Como boas-vindas a um novo funcionário

Na maior parte das vezes, nós não damos muita importância aos funcionários que chegam nos nossos escritórios pela primeira vez. Nós damos um sorriso distante, dizemos “bem-vindo” e, em seguida, esperamos que eles descubram tudo por conta própria. Nós esquecemos que estabelecemos uma cultura no escritório que pode simplesmente ser avassaladora para muitos dos novatos que se juntam a nós.

Há três aspectos a considerar: o trabalho a ser feito, a cultura no escritório, e nosso compromisso como seres humanos para chegar aos recém-chegados e fazer com que se sintam bem-vindos. Aqui estão algumas etapas para garantir que eles vão se sentir bem-vindos ao seu escritório:

  • Faça um anúncio. Esta operação pode ser feita no quadro de avisos ou uma comunicação interna do escritório informando aos empregados sobre o novo funcionário e o trabalho que esta pessoa vai ter no escritório. Se o escritório tem um grande número de empregados, então informe, pelo menos, àqueles dentro do departamento em que a pessoa vai entrar.
  • Peça a uma das recepcionistas para receber o novo empregado. As pessoas da recepção normalmente são agradáveis, já que se espera isso do seu trabalho. Isto inclui levar o novo empregado em um tour de familiarização do escritório e apresente-o para os demais empregados que estão por ali à medida que eles andam pelo escritório - não necessariamente todos, pois isto também pode ser um pouco demais. Isso também implica apresentar o novo funcionário ao CEO e passar a pessoa para o supervisor imediato.
  • Peça ao seu CEO para ter tempo para o novo empregado. Em uma pequena organização, um encontro de cinco minutos com o CEO, o presidente do conselho, seria uma experiência positiva e que diz ao novo empregado o valor que a organização dá a cada pessoa. Em uma grande organização, o chefe do departamento seria suficiente.
  • Oriente a pessoa sobre o trabalho a ser feito. O supervisor imediato deste novo empregado será a melhor pessoa para mostrar como o trabalho deve ser feito, como ele está ligado ao trabalho de outras pessoas no departamento, quais são os padrões de desempenho esperado dos empregados na organização, e quais os procedimentos seguidos no escritório para tarefas rotineiras como impressão, entrega, telefonemas e outros.
  • Dê informação suficiente ao novo empregado para que ele consiga sobreviver ao primeiro dia. O resto pode ser aprendido com os manuais. Se não houver nenhum manual, ao supervisor imediato pode agendar um horário a cada dia na primeira semana para continuar a orientação. Uma pessoa só pode absorver uma certa quantidade num certa momento, e a agenda permitirá que o supervisor possa ter uma noção de como o empregado está se adaptando ao trabalho e ao ambiente do escritório.
  • Dê tempo para a pessoa a absorver a novidade do emprego e do escritório. Às vezes, pode ser esmagador quando tantos colegas de escritório conversam com um novo empregado, enquanto que tudo o que ele quer é simplesmente começar a trabalhar.
  • Seja extra-sensível às novas necessidades do empregado na primeira semana. Ao mesmo tempo em que você dá espaço para a pessoa começar, fique de olho quando ele parecer perdido e precisar de alguma ajuda. Muitas vezes, ele pode estar envergonhado de perguntar, então quando você ver uma situação assim, ofereça a sua ajuda.
  • Fale com o novo empregado durante o almoço ou coffee breaks. Com que freqüência você vê novos empregados comendo sozinhos? Ninguém realmente importa. "Em nosso escritório, nós nos importamos." Esta é a mensagem que você deve passar.
  • Esteja preparado para ouvir. Esteja lá para responder às perguntas do novo funcionário ou escute quando ele precisar apenas de processar a experiência.
  • Caminhe ao redor do escritório com ele e o apresente para os seus amigos como alguém que você valoriza.


À medida que cada empregado tenta fazer isso, os novos funcionários irão achar mais fácil chegar ao seu trabalho e em breve irão fazer o mesmo para os outros novos colaboradores. Depois, a transição não será mais difícil, mas vai ser até divertida. E adivinhe? Você provavelmente vai fazer alguns novos amigos também!