Como usar um bidê

O bidê é uma opção sanitária utilizada principalmente nos países europeus para manter as áreas íntimas limpas depois de usar o banheiro. Se você nunca viu ou usou um bidê, a idéia pode parecer estranha. No entanto, uma vez que você aprenda a usar um bidê, você pode simplesmente preferi-lo ao antigo papel higiênico. Siga estes passos para utilizar um bidê.

  • Use o banheiro. Faça a suas necessidades normalmente no vaso sanitário. Na primeira utilização de um bidê, é melhor usar também papel higiênico até pegar o jeito de lavagem com bidê.
  • Localize os controles do bidê. Antes de se posicionar acima do bidê, ajuda saber onde estão os controles das torneiras. Talvez seja necessário ajustar rapidamente a temperatura ou a força da água, os controles devem estar em fácil acesso.
  • Situe-se no bidê. A maneira mais simples de usar um bidê é ficar em cima do vaso, enquanto usa os controles. Isso pode ser difícil, se você está vestindo calças, no entanto, você deve praticar antes de ligar a água. Você também pode ficar em cima do bidê de costas voltadas para os controles, mas não se esqueça que você deve alcançar os comandos ou você pode acabar com as calças encharcadas.
  • Abra a água lentamente para testar. Existem algumas coisas para estar ciente quando ligar a água. Primeiro, se houver temperatura ajustável você pode querer ligar a quente depois a fria. Você deve ser cuidadoso para por água morna e não muito quente, ou muito fria, ou você pode ter uma lavagem desconfortável. Você também deve ser cuidadoso com a pressão da água. O bidê pode colocar muita pressão, e prejudicar partes sensíveis. Você pode fazer um teste antes de ficar em cima do bidê para que possa determinar a força da água. Um teste pode também ser necessário se você não tiver certeza de onde a água sairá. O jato deve estar visível, mas se você não pode vê-lo, ou a posição do fluxo de água, então, vá abrindo lentamente a água para testar, isso o salvará de um acidente.
  • Sente-se no bidê. Você pode ficar acima da borda ou sentar diretamente sobre ela, dependendo da sua preferência. Mude sua posição para que seu corpo fique em contato com o fluxo de água e você possa lavar a áreas intimas.
  • Seque sua pele. O bidê terá um secador incorporado, ou haverá papel higiênico à mão. Use-o para secar a pele lavada. Depois de seco, você pode colocar suas roupas em ordem novamente.
  • Lave o bidê. Depois de vestido, execute os jatos no bidé novamente para lavá-lo e mantê-lo limpo.
  • Finalize lavando as mãos. Como qualquer ida o banheiro, a sua empreitada não estará completa até que você lave as mãos com água e sabão.


Usar um bidê parece intimidante e toma um pouco de tempo, mas se você criar o hábito você pode se sentir mais limpo e refrescado do que nunca.