Como cortar o seu próprio cabelo

Para algumas pessoas, ir ao cabeleireiro ou barbearia é uma experiência agradável. Para outros, é algo que eles prefeririam não fazer. Seja por causa do custo ou de outros fatores, se optar por cortar seu próprio cabelo, você deve manter algumas coisas em mente.

Para uma orientação em profundidade sobre cortar o cabelo em casa em uma variedade de estilos, eu recomendo A Beginner's Guide to Cutting Hair. Você vai ganhar confiança para cortar o cabelo como um profissional sem onerosas viagens ao salão!

Vamos começar com as seguintes dicas úteis.

  1. Cabelo molhado é muito mais fácil do que cortar cabelos secos. Comece com o cabelo recém-lavado e desembaraçado. Mantenha uma garrafa de água com um bico de pulverização nas proximidades de modo que você possa molhar o cabelo se ele começar a secar, enquanto você está trabalhando nele.
  2. Tenha certeza de que a sua tesoura esteja em boas condições e afiada para evitar puxar o cabelo. Se você pretende cortar o cabelo em uma base regular, vale a pena investir em um par de tesouras de boa qualidade, lâminas ou cortadores  projetados especificamente para utilização no cabelo.
  3. Você pode incusive pensar em um Robocut (cortador autmático de cabelo, um excelente sistema de corte de cabelo. Não importa o estilo que você escolher, corte um pouco de cada vez, principalmente se você for um iniciante. Você sempre pode cortá-la um pouco mais curto, mas uma vez que tenha ficado demasiado curto, tudo o que pode fazer é esperar para que ela cresça novamente!
  4. Estilos simples são os melhores para cortes de cabelo feitos em casa. O mais fácil será o mesmo comprimento em todo o cabelo. Escolha um comprimento geral (é uma boa idéia medir o seu cabelo quando você estiver com um corte que você acha especialmente satisfatório) e então pegue a sua régua. Trabalhando em pequenas porções, estenda o cabelo para fora do couro cabeludo com uma escova e prenda uma porção suavemente entre os dedos indicador e médio. Meça o comprimento desejado e com cuidado corte fora o excesso. Continue desta maneira até que você tenha cortado todo o cabelo. Este método funciona igualmente bem para homens e mulheres, com cabelo curto ou comprido. O comprimento do corte escolhido pode variar de muito curto a um comprimento na altura dos ombros ou mais.  Você tem cabelo seco ou caspa,  ou sonha com o cabelo crescendo de novo (depois de ter caído)? Recomendo-lhe fortalecer o cabelo que tem e estimular o ressurgimento do que você perdeu usando esse antigo remédio indiano, conhecido apenas como o Herbal Hair Solution.
  5. Você pode querer começar com um corte profissional, e depois simplesmente aparar aproximadamente a mesma quantidade de cabelo de todas as áreas da cabeça a cada um ou dois meses para manter o estilo. Saiba que para a maioria das pessoas o cabelo de um lado da cabeça cresce mais rápido do que no outro, por isso, se você escolher este método, você precisará visitar a sua estilista de vez em quando à medida que o corte começar a ficar desemparelhado.
  6. Uma outra idéia para um corte simples, mas ainda assim atraente, é inclinar-se e escovar todo o cabelo úmido para a frente. Prenda porções do cabelo entre os dedos, e corte-o todo em uma linha reta. Assegure-se de trabalhar em porções pequenas, e prossiga de um lado para outro. Verifique duplamente para ver se o o corte parece bastante equilibrado, e então ponha-se em pé (verticalmente) novamente. Divida o seu cabelo ao meio no alto da cabeça e escove-o para baixo. Passe pequenas porções do cbelo entre os dedos indicador e médio, para ver se ficaram pedaços longos. Se encontrar algum, cuidadosamente corte fora o excesso.
  7. Se você tem cabelo crespo, certifique-se de cortar o cabelo consideravelmente mais longo do que o comprimento final desejado. Cachos encolher um pouco enquanto secam, você deve levar isto em conta. Se o cabelo for muito grosso ou volumoso, segure porções muito pequenas para aparar. Tentar cortar cabelo demas de uma vez só, especialmente para cabelo grosso, pode fazer o cabelo dobrar entre as lâminas da tesoura, em vez de cortar uniformemente.
  8. Para todos os estilos, quando você achar que terminou, não se esqueça de verificar que todo o corte sparece equilibrado. Simplesmente tome porções de cabelo de lados opostos da cabeça e puxe-os suavemente na direção dos olhos, nariz, queixo e linha da mandíbula para ver se os lados se apresentam uