Como avaliar a pureza do ouro

Diz-se que mais de 40% dos produtos do ouro no mundo é comprado pelos indianos! O ouro é considerado como uma mercadoria, e não um produto. Os índianos culturalmente têm fascínio por usarem essas belas jóias de ouro com ornamentos visível em cada parte do seu corpo desde os nossos tempos antigos.

Para os hindus, as jóias estão associadas à maioria das cerimônias religiosas, especialmente o samaskaras (fases da vida), como o namkarna (cerimônia de batizado) ou o vivaha (casamento). Para indicar o estado civil, as mulheres hindus devem usar os mangala sutra ou a thali, que consistem em pingentes de chaves de ouro em uma certa combinação com outras pérolas. Tradicionalmente, um ourives fura orelha de uma criança com um alfinete de ouro doze dias após ter nascido. A variedade dos nossos ornamentos ostenta o testemunho da excelente qualificação dos joalheiros na Índia.

Você pode concluir que a demanda por ouro na Índia não está puramente relacionada ao preço. Mas está relacionada à prosperidade - ou seja, jóias servem como um marcador deidentidade e a prosperidade é geralmente acompanhada com a compra de mais ouro.

  1. Propriedades do Ouro. Você pode se perguntar por que este metal macio é muito maleável e resistente à corrosão e geralmente não causa reações na pele para a grande maioria das pessoas. Em qualquer livro de química você pode entender que o ouro tem o ponto de fusão a 1064 graus celsius e o ponto de ebulição em 2808 graus celsius. Como o ouro é muito mole, os joalheiros misturam de cobre, prata, níquel e paládio para endurecê-lo. O ouro que você vê nas suas jóias é na verdade liga de ouro. A liga, apropriada para a fabricação de jóias, irá influenciar a cor final do ouro - níquel iria produzir um tom mais branco do que ocobre, e este irá produzir um metal amarelo.
  2. Quilate e Pureza. Agora vamos tentar compreender alguns fatos interessantes sobre o metal, que todos nós prezamos tanto. A pureza do ouro é medida em quilates. O termo Quilate foi usado centenas de anos atrás no Oriente Médio. A Quilatagem é um fator importante na compra de jóias de ouro, uma vez que indica o quão puro o metal é. O Quilate (K) te diz quantas peças de ouro e de quantas peças de outros metais estão na liga de ouro. O padrão das jóias especifica as normas de referência para o ouro para averiguar a sua pureza ou seja, partes por mil. Por exemplo, o seu ouro 24 quilates é considerado como sendo 999,999 partes por mil. Um quilate é uma parte de 24, ou 41,66 partes de um milhar. Agora você pode compreender o fundamento de que nunca pode haver uma total e absoluta pureza do ouro. Seu ouro de 22 quilates é 22/24th (ouro é 916,000 partes por mil e outros metais têm 84 partes). Seu ouro 18 quilates é 18/24 (ouro é de 750 partes por mil e outros metais têm 250 peças). Da mesma forma o seu ouro de 14 quilates é 14/24th ou 585,000 partes por mil e outros metais têm 415 partes. Seu 9 quilates tem esta relação: 9/24th (são 375,000 partes de ouro por mil e outros metais têm 625 partes). Este sistema de cálculo dá apenas o peso de ouro puro contido em uma liga.
  3. Kits de Testes com Ácidos e Kits de Testes Eletrônicos. Você mesmo pode testar a pureza do ouro com os equipamentos corretos. As soluções ácidas são marcadas com diferentes dosagens de Quilates de ouro, normalmente 22K, 18K e 14K. Uma pedra de toque é uma lâmina de vidro preto fosco ou similar. O que você precisa fazer é atravessar a superfície do ouro, usando uma lâmina ou uma lima num lugar imperceptível. Raspe ou corte uma pequena quantia e, em seguida, coloque uma gota de, digamos ácido 9K, diretamente sobre o corte. Se não houver reação, então é no mínimo, 9K. Use o próximo mais alto (digamos que seja açido 14K). Se não houver reação, tente ácido 18K. Nenhuma reação? Então você sabe que é no mínimo um ouro 18K. Se houver alguma reação, digamos que o corte fique marrom, o ouro é menor do que a força do ácido. Continue aplicando ácidos mais fracos até não haver nenhuma reação. Tenha em mente, porém, que qualquer teste de ouro com produtos químicos irá significar a perda de uma pequena quantidade de ouro. Testes eletrônicos agora estão se tornando populares e testadores eletrônicos podem ser encontrados com um pouco de pesquisa e investigação, e de dinheiro.
  4. Cunho do Ouro. Agora, deixe-me falar sobre o cunho do ouro. O que é o cunho? O cunho é uma certificação de pureza dos artigos de ouro, de acordo com especificações do padrão indiano. Índia Bureau of Indian Standard (BIS) foi nomeada a única agência no país para cunhar jóias de ouro, dentro da Lei BIS, 1986. BIS é principalmente empenhado na preparação e na promoção de padrões de qualidade e funcionamento de diferentes sistemas de certificação. Talvez você tenha notado um selo cunhado em jóias e ornamentos de ouro nas joalherias. Se você nunca reparou, pelo menos a partir de agora, certifique-se de ter essa marca em suas jóias. O cunho compreende cinco elementos.
    • Marca do BIS
    • número de quilates (o que corresponde à quilatagem determinada)
    • Marca da empresa que faz o cunho
    • Marca da joalheria
    • Ano de marcação denotado por um código alfabético e decidido pelo BIS (por exemplo, código letra 'A' foi aprovado pelo BIS para o ano de 2000, 'B' sendo usado para o ano 2001 e "C" para 2002).
A marcação é feita utilizando perfurações ou máquina de marcação à laser. Sua finalidade é a salvaguarda do consumidor. O significado desta marca é que o avaliador (um órgão independente - escritório de avaliação) garanta jurídicamente os padrões de pureza e quilatagem. Essa marca é aplicável tanto para a compra quanto para venda de jóias e ornamentos.