Como fazer um estudo de caso formatado

Um bom estudo de caso irá conter informações e descrições sobre o caso para o leitor entender o problema da mesma maneira que o escritor entendeu o caso. A informação deve estar organizada de uma maneira que apresente o caso com clareza. O estudo do caso deverá conter informações suficientes para que seja oferecido ao leitor tudo o que ele precisa saber sobre o caso. Pesquisas extensas devem ser feitas para desvendar fatos ao redor do caso. Use todas as fontes possíveis para realizar um bom estudo de caso. A informação que você juntar será apresentada em formato de estudo de caso. Depois de juntar todos os fatos, liste as separações básicas e então comece a dividir a informação em tópicos. Você pode começar a colocar mais separações conforme a necessidade.

  • Título ou manchete do estudo de caso.  O título deve gerar certa compreensão no assunto tratado no problema ou caso. Então, o leitor estará interessado em ler mais, em ler o estudo do caso todo.
  • Introdução. A introdução deve ser tão convidativa quanto o título especialmente quando você pode expandir e apresentar o caso para o leitor. Você pode escrever uma descrição sobre o caso na introdução e apresentar a questão para o leitor. A informação que você colher sobre a sua pesquisa no problema será apresentada em formato geral.
  • Segundo plano. A seção de segundo plano irá conter informações ao redor do caso como o ambiente, as pessoas, tradições e clima. Isso dará ao leitor os detalhes sobre o cenário onde ocorre a situação. Você deve prover ao leitor uma boa quantidade de informações sobre o ambiente para que o leitor possa visualizar os arredores e entender sobre as pessoas e suas tradições. Você deve mostrar o porquê do ambiente ser único, então muita pesquisa deve ser feita para desvendar os fatos que não são de conhecimento geral. Pesquise elementos do ambiente que influenciaram o caso para que achar a solução seja desafiador. Apresentar estes detalhes do segundo plano irá informar os leitores sobre o que afetou o caso.
  • Desafios. Esta seção também servirá como uma conclusão do estudo do caso. Você pode separar o problema e mostrar cada parte com seus detalhes únicos. Apresente os desafios ao redor do caso e divida suas experiências e pensamentos de quando você estava pesquisando a situação. Sua análise será escrita nesta seção e uma resolução será alcançada mas você também poderá deixar algumas questões para que os leitores pensem.


Existe um formato geral que a maioria das pessoas usa em estudos de casos mas cada estudo é separado diferentemente dependendo do caso em si e das situações ao redor deste.