Como fazer uma trança francesa em seu cabelo

Uma trança francesa é um penteado bom e versátil. Ele funciona para uma ocasião chique e para o dia a dia, mesmo quando seu cabelo está sujo e você não tem tempo para lavá-lo!

É um pouco mais complicado tentar esse penteado em si mesmo do que ter alguém para te ajudar, mas se você praticar um pouco e for paciente, terá uma bonita trança francesa rapidamente. Se você puder colocar um espelho na frente e atrás de você, você poderá ver exatamente o que está fazendo, e isso irá deixar muito mais fácil.

Nota: Existem muitas variações de tranças francesas - por exemplo, a trança de 4 vertentes. A técnica descrita aqui é para a clássica trança de 3 vertentes.

  • Isto não é absolutamente necessário, mas é mais fácil trabalhar com um cabelo que não foi lavado no dia. O dia seguinte é o ideal, pelo menos enquanto você estiver praticando. Dessa forma, os óleos em seu cabelo terão tempo de sair de seu couro cabeludo e chegar ao comprimento do cabelo. Isto facilita a tarefa de separar e segurar o cabelo.
  • Escove o cabelo para trás. Se quiser manter algumas partes da frente soltas, este é o momento de separá-las do resto do cabelo - vai estragar a trança se você tentar fazer isso depois.
  • No topo da cabeça, pegue algumas mechas da camada superior perto do topo, onde você pretende começar a trançar. Segure-as em uma mão.
  • Pegue a parte que você tem em suas mãos e divida-a em três partes. Como você não tem uma terceira mão, segure cada uma das mechas entre os dedos, ou duas partes com uma mão e as outras na outra mão, conforme o que você achar mais fácil.
  • Pegue uma parte da fora (seja da esquerda ou direita), e puxe-a para a parte do meio.
  • Se alguma parte estiver desconfortável, afrouxe-a levemente até soltá-la o suficiente para ficar confortável.
  • Começando na nuca de seu pescoço, faça uma trança normal. Prenda-a no final com uma fita ou elástico.


Como última etapa opcional, se você só quer uma trança na parte de trás do couro cabeludo e quer o resto do cabelo solto, prenda-o com uma presilha ou elástico. Se você quiser um rabo de cavalo, prenda todo o cabelo com um elástico (certifique-se que seja um elástico coberto ou você vai quebrar seu cabelo quando soltá-lo)

Divirta-se aprimorando sua trança!