Como usar o mel para manter a pele saudável

O mel puro tem sido utilizado para fins medicinais durante séculos. Potes de mel foram encontrados em túmulos egípcios antigos - com mel que estava estragado! Antes dos antibióticos serem introduzidos na década de 1930, o mel era usado para muitos tipos de males. O mel está agora vivendo um crescimento em uso tópico - tanto por causa de suas propriedades anti-sépticas como produto natural para cuidados com a pele . Siga estes passos simples para ter um tratamento de beleza doce e fácil!

  1. Sempre use mel puro. Muitas das propriedades terapêuticas encontradas no mel são destruídas pelo calor intenso ou pela pasteurização. Você deve dispensar os méis comerciais e comprar mel puro ou não aquecido. Procure em lojas de alimentos saudáveis ou orgânicos.
  2. Use o mel como um anti-séptico suave. Quando o mel puro é misturado com água, produz peróxido de hidrogênio. Isto é devido a uma das enzimas encontradas no mel puro. O peróxido de hidrogênio é um anti-séptico suave e pode ser usado em cortes e abrasões.
  3. Promova o crescimento de novos tecidos com o mel. Antes da pasteurização, o mel contém pólen, própolis e outros componentes que estimulam o crescimento de pele nova.
  4. Esfolie com mel. O mel contém ácidos alfa hidróxi leves, como o ácido glucónico. Estes ácidos são muito seguros para uso na pele e podem soltar as células mortas da pele, tornando mais fácil se livrar dessa camada morta. Estes ácidos são também capazes de aumentar a elasticidade e o equilíbrio da pele oleosa, estimular a produção de colágeno, e minimizar linhas e rugas, tornando você mais jovem.
  5. Ajude sua pele a manter a hidratação. O mel contém aminoácidos que ajudam a pele a reter sua hidratação essencial. Além disso, o teor de açúcar no mel faz com que seja uma excelente hidratante. Então, aplique uma máscara de mel todos os dias para hidratação!
  6. Reduza os radicais livres com mel. Devido aos seus muitos antioxidantes, o mel limpa os radicais livres. O mel pode reverter os danos causados à pele por esses radicais livres, e não deixa sua pele seca, como fazem muitos sabonetes.
Agora que você entendeu a natureza doce do mel, vai comprar um jarro dele: o mel pode ser parte de sua rotina de cuidados da pele. Lembre-se, compre mel puro e não-pasteurizado... e não se esqueça de agradecer as abelhas!