Como fazer exercícios para trabalho em equipe

Nos negócios (ou em um trabalho voluntário ou outros grupos), você muitas vezes vai enfrentar uma situação em que há um grupo de indivíduos que têm diferentes origens, educações, experiências de trabalho, estilos de vida e personalidades para trabalhar em conjunto como uma equipe coesa. Você pode enfrentar desafios quando tentar colocar pessoas que não gostam de atividades “forçadas” ou que não têm um forte senso de trabalho em equipe. Esteja você lidando com um grande grupo de pessoas ou apenas 3 a 4 pessoas, é possível encontrar o momento e uma atividade que vá ajudar as pessoas a trabalhar melhor em conjunto. Fazer pessoas trabalharem em conjunto como uma máquina coesa e lubrificada não tem de ser uma atividade difícil, que tome tempo ou seja onerosa.

  1. Primeiro pergunte a você mesmo porque você sente que precisa de exercícios para trabalhos em equipe. Saber o que não está funcionando vai ajudar você a escolher a atividade certa e a melhor maneira de abordar a situação. Será que os membros do grupo não se dão bem em conjunto? Eles nunca trabalharam juntos antes? O estresse e o tumulto agiram em cima de fortes amizades? Existe uma falta de comunicação?
  2. Defina uma meta. Agora que você sabe o que não está funcionando, ou, pelo menos, por que você acha que exercícios para trabalho em equipe é necessário, defina uma meta para o exercício. Comece com uma frase como abertura, "Com esses exercícios para trabalho em equipe, o nosso objetivo é ..." O resto da frase depende do que você determinou na etapa um. Talvez você possa terminar a frase de objetivo como esta, "Com esses exercícios para trabalho em equipe, o nosso objetivo é ajudar os membros da equipe a melhor compreender o papel que desempenham os seus companheiros de equipe na realização do objetivo global de negócios da empresa." Ou pode acabar com algo como , "Com esses exercícios para trabalho em equipe, o nosso objetivo é ajudar os membros da equipe a pensar criativamente sobre como podem trabalhar um com outro para realizar os objetivos de uma forma mais eficiente, e ao mesmo tempo poupando tempo."
  3. Avalie o seu orçamento. Descubra o quanto você tem de tempo e dinheiro para se dedicar aos exercícios para trabalho em equipe. Se você trabalha para uma empresa listada na Fortune 1000 e está tentando juntar gerentes de diferentes departamentos para trabalhar juntos de maneira mais eficiente, você provavelmente poderá obter pelo menos um pequeno orçamento aprovado para gastar em materiais, livros de referência, e alimentos e bebidas, e não seria demais pedir que os gerentes dediquem pelo menos metade de um dia ou um dia inteiro para uma atividade. Mas se você trabalha para uma empresa de pequena dimensão, uma organização sem fins lucrativos, ou outro grupo com financiamento e tempo limitados, é melhor você achar um exercício que leve entre uma e três horas e custe pouco ou nada.
  4. Em seguida, determine o exercício certo para seu grupo. Existe uma quantidade enorme de livros e websites com ótimos exemplos de exercícios para trabalho em equipe. Há mesmo empresas que você pode pagar para se deslocarem e fazerem todo um programa de exercícios para trabalho em equipe para você (faça uma pesquisa na web sobre "trabalho em equipe" e você encontrará estas empresas). Mas se você for como a maioria das organizações, o custo para levar um profissional até a empresa é muito alto. Então vá até uma livraria ou faça um pouco de pesquisa on-line para idéias sobre exercícios para trabalho em equipe. Esteja você à procura de algo simples como um jogo “conheça-o-colega”ou um exercício que ajude os gerentes a compreender melhor as necessidades dos outros departamentos e equipes, você encontrará uma tonelada de sugestões on-line e em livros. A coisa mais importante a se considerar são suas respostas aos três primeiros passos para se certificar que você escolha a atividade mais adequada. Por exemplo, se você precisar de um exercício para trabalho em equipe porque seu grupo não está se dando muito bem, então você não deve colocar pessoas em um exercício que vá obrigá-los a trabalhar em conjunto para resolver um problema, sentados ao redor de uma mesa. É melhor escolher uma atividade que requeira menos conversa e mais ações divertidas, como uma pista de obstáculos. Se você estiver procurando por um exercício para pessoas que nunca trabalharam juntas, então algo que os faça trabalhar juntos enquanto se conhecem é o mais adequado.
  5. Não se esqueça do follow-up! Você deve planejar pelo menos alguns minutos no final do exercício para o grupo discutir o que experimentaram. Pergunte aos participantes o que eles aprenderam através do exercício e se eles o acharam útil. Você também pode passar um questionário para os participantes responderem, alguns dos participantes podem sentir que o exercício não foi útil, e eles podem não querer compartilhar esse sentimento publicamente. Mesmo que essas pessoas se sintam confortáveis falando na frente do grupo, você não quer que seus pareceres negativos deixem uma impressão sobre aqueles que sentiram que o exercício foi útil. Também é uma boa idéia depois de um tempo, talvez uma semana, pedir aos participantes falarem de novo como se sentiram sobre a atividade e se ela ajudou-os a trabalhar melhor em equipe. Guarde estas informações para que na próxima vez que você fizer exercícios para trabalho em equipe, você possa recordar a eficácia da atividade. Você pode também destacar os resultados positivos do exercício em uma newsletter da empresa como um encorajamento a mais.
  6. Recursos adicionais:
•    Teambuilding, Inc.: Um exemplo de site que possui muitos recursos, de exercícios gratuitos até livros sobre exercícios para trabalho em equipe, como fazer uma newsletter sobre trabalho em equipe e muito mais.

•    Adventure Associates: Um exemplo de empresa que desenvolve exercícios para trabalho em equipe em grande escala e altamente envolventes para grandes empresas e organizações.

•    Amazon.com: Busque por "trabalho em equipe", uma quase interminável lista de livros recheados com todos os tipos de exercícios para trabalho em equipe.

A coisa mais importante a se lembrar quando realizar exercícios para trabalho em equipe é não gastar o tempo tentando forçar um grupo de pessoas a fazer um exercício que não faz sentido ou que não seja aplicável. Se você estiver bem preparado com uma atividade adequada para o seu tipo de equipe e um objetivo realista para cumprir (que você deixe claramente explicado aos membros da equipe), então o exercício que você fizer é quase irrelevante.