentos ou grupos, tais como clientes ou funcionários. A melhor alternativa é fazer um perfil geral, que inclui seções destacando as informações específicas para um determinado segmento, mas também proporcione uma visão global da empresa, ética e princípios. Esse perfil deverá incluir uma introdução, breve histórico sobre as origens da empresa, os dados relevantes sobre a empresa em termos de rendimento, receita, estrutura, infra-estrutura e recursos, produtos, experiência profissional, capacidade, os planos futuros em curto e longo prazos, depoimentos de clientes existentes, os trabalhadores, os grandes investidores, e uma missão declarada, ou uma filosofia orientadora para a empresa.
  3. Apresentação e duração de um perfil de companhia. Como um indicador das perspectivas e do futuro de sua empresa, um perfil profissional deve ser criado profissionalmente. Um bom perfil deve ser construído com base em um esquema profissional, não deve ter erros, e, se for concebido como brochura, é preferível fazê-lo profissionalmente, utilizando papel, impressão e diagramação de qualidade. Feito em uma página de site, ela deve ser atraente na aparência, atraindo imediatamente a visão do leitor, intercalando imagens e títulos. O tamanho do perfil dependerá das informações que você deseja fornecer, mas uma boa regra de ouro relacionada a isso é ter cerca de 10/15 páginas. Mais poderia, aborrecer o leitor, e tornar-se trabalho desperdiçado; e qualquer perfil menor, pode indicar uma postura fraca, e fazer com que o leitor questione o potencial da empresa.
  4. Quando utilizar o perfil da companhia? A resposta a esta pergunta é momentânea. Não faça um perfil de companhia só porque deseja conquistar potenciais investidores, ou clientes. Pelo contrário, uma vez que você esteja no negócio por mais de dois anos, prepare o perfil da companhia, e o mantenha atualizando pelo menos uma vez por ano. Certifique-se de se manter acrescentando realizações e perspectivas, como e quando elas aconteceram. Manter o perfil atualizado é bom negócio para a marca da companhia.
Fazer um perfil da empresa é uma tarefa simples e fácil para qualquer pessoa que tenha estado no negócio por algum tempo. Se for um novo negócio, você deve ter feito um plano de negócios para começar. Um perfil da empresa é apenas uma extensão do plano de negócios, a única diferença é que você estará apresentando os fatos reais das conquistas, ao invés das projeções para o sucesso, como você faria em um plano de negócios. Não se esqueça de reforçar o seu perfil com informações financeiras sólidas – veja online business accounting classes (aulas online de contabilidade empresarial) que podem ajudar a formular esta parte do seu perfil de empresa.