Como escrever uma descrição de trabalho

Você ficaria surpreso com a diferença que uma descrição de trabalho segura pode fazer! Escrever uma boa descrição de funções é fundamental para ajudar um empregado a fazer o seu trabalho, ou dar o seu melhor. Criar claramente descrições definidas para todos os cargos na sua empresa também pode ajudar a identificar possíveis áreas de fraqueza em sua empresa.

Escrever uma boa descrição de funções não é um grande desafio - mas é importante, e é uma boa idéia atualizar as descrições das funções quando elas mudam com a natureza mutante do seu negócio. Você pode saber o quanto, descrições precisas de cargos efetivos benefíciam sua empresa através das classes de business online, basta clicar aqui e você vai saber como se inscrever em uma universidade ou escola de business on-line!

Descrições de trabalho são úteis de ter na mão durante as entrevistas, e elas devem estar sempre ligadas aos manuais de funcionários, para que os funcionários tenham uma idéia clara sobre o que é esperado deles. Você também pode encontrar descrições úteis durante as revisões periódicas, pois elas podem ser usadas para estabelecer uma referência de comparação e um trampolim para a discussão. Como gerente, uma descrição de trabalho detalhada para cada posição que seja relatada a você é apenas um aspecto para para ser eficaz. Para obter informações detalhadas que podem ajudá-lo a tornar-se um gerente muito mais eficaz e eficiente, eu recomendo pegar uma cópia de Overworked Manager's Rescue Package. (Pacote de Resgate do Gerente Sobrecarregado). Para escrever uma descrição do trabalho segura:

  • Converse com a pessoa que faz o trabalho. Se possível, converse com a pessoa que  está fazendo o trabalho. Peça-lhe uma lista de tarefas regularmente realizadas no âmbito da  função. Você também deve consultar o supervisor do funcionário, se aplicável, e certificar-se de perguntar sobre o que não é parte do trabalho na visão do trabalhador.

    Você pode achar útil simplesmente pedir ao empregado para escrever uma breve descrição da função, você pode usar isso como ponto de partida para a sua própria descrição formal do posto de trabalho.

  • Pense no que você espera de uma pessoa em serviço no posto que você está tentando descrever. Mesmo depois de conseguir alguém para falar sobre o que faz no trabalho, você provavelmente tem algumas próprias idéias. Anote uma lista de coisas que associamos com a posição e, se tiver recebido uma descrição de função do empregado ativamente na posição, compare as suas ideias dele com as suas próprias.

    Quando tiver a lista de tarefas, pense em tudo que alguém nessa posição pode ser solicitado a fazer. Você também pode fazer uma lista de coisas que estão fora das funções dessa posição na empresa.

  • Organize suas idéias pela importância. Obviamente, nem todas as tarefas são de igual importância. Você deve ser capaz de chegar a 3-6 coisas que são cruciais, se você está escrevendo uma descrição do trabalho de uma secretária, por exemplo, você pode incluir telefones de atendimento, preparação de correspondência empresarial, fazer cópias, e ajudar os visitantes de seu negócio na lista de tarefas cruciais relacionadas ao trabalho.

    Divida a sua lista em tarefas que são parte integrante, tarefas que são comumente realizadas e tarefas acessórias. Se o trabalhador já na posição escreveu uma descrição do trabalho ou lista de tarefas, você pode perguntar-lhe e anotar quais tarefas são mais importantes ou mais frequentemente realizadas.

  • Escreva a descrição real do trabalho. Com suas listas organizadas, deve ser o mais fácil. Você ceve manter a breve descrição do trabalho, de modo a não ser damasiada, mas também precisa. Alguns empregos exigem descrições mais detalhadas do que outros, mas uma descrição de trabalho deve, idealmente, nunca ultrapassar uma página. Algumas posições podem exigir apenas uma breve explicação, uma funcionária de uma loja de sorvete, por exemplo, tem um trabalho muito menos complexo do que o chefe de recursos humanos.


    Se existem questões jurídicas específicas associadas com o trabalho, certifique-se de as enumerar, em uma descrição do trabalho; uma uma descrição completa dos direitos legais do empregado e suas responsabilidades, deve ser encontrada no manual do funcionário.

  • Mantenha suas descrições de trabalho atualizadas. Mantenha todos os postos de trabalho de sua empresa em um único local, facilitando atualizá-los rapidamente. Quando um funcionário deixar a empresa, peça-lhe para rever a versão mais recente de sua descrição de trabalho como parte da entrevista de saída, para ver se existem alterações que devam ser feitas. Durante a entrevista de saída, também não se esqueça de perguntar se havia alguma coisa na posição que o empregado desejou que fosse mais clara quando começou.


Uma boa descrição de trabalho faz com que os funcionários se sintam mais confiantes e seguros, e também pode esclarecer a função de alguém em um escritório. Certifique-se que todos os empregados têm descrições das funções atuais, e que os supervisores têm cópias das descrições dos cargos para as pessoas que dirigem, de forma que eles entendam o que você está esperando de todos seus empregados. Você pode obter dicas sobre como escrever e implementar planos de negócios com um bom curso de gerenciamento on-line: business management.