Como limpar sapatos de camurça sem danificá-los

Sapatos de camurça e nobuck são mais elegantes do que couro comum, porém são mais difíceis de tratar e proteger. A primeira coisa que você deve considerar quando você compra sapatos de camurça é que você deve evitar manchá-los ou molhá-los com água o máximo que puder. Diferente de couro, camurça não deixa que a água e manchas saiam. A camurça absorve e então é difícil remover.

  • Previna danos. Primeiro, prevenir é a melhor maneira de manter os sapatos de camurça em bom estado. Você pode usar sprays comerciais que protegem sapatos de camurça e nobuck e eles irão basicamente prevenir que inflitre água. Só passe o spray e deixe secar. É provavelmente melhor passar spray logo que você compra o sapato, para ter certeza de que estão protegidos. Será mais fácil limpar depois de passar este spray.
    Se os seus sapatos de camurça estão sujos ou manchados, você precisará de: uma borracha para camurça (uma boa borracha para lápis funcionará), uma escova para camurça e um pano macio. A escova para camurça geralmente tem cerdas suaves e metálicas. Certifique-se de que os sapatos estão secos antes de limpar.
  • Limpe a sujeira em excesso. Antes de qualquer procedimento de limpeza, tire o excesso de sujeira do sapato com um pano macio e seco. Se os seus sapatos de camurça estiverem com lama, espere que a lama seque para que você tenha facilidade em tirá-la com o pano.
  • Apague as manchas e marcas de gasto. As manchas fortes podem ser removidas com uma borracha para camurça ou comum. Só esfregue a borracha na camurça até que a mancha seja removida. Para marcas de gasto, você deve esfregar com a escova para camurça até que as marcas desapareçam.
  • Trate as manchas de água. Se os seus sapatos tiverem marcas de água, pode ser difícil remover com borracha ou com a escova. Para tratá-los, você deve umedecer toda a superfície externa do sapato com água usando uma pequena escova e então seque o excesso de água usando um pano ou esponja absorventes. Isso absorverá a mancha da mancha original de água e irá deixar a coloração uniforme. Para manchas de óleo, use uma pequena escova para aplicar água morna por cima da mancha até desaparecer e então seque o sapato da mesma maneira que faz-se com manchas de água.

    Você então deve deixar os sapatos secarem de um dia pro outro naturalmente. Certifique-se de colocar formas para que não fiquem deformados. Se você não tiver formas, coloque alguns jornais velhos amassados dentro dos sapatos.
  • Amacie a camurça com a escova. Considerando que os seus sapatos já estão secos, passe a escova na camurça em só uma direção para amaciar a superfície. Isso tira as sujeiras antigas e deixa a superfície uniforme gerando uma aparência de maciez.
  • Passe o spray para camurça. Depois de fazer a limpeza, coloque o spray protetor de camurça no sapato. Certifique-se de que tirou qualquer sujeira solta, senão ela ficará presa dentro ou na própria superfície da camurça.


Limpar sapatos de camurça pode levar tempo e esforço extra mas com bons cuidados os seus sapatos ficarão elegantes, limpos e bonitos e durarão muito tempo.