Como estampar um pequeno número de camisetas você mesmo

Ok, então, por que você deveria aceitar meus conselhos?

Bem, deixe-me começar por apresentar-me, meu nome é CHANTELLE e eu comecei uma empresa de camisetas chamada Wear Me Naked, há três anos.Somos especializados em camisetas pintadas a mão, estampadas a mão, bordadas a mão e gravadas com serigrafia. Além de fazermos um bom trabalho manual em nossas camisetas, ao contrário de termos máquinas imprimindo camisetas para nós, nós contratamos artistas para ocupar o lugar delas (das máquinas!). Nós realmente criamos peças tão sofisticadas e bem elaboradas quanto é possível para uma camiseta. Quando eu comecei em 2004 eu usava principalmente estampas, com o tempo fomos passando para outros métodos, também.

Chega de falar sobre Wear Me Naked, e quanto a você? Você, sentado aí sozinho com um desenho de três cores e um sonho. Um sonho de imprimir até umas 8 camisetas sem ter que colocar suas coisas à venda em Craigslist para fazê-lo. Tem algumas cotações de algumas empresas gráficas de serigrafia, mas você tem que pagar uma taxa pela confecção da tela, e você terá que pagar uma taxa por cor, e como você quer apenas 8 camisetas, cada uma custará uma boa quantia, já que você não vai comprar em grande quantidade. Você pensou que talvez poderia tentar serigrafar as camisetas você mesmo, mas não tem a experiência ou o equipamento para ter êxito.

Durante meus anos de início de empreendedorismo, tenho notado que quando se trata de impressão em vestuário, há algo sobre o processo de serigrafia que parece ser muito mais prestigiado do que qualquer outro. As pessoas muitas vezes não cogitam de qualquer outra forma de impressão em vestuário. A serigrafia, definitivamente, é um bom método para imprimir suas camisetas. Especialmente quando há um grande número de camisetas que você deseja decorar. Mas, na minha modesta opinião, se você está imprimindo qualquer coisa abaixo de 12 camisetas, pode querer considerar a opção de estampar o tecido.

A serigrafia foi criada para imprimir em grandes quantidades. A superfície da tela é plana, assim ao invés de pintar sobre uma matriz você simplesmente aplica a tinta uma vez e o seu desenho já está na camiseta. Isto economiza tempo quando você está imprimindo um grande número das camisetas. Uma passada de tinta com um rolo dá melhores resultados do que pintar sobre um molde e aplicá-lo de novo, e de novo, sobre cada uma das peças. Mas quando se trata de pequenas quantidades, a diferença de tempo não é tão importante. É mais rápido fazer um molde do que uma tela de qualquer forma, por isso, se você não estiver imprimindo um grande número de camisetas, está perdendo mais tempo. E se está esperando que mais alguém faça um pedido, você realmente está pagando um monte de dinheiro extra.

Espero ter conseguido explicar por que acredito que você deve usar matrizes quando imprimir um pequeno número de camisetas. Agora, deixe-me explicar como proceder para fazê-lo.

• Escolhendo o tipo de material de que sua matriz deve ser feita, e imprimindo sua imagem neste material.

• Cortando a matriz.

• Reunindo os materiais.

• Preparando sua camiseta para ser impressa.

• Hora de pintar !!!!! he, he, he...

• Levantar a matriz muito cuidadosamente e secar a camiseta.

1. Primeiro Passo: Escolhendo o tipo de material de que sua matriz deve ser feita, e imprimindo sua imagem neste material. Costumo usar cartolina, você também pode usar acetato. O acetato é mais caro, e se você vai encomendar a matriz, ainda vai ter gastos com trabalho externo. Se quiser cortar o acetato você mesmo, também está ótimo. Mas eu vou usar cartolina em meus exemplos, só para ter certeza de que estamos falando da mesma coisa.

Cartolina é ótimo, porque é fino o suficiente para não deixar muitas manchas. Também é bom para cortar, porque ao contrário do cartão você poderá obter linhas mais limpas, o que manterá o seu desenho bonito e claro.

Imprima seu desenho sobre o cartolina, no tamanho que deseja que fique em sua camiseta, ou qualquer tecido que você esteja estampando.

LEMBRE-SE: Se o modelo tiver mais de uma cor, vai exigir mais de um matriz. Faça um matriz para cada cor.

2. Segundo Passo: Cortando a matriz.

Você vai precisar de um estilete para isto. Vai levar algum tempo. Tenha cuidado e atenção, verifique se você está cortando sobre um pedaço de papelão ou algo que sirva para proteger a superfície está na qual está fazendo o corte. Não utilize um estilete se você bebeu, ou se estiver usando qualquer medicação que possa deixar você sonolento.

