Como fazer óleos perfumados

Óleos perfumados são ótimos para passar antes do perfume ou até mesmo como alternativa ao perfume. Fazer seu próprio óleo perfumado também dá a opção de fazer seu próprio perfume se você não consegue encontrar um perfume que goste. É também uma maneira mais econômica de ter perfumes de uma única nota, ou até mesmo fazer sua própria fragrância “de imitação”. Aqui estão os passos para se fazer óleos perfumados caseiros.

  • Encontre um óleo de base.Há muitas opções. Muitas opções têm outros benefícios, então você deve comparar.
    • O de jojoba, por exemplo, é um ótimo condicionador para pele e cabelos.
    •   O de arnica é ótimo para massagens - reduz a inflamação, melhora articulações doloridas, e ajuda a curar contusões.
    •   Outra boa opção é o óleo de semente de uva, freqüentemente utilizado em hidratantes por causa de sua propriedade antioxidante. Ele funciona num nível celular reparando tecidos danificados - incluindo estrias - e reestrutura a pele, controlando os níveis de umidade. Ele ainda mantém as células nervosas da pele saudáveis.    
    •  Se você estiver procurando uma base mais econômica, os óleos vegetais como o óleo de canola, o óleo de amendoim, o óleo de amêndoa, o óleo de cártamo, o óleo de gergelim, e o óleo de soja e são todos facilmente disponíveis em supermercados, e são ótimos hidratantes também. O óleo de farelo de arroz também é uma escolha econômica, e contém uma grande quantidade de antioxidantes que irão deixar sua pele reluzente.
    •  Dependendo do quão forte for a fragrância que você for adicionar, você pode fazer uma versão bem barata usando azeite, e você terá uma pele incrivelmente suave também.
  • Escolha os óleos perfumados concentrados que você vai usar em sua fragrância. É aí que você vai usar sua imaginação. Você pode usar uma única nota, como pêssego ou baunilha, ou misturar aromas para criar seu próprio perfume. É fácil encontrar óleos perfumados. A Body Shop tem uma grande seleção de fragrâncias populares, incluindo diversas variações de almíscar. Você também pode encontrar uma seleção infinita em qualquer loja de alimentos naturais saúde alternativa por um preço relativamente barato. Você pode achar que os frascos são caros pelo seu tamanho pequeno, mas ficará surpreso do quanto poder tem uma única gota. Esse frasco pequeno irá durar muito tempo! Há infinitas opções – até mesmo aroma de chiclete!
  • Encontre uma boa embalagem. Um recipiente de vidro de cor escura vai preservar sua fragrância melhor do que um recipiente de plástico ou de vidro transparente. A luz afeta muitos óleos e muda as fragrâncias, então assim que você conseguir o aroma que quer, não se esqueça de mantê-lo afastado da luz.
  • Proteja a superfície. Este processo pode fazer uma bagunça, então coloque uma camada protetora na superfície onde você for trabalhar, especialmente se for uma superfície de madeira. Uma folha de plástico grosso é o suficiente.
  • Adicione o óleo de base na garrafa. Usar um funil é uma boa idéia, a menos que você tenha uma mão muito firme.
  • Coloque a fragrância no óleo, uma gota por vez, com um contador de gotas. Isso lhe permite medir a intensidade da fragrância no óleo, para não adicionar muito. Como medir a força de sua fragrância? Lembre-se, um pouco é o suficiente. Uma regra de ouro é 3 gotas de perfume para cada 30 mililitros de óleo – coloque mais se você gosta de uma fragrância mais forte, ou 1-2 gotas se quiser um perfume leve. Se desejar um aroma forte, adicione uma gota de cada vez, e deixe a mistura por algumas horas, e então coloque um pouco em sua pele. Faça isso a cada hora até que obtenha a intensidade desejada.
  • Inicie o processo de "infusão". Assim que estiver satisfeito com a força e aroma de seu perfume, certifique-se da tampa estar bem fechada e coloque em um local escuro durante alguns dias para a "infusão". Isto permite que o aroma "amadureça" e atinja seu aroma final. Quando se mistura a fragrância, o aroma  ainda está concentrado, então é preciso tempo para se misturar com todo o óleo. Depois disso ele estará pronto para uso.


Aprecie o resultado!