Como dar um treinamento de assédio sexual para funcionários

O assédio sexual é um problema potencial para as empresas de todos os tamanhos. E, quando a reclamação for apresentada, a investigação, o processo e acordo pode custar milhares de dólares à sua empresa.

Em vez de aguardar até que a reclamação seja feita (ou pior ainda, fazer uma abordagem "Isso não pode acontecer aqui"), tome uma atitude proativa, criando um programa efetivo de conscientização e prevenção.

Aqui estão os passos básicos que você precisa dar. O tamanho ou natureza de seu negócio pode exigir considerações adicionais.

  • Familiarize-se com as leis federais e estaduais que regem o assédio sexual na região da sua empresa. Entenda a definição, políticas e soluções oferecidas pela lei. Tenha certeza de que você está totalmente esclarecido sobre as definições de assédio.
  • Se você ainda não tiver feito isso, desenvolva uma política de assédio sexual por escrito para sua empresa. Verifique com o advogado da empresa para certificar-se que a sua política é legal, e está claramente afirmada. Inclua-a no manual do trabalhador e poste informações sobre a política em torno da sua empresa. A maioria das empresas já são obrigadas a manter cartazes de legislação trabalhista, etc, então coloque as políticas específicas da sua empresa na mesma área.
  • Crie uma lista dos potenciais riscos para o seu negócio específico. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas de varejo, poderia haver riscos de assédio de empregado com empregado, assédio de gerente com empregado, assédio de cliente com empregado, assédio de fornecedor com empregado, etc.
  • Faça um brainstorm de um conjunto de cenários nos quais o assédio sexual poderia ocorrer em seu negócio. Lembre-se que assédio sexual não se limita aos homens assediando mulheres. Pode também ser mulher assediando os homens, assédio sexual de mesmo gênero, ou assédio de grupo. Tente identificar onde o maior risco de configurações / situações podem ocorrer na sua empresa.
  • Desenvolva uma maneira de educar os seus trabalhadores sobre os riscos, os procedimentos para tratar o assédio e as penalidades dentro de sua região e pela sua empresa. Desempenhar um papel é uma boa ferramenta para usar para ilustrar as várias formas de assédio sexual. Lembre-se de incluir uma variedade de "casais" nas suas manifestações teatrais, incluindo assédio de mesmo sexo e de grupo. Existem excelentes livros e outros materiais disponíveis para ajudá-lo a criar um bom programa de treinamento.
  • Agende uma sessão de treinamento para os seus colaboradores. Você pode desejar fazê-lo em pequenos grupos, se você tiver um grande número de empregados. Um tema como o assédio sexual gera maior interação e um maior nível de eficácia se entregue em um grupo pequeno, como um trabalho de equipe, e não como um grande evento da empresa. Distribua cópias da política, no início da reunião, mesmo que a política esteve em vigor durante algum tempo.
  • Monitore a reação da platéia durante o treinamento. Se a resposta for desinteresse ou, se os trabalhadores caçoam dos conceitos, você pode notar alguns padrões ou tendências. Por exemplo, se o departamento de entregas está rindo e fazendo comentários, talvez você queira agendar uma sessão de feedback para essa parte da empresa para descobrir por que eles sentiram que o material era engraçado ou irrelevante.
  • Receba comentários anônimos do máximo de funcionários possível. Pergunte:
    • Qual a sua opinião sobre o treinamento
    • Como eles definem o assédio sexual
    • Se eles já sofreram ou sofrem assédio sexual dentro de sua empresa (e em caso afirmativo, quais e quando?)
    No final do questionário, incentive os trabalhadores a relatar quaisquer exemplos que eles verem.


Use os comentários e os relatórios para refinar o seu treinamento. Adapte o treinamento futuro para refletir as preocupações e necessidades.

O assédio sexual pode destruir a moral e a produtividade em uma empresa. Faça sua empresa à prova de assédio com uma política sólida, bom treinamento e um compromisso de tornar o seu negócio seguro para todos os funcionários.