Usando o estilete, corte todas as áreas através das quais você quer que a tinta passe. Então, remova tudo o que quiser que apareça na sua camiseta. Seja cuidadoso com os padrões circulares e algumas letras, use seu bom senso, se você está cortando um círculo e está fazendo cortes detalhados no meio do círculo, está perdendo seu tempo, porque quando terminar de cortar tudo, isto permanecerá como um círculo vazio. Sendo assim, não inclua muitos detalhes sem antes pensar o conjunto todo. Preste atenção ao que você está cortando.
   
3. Terceiro Passo: Reunindo os materiais.

Você precisará de:

• A sua nova matriz

• Tinta para tecido

• Pincel fino (para retoques)

• Uma toalha ou cobertor velho

• Um pedaço de papelão ou plástico (peça plana de plástico ou cartão para ser posta entre as camadas de sua camiseta)

• Secador de cabelo

• Cabide

• Fita Adesiva

• Tesoura (só para o caso, eu sempre acho que preciso dela para uma coisa ou outra)

• Lencinhos umedecidos (vou explicar mais tarde)

• Esponjas (eu uso as que vêm em bastão. Você também pode usar um rolo de esponja, ou outras esponjas também.

4. Passo Quatro: Preparando sua camiseta para ser impressa.
     
Coloque a sua toalha sobre uma superfície que esteja em uma boa altura para você. Você pode sentar ou ficar em pé, se desejar, o que você preferir. Apensa tenha certeza de que a sua superfície não é muito alta, ou muito baixa. Se você está no chão, tenha cuidado com os joelhos, eu realmente machuquei meu joelho desta maneira, uma vez. Esteja confortável, porque você estará trabalhando por um tempinho. Não torne o trabalho mais difícil do que realmente precisa ser.
     
Coloque a camiseta, ou pedaço de tecido que você está imprimindo, sobre a toalha. Coloque a peça de papelão ou plástico entre as duas camadas de camiseta, tente arranjar uma peça grande se puder para esticar a camiseta o máximo possível. Isso é útil, porque a imagem vai esticar quando alguém estiver vestindo a camiseta, e você não vai querer espaços vazios dentro das linhas do seu desenho quando este se estender. Então, esticá-lo de antemão cria uma paleta mais realista. Uma peça plástica sempre é melhor, porque a tinta vai secar e grudar no papelão, se você não tiver cuidado.
    
Fixe sua matriz sobre a camiseta com uma fita, aonde você vai querer a imagem. Certifique-se que a camiseta está bem e esticada, e de que a  matriz está bem presa pela fita, para não se mover para os lados.

5. Passo cinco: Hora de pintar !!!!!!!!!!!!!!! he, he, he...

Coloque a tinta que vai usar (tinta para tecido, ou tinta de impressão de tela) em um prato de papel ou tampa, e mergulhe a esponja na tinta. Alise a esponja um pouco quase como batom, em um pedaço de papel  ou qualquer outra coisa descartável em que você puder testar. Isto é importante porque você não quer que escorra uma certa porção de tinta sobre a matriz, o que fará a tinta vazar e você terá de fazer mais retoques do que o necessário.

Cuidadosamente aplique tinta com a esponja que você escolheu sobre a matriz nas áreas que você removeu. Deixe secar um pouco, (se você tiver papelão entre as camadas de sua camiseta, não deixe secar completamente ou ele vai ficar preso.) Aplicar tantas camadas quantas você achar necessárias; com tinta espessa não aplique muitas camadas, depois de lavar algumas vezes a imagem da camiseta pode começar a rachar.

Nota! Provavelmente vai ficar tinta em suas mãos. Tenha cuidado quando tocar as áreas da camiseta que você não quer que sejam pintadas. Se um pequeno acidente ocorre, você pode tentar os lencinhos umedecidos. Eles me salvaram em muitas ocasiões. Use os lencinhos umedecidos antes de a tinta secar. Não esfregue, retire a tinta da área que deseja como removeria uma mancha de um tapete caro (só encoste o lencinho, para absorver a tinta como um mata-borrões). A tinta vai se soltar, isto normalmente funciona em cores mais escuras, eu tive alguns milagres em cores claras. Se a tinta não se soltar, talvez você queira acrescentar algo artístico ao desenho de sua camiseta para cobrir o erro; se esta não for uma opção, então você tem que recomeçar, com uma nova camiseta. Não se preocupe, poderia ser pior: você poderia estar pagando os honorários arrepiantes que mencionei há pouco.

6. Passo Seis: Erguer a matriz muito cuidadosamente e secar a camiseta.

É hora de erguer a matriz! TENHA CUIDADO. Se você tem uma peça de plástico na camiseta, deve deixar a imagem secar tanto quanto possível. De qualquer forma, retire a fita das bordas da sua matriz e com levante-a muito cuidado. Retire a peça de plástico ou de papelão de dentro da camiseta. Você verá sua imagem na camiseta, algumas partes podem ter borrado um pouco, ou talvez algumas não ficaram bem impressas como você esperava. É para isto que serve o pincel, para retoques. Adoro esta parte porque então eu realmente pinto a camiseta a mão. Você está pintando uma obra de arte, por assim dizer. Você não consegue que uma máquina dê pinceladas. Eu criei todo um tema para a minha linha de vestuário assim, e alguns retalhos costurados. É bem mais pessoal. Mas esta é a minha visão sobre a situação. Sinta-se livre para criar sua própria opinião sobre o assunto.

Depois de fazer os retoques, está na hora de usar aquele secador de cabelo confiável que eu listei na seção "Coisas que você precisa" deste artigo. Existem outros tipos de secadores que são usados especificamente para secar camisetas. Sinta-se livre para usar esses, mas desde o começo estou o ensinando a poupar dinheiro com o processo de pintura, assim posso também apresentar uma opção simples para secar.

A secagem é importante por alguns motivos. Um deles, o motivo óbvio, você não pode vesti-la antes de secar, ou ela vai sujar; e, dois, o calor do secador de cabelo irá definir a sua imagem. Eu realmente já fiz camisetas em que eu não sequei a imagem, e elas saíram muito bem; mas há esta lenda de que você tem que usar calor para definir a imagem, por isso, só para ter certeza, eu recomendo fazê-lo. Você deve secá-la durante pelo menos dois minutos, colocando o secador o mais próximo possível da imagem, sem tocá-la.

Pendure a camiseta, e deixe ficar por um tempo só para ter certeza de que secou completamente, e você oficialmente terminou. Repita o processo com suas outras matrizes, se o desenho tiver mais de uma cor. Certifique-se de que está alinhando a matriz corretamente com sua imagem. Você só deve cortar e remover das suas matrizes as diferentes partes do desenho que requerem uma cor de tinta diferente.

Algumas dicas finais:

Digamos que você está pintando um maior número de camisetas e a serigrafia é a melhor opção para você. Procure algum local que ofereça um bom curso de serigrafia, por um preço acessível. Procure nos jornais da sua cidade, na Internet (você vai encontrar bastante material - tutoriais, cursos, inclusive gratuito), na páginas amarelas. Veja se as lojas de materiais para serigrafia têm esta informação; talvez você encontre cartazes com anúncios de cursos. Depois de você ter o conhecimento e uma boa experiência com o assunto (ou seja, depois que você aprendeu e já serigrafou muitas peças), considere você oferecer estes cursos, a preços acessíveis (você procurou preços acessíveis uma vez, lembra?).

Se você é um desenhista novo, deve registrar os direitos autorais dos seus desenhos. É muito importante. Algumas empresas de vestuário, cujos nomes não iremos indicar, têm o dinheiro para iniciar uma empresa, mas nenhum dos talentos artísticos para criar os desenhos que apelam às massas. Em vez de pagar-lhe o que você vale, eles vão alterar um pouco o seu design para poderem fazer um dinheirinho rápido (ou um milhão). Não estou dizendo que todas as empresas fazem isto, mas você deve proteger-se tanto quanto possível. Informe-se sobre como fazer: procure na Internet por "direitos autorais" - o Brasil dispõe de ampla e sólida legislação para estes casos, é só você utilizá-la. Você pode realizar os procedimentos necessários por si mesmo, ou contratar um escritório de advocacia. Existem advogados especializados na matéria. Acredite, marcas (inclusive, e principalmente, nomes-fantasia), invenções, direitos autorais (de obras literárias, de peças musicais, de imagens visuais), entre outros, são um assunto da maior importância no mundo empresarial.

• Para alguns de vocês, principiantes, que gostam de levar os cortes com custos um pouco longe demais, os dias dos "Direitos Autorais do Homem Pobre" já se foram há muito tempo. Use um envelope selado para abrir processo contra os advogados ferozes e muito bem pagos de algumas grandes empresas, e eu garanto que você não vai ficar nem um pouco satisfeito com o resultado. Gaste algum dinheiro com isto, se necessário; este procedimento protege você e lhe dá garantias, de verdade, no longo prazo.

Faça fotos de suas camisetas, e coloque-as em seu site. Se não puder pagar um site, crie uma conta na página MySpace ou Facebook. Postar fotos serve como prova, os seus amigos verem seus desenhos são provas. São coisas que podem ajudá-lo se for necessário, se alguém tentar roubar o seu design.


A Criatividade dá um bom dinheiro e dá ao seu desenho aquela delimitação única contra concorrentes que têm o dinheiro para fazer exatamente o que todo mundo está fazendo. Tudo é uma vantagem, dependendo de como você olha.

Espero que isto ajude. Sinta-se livre para compartilhar sua criatividade comigo, também.

Cumprimentos e amor,
CHANTELLE

- Eu comecei minha empresa do nada. Então, sou uma grande defensora de promover métodos de custo efetivo e criativos, para se ir adiante sem ter de pagar muito dinheiro. WEAR ME NAKED é, e muito, o produto dos métodos inventivos e não usuais que fui criando, para conseguir colocar minha empresa em funcionamento gastando pouco dinheiro. Eu inventivo você a fazer o mesmo.