Como ter cabelos compridos

Cabelo comprido é um luxo que muitos homens e mulheres desejam ter. Ainda que muitos queiram, nem todos compreendem que ter cabelos longos é um exercício, não um capricho. Seguindo os passos abaixo, seus cabelos crescerão tão saudáveis que até desconhecidos vão elogiar.

  1. Ajuste suas expectativas. Nem todos podem ter os cabelos lindos e compridos até o joelho. Algumas pessoas só podem ter os cabelos até a cintura (isso é comum), alguns só até os seus ombros, e algumas até mais curto do que isso (é raro). Seja qual for a sua capacidade de crescimento de cabelos, não fique chateado se ele não crescer tanto quanto você gostaria. Existem vários ótimos estilos de penteados para todos os comprimentos de cabelo, que ficarão lindos e te farão se sentir bem consigo mesma.Mesmo que seu cabelo é do tipo que vai crescer muito, lembre-se - o cabelo só cresce cerca de 15 centímetros por ano. Não espere muito mais do que isso.
  2. Avalie o seu tipo de cabelo. É frágil? Fino? Muito grosso e encaracolado? Você vai ter que considerar o seu tipo de cabelo enquanto ele cresce. Seja muito, muito cuidado com os cabelos quebradiços e muito espessos. Se o cabelo for muito espesso, considere afiná-lo.
  3. Corte todos os cabelos mortos e danificados primeiro. Cabelo é material morto e não pode ser renovado ou rejuvenescido, só pode ser lavado e colocado óleo. Para se orgulhar do seu cabelo e realmente fazer progressos, você precisa se livrar de tudo o que não vai crescer. Encontre um profissional que possa avaliar seu cabelo e aparar (ou cortar!) todas as pontas duplas, e cabelos não saudáveis que você não pretende levar com você durante o crescimento. Além disso, se você quiser que o seu longo cabelo tenha um comprimento,você pode querer que cresçam camadas neste ponto. Certifique-se de encontrar um estilista que irá aparar as suas pontas sem te pressionar para cortar o cabelo. Cabeleireiros só ganham dinheiro quando você corta, pinta e arruma o cabelo. Alguns estilistas, quando souberem que você está fazendo o seu cabelo crescer, não irão te apoiar e tentarão te colocar de volta na sua velha rotina. Se isso acontecer com você, vá a um cabeleireiro diferente para ajudá-lo a trabalhar com o seu cabelo e incentivar o crescimento.
  4. Começe a escovar o cabelo o mínimo possível. É óbvio que você ainda quer escovar o cabelo, principalmente quando ele começa a embaraçar os fios, mas aprender a fazê-lo com cuidado. Se você tem que escovar, use uma escova com cerdas varão. Se você pode fazer isso, use um pente com dentes largos e seus dedos para desfazer nós. Escove as pontas primeiro e  continue subindo e escovando para baixo, para ter certeza de que os nós não vão ficar piores.
  5. Lave o cabelo corretamente. Se você puder, não lave o cabelo todos os dias - se tiver cabelos secos, definitivamente não use xampu todos os dias. Começe a lavar as raízes do cabelo, trabalhando para baixo, mas sem colocar muito xampu nas pontas (deixa as pontas secas). Use condicionador somente do meio do cabelo até as pontas. Considere usar um condicionador sem enxágue ou uma máscara profunda.
  6. Começe a tratar o seu cabelo como seda. Cabelo é extremamente delicado, e cabelos longos, mais ainda. Há coisas que você nunca será capaz de fazer ao longo cabelo se quiser que ele fique bonito. NUNCA desfie o cabelo. Não amarre o cabelo agressivamente, ou prenda-o com prendedores. Nunca use implementos de metal no cabelo. Não use secadores de cabelo. Não tingir o cabelo. Nunca faça permanente. Use acessórios seguros como prendedores de pano (scrunchies) e palitos para manter o cabelo para cima. Use um condicionador sem enxágue se o seu cabelo é crespo ou espesso. Faça uma trança nos cabelos (e coloque enrolado em um coque solto, se possível) antes de dormir. Se você tiver que dormir com ele solto, use uma almofada de cetim. Proteja seus cabelos com uma touca quando estiver nadando, e os proteja do sol se não quiser que clareie. Mantenha o seu cabelo trançado quando estiverrelaxando.
  7. Encoraje o crescimento de cabelos de dentro pra fora. Comece a comer alimentos ricos em proteínas, e não se esqueça de tomar vitaminas. Ser saudável internamente cria cabelos mais bonitos.