Como medir o tamanho do seu sutiã

Mais de três quartos de todas as mulheres não usam um tamanho correto de sutiã. Se você ganhou ou perdeu peso, teve um bebê ou apenas ficou mais velho, há uma boa chance do tamanho de seu sutiã ter mudado ao longo dos anos. É uma boa idéia conseguir uma medida profissional toda vez que você tiver uma mudança drástica em seu corpo. Se não tiver a certeza de qual o tamanho que você está, siga estas etapas e você poderá medir o tamanho de seu sutiã.

Materiais:
Fita métrica flexível
Espelho
Gráfico de conversão (disponível em lojas de lingerie ou sites)

  1. Retire seu sutiã. Ele provavelmente não serve de qualquer jeito. Medições baseadas no tamanho de seu sutiã mal ajustado pode dar-lhe uma má medida.
  2. Utilize a fita métrica para medir sua busto. Enrole a fita métrica em torno do seu corpo diretamente em seu peito. Faça isso com um espelho, para que você possa ter certeza de que a fita esteja em torno de seu corpo na mesma altura. Se a fita métrica ficar baixa, você terá um número de banda muito grande e se ficar muito elevada ou apertada em torno do seu corpo, você pode ter um tamanho muito pequeno. Este número é por onde começar com sua medida de busto. Por exemplo, se você mede 36", tente um sutiã de busto 36.
  3. Faça uma segunda medição em torno de seu busto. Este é o passo que gera a maior diferença entre  medir em casa e com um profissional adequado. Poucas mulheres medem na marca exata então pode haver alguma variação. Ao medir em casa, pegue a segunda medição e subtraia o primeiro número. Se seu resultado for 1”, então o tamanho de sua taça é A, se 2" é um B, se 3" um C e assim por diante. Há uma década atrás era comum para fabricantes de sutiã acrescentar quatro ou cinco centímetros à medida para determinar o tamanho de banda. Então, se você é for um 36", eles encaixariam você em um sutiã 40" ou  41". Esta já não é uma medição exata para a maioria das mulheres. Quando você compra um sutiã com o tamanho correto de banda ele deve ficar encaixado sem folga em torno de sua caixa torácica. Sutiãs  esticam com o uso e lavagem, então quando seu sutiã esticar você deve apertar mais a alça. É por isso que você deve colocar o sutiã no começo da alça quando comprá-lo.
  4. Consulte as variações da tabela de conversão. As medidas de sutiã não são as mesmas em todo o mundo. Comece com o seu tamanho básico (este é o formato de medição americano). Ao fazer compras on-line ou em alguma loja especializada, você vai encontrar tamanhos europeus. Use a tabela de conversão para encontrar o tamanho correto. Tenha em mente que os fabricantes de sutiã não são iguais. Então, se você medir um 36B, isso não significa que você irá caber em todos os 36B. Você deve sempre experimentar o sutiã.
  5. Consiga uma ajuda profissional se puder. Vá para sua loja de lingerie ou uma grande loja de departamentos para uma medição rigorosa. Se você não se encaixar em um tamanho exatamente, uma boa loja de lingerie pode ajudar com alterações de modo a encontrar o ajuste perfeito.
Não gaste seu tempo puxando alças ou ficando desconfortável. Mostre seu corpo com um bom ajuste. Depois de conseguir um bom sutiã você vai notar duas coisas - seu peito ficará levantado (o que te fará parecer mais magra) e sua postura será melhor (porque você não irá mais ficar encolhida por causa de alças muito curtas de sutiã tentando levantar seu peito). Encontre o tamanho correto de seu sutiã e você não ficará apenas confortável, vai ficar confiante.