Como tratar uma unha encravada no dedo do pé

Uma unha encravada é quando a unha começa a crescer no leito ungueal. Isto acontece com mais freqüência nos dedos do pé, e são geralmente encontradas no dedão. Pode ser que a unha cresça em um ou em ambos os lados da lâmina ungueal. É algo que provoca desconforto, inchaço, vermelhidão, infecção, e muitas vezes dor. A detecção precoce e o tratamento fazem uma enorme diferença quando se lida com este problema. Logo que se detecte qualquer dor, desconforto, sensibilidade ou vermelhidão, será uma boa idéia começar o tratamento, para evitar graves problemas mais tarde. Autotratamento apenas será uma boa opção se você começá-lo cedo. Se o seu dedo do pé está inteiramente vermelho, ou há sangramento ou dor extrema, que você deve ver um podologista ou podiatra. A meta do autotratamento é manter as unhas aliviadas, e ao mesmo tempo evitar ou eliminar a infecção. À medida que a unha cresce então ela pode ser cortada adequadamente para evitar o problema. Nunca tente desencravar uma unha do dedo do pé; isto pode ser doloroso, e também perigoso.

  1. Lavar os pés pelo menos uma vez por dia. Alguns dados estatísticos sugerem que a maioria das pessoas, na verdade, não lava os pés. Muitos pensam que os seus pés se limpam o suficiente no chuveiro, com o sabonete que escorre do corpo. Isto não é verdade, e a infecção é o maior perigo quando se lida com unhas do pé encravadas. Tenha tempo para se sentar na beira da banheira e lavar os pés. Usar um sabonete antibacteriano pode ajudar. O sabão que você usa normalmente para as mãos vai servir bem para isso. Enxágüe completamente quando terminar.
  2. Ponha os pés de molho. Por os pés de molho na realidade alivia as unhas, e pode ajudar no combate a infecção. A água deve ser quente a ponto de você poder tocá-la, e adicione uma chávena de sais de Epsom nela. Ponha o pé com o problema de molho cerca de 20 minutos. Seque cuidadosamente quando terminar.
  3. Passe pomada antibacteriana (disponível sem receita médica) na área do dedão. Isto irá ajudar a matar qualquer infecção que possa estar ali, assim como prevenir infecções futuras.
  4. Cubra o dedo com gaze. Você deve cobrir o dedo com uma gaze para manter a as bactérias fora. Uma grande opção é um Band-Aid curativo adesivo para juntas e dedos. Se seu dedo do pé não se adapta a qualquer coisa, estes curativos proporcionam uma boa forma, por se enrolarem em torno do dedo.
    Nunca use spray ou bandagens líquidas para unhas do pé encravadas. Isso pode causar uma infecção que você terá de furar, porque elas não serão capazes de infiltrar-se. Se tiver utilizado um destes produtos, remova-o em seguida, usando álcool.
  5. Combata a infecção.  É uma boa idéia combater a infecção. Você pode fazê-lo, despejando peróxido sobre o dedo do pé, para matar as bactérias, ou passando iodo ou Betadine  para matar as bactérias, e impedir que novas bactérias sejam capazes de viver na superfície.
  6. Dê aos pés um tempo extra de ventilação. Embora os sapatos sejam bons para proteger os nossos pés de danos, eles também tornam mais difícil para os pés ventilarem, e às vezes eles precisam. Tente usar sapatos abertos (como sandálias de borracha, chinelos, ou sandálias) e ande descalço um pouco, para dar tempo de secar os pés (o que ajuda a evitar infecção). Mesmo com uma bandagem, seu dedo irá obter mais ar desta maneira.
  7. Corte a unha do dedo do pé. Uma vez que a unha do seu dedo do pé tenha crescido fora da borda de pele, corte-a reta com cuidado seguindo a linha. A unha do dedo do pé não deve ser curta ou arredondada. Existe também uma idéia de que as unhas devem ser cortadas em forma de V, para impedir que isto aconteça, o que é falso, e pode realmente elevar o risco de agravamento das unhas do pé encravadas.
  8. Vá a um um podologista ou podiatra.  Não é necessário para todos ir a um podologista ou podiatra. No entanto, se o seu caso está piorando ao invés de melhorando, você está com dor extrema, está sangrando, ou a área ao redor de sua unha está muito vermelha, então é uma boa idéia ir a um podologista ou podiatra. Ele ou ela provavelmente irá examinar as unhas, para cuidar do problema, e dar-lhe algumas sugestões sobre como se prevenir no futuro. Casos graves podem também requerer cirurgia.
Cuidar dos pés é importante. No momento que você vir sinais de unha encravada num dedo do pé, então, empenhe-se para melhorar. Se você se cuidar, poderá ter seus dedos melhores em alguns dias. É sempre uma boa idéia continuar a manter seus pés limpos, e empenhar-se na prevenção de unhas encravadas. Mas, não precisa manter este regime, uma vez o problema pareça ter desaparecido. Você pode ter os sintomas novamente. Quando surgirem, recomece tudo, e impeça que se torne um problema real.