Como doar cabelo

Muitas crianças e adultos perdem cabelo devido à radiação ou quimioterapia para tratamento do câncer ou da doença auto-imune conhecida como alopecia areata (que não tem cura ou causa conhecida). Pelo fato do cabelo ter um aspecto fundamental na aparência, perdê-lo, principalmente na infância, pode ser psicologicamente devastador. Com este fato em mente, muitas pessoas optam por doar cabelo que pode ser transformado em próteses de cabelo para aqueles que sofrem dessa queda. Aqui estão algumas dicas sobre como doar seu cabelo.

  • Como o cabelo doado é utilizado. O tipo de peruca que será feita do cabelo doado dependerá da condição da pessoa que irá recebê-lo, e também se a queda de cabelo é temporária ou permanente. Aqueles que perdem o cabelo devido à quimioterapia ou radiação são mais propensos a receber uma peruca para utilização temporária durante o tratamento e enquanto o cabelo cresce. Para aqueles que sofrem de uma condição a longo prazo, como a alopecia areata, as próteses de cabelo que permanecem na cabeça por meio de um selo de vácuo são feitos por um molde de emplastro da cabeça. Aproximadamente 6-8 tufos são necessários para se criar uma peruca ou uma prótese de cabelo para uma pessoa.
  • Requisitos para doação. As recomendações entre as organizações que aceitam cabelo variam quanto à duração e condição do cabelo doado. Em geral, quanto mais longo o cabelo, melhor (de preferência de 30 centímetros de comprimento), e quanto menos química, melhor. Certifique-se com a empresa que você pretende doar antes de cortar o cabelo para garantir que seu comprimento e condição do cabelo pode ser usado. Mas não exclua idéia de doação se você tiver cabelos coloridos ou com permanente... Você só precisa encontrar uma organização que possa utilizar o tipo de cabelo que você tem. Por exemplo, a LocksOfLove aceita cabelos que tenham permanente ou sejam tingidos. Para algumas organizações, mesmo cabelos cortados anos atrás (quando seu cabelo ainda era virgem!) e armazenados em um rabo de cavalo ou trança ainda é utilizável.
  • Cabeleireiros participantes. Muitos cabeleireiros vão ter prazer em cortar seu cabelo de acordo com as orientações para doação e, às vezes vão até mesmo mandá-lo para você. Certifique-se de checar antes com seu cabeleireiros para que ele ou ela esteja preparado para cortar seu cabelo de acordo com as exigências da organização.
  • Se você optar por cortar o cabelo sozinho, siga estas orientações:
    • O cabelo deve estar lavado e completamente seco. Não coloque nenhum produto para penteados antes de cortar o cabelo. Você pode usar um condicionador se quiser.
    • Junte seu cabelo em um rabo de cavalo. Prenda o rabo de cavalo com um elástico. Assegure-se que esteja apertado, de forma a manter o cabelo junto após o corte. Você pode colocar um segundo elástico em torno de cabelo no meio do rabo de cavalo para ajudar a manter os cabelos juntos.
    • Meça seu cabelo logo acima do elástico da mecha até as extremidades para determinar se seu cabelo satisfaz as exigências da agência de doação. Se você tem cabelo crespo ou ondulado, você pode esticá-lo antes de medir.
    • Se seu cabelo está em camadas, separe as camada em mechas. Não há problema em enviar várias mechas de comprimentos diferentes.
    • Siga as instruções da organização que você optou para doar. Certifique-se de incluir um pedaço de papel com seu nome, endereço e número de telefone para que você possa ser contactado se houver qualquer dúvida sobre a condição do seu cabelo.


E parabéns a você por escolher doar seu cabelo para uma causa nobre. Em um ano ou dois seu cabelo vai voltar aos seu antigo comprimento e enquanto isso, você terá dado um presente para toda uma vida. Se você ainda está em dúvida sobre doar ou não, confira os comentários dessas pessoas no site 43things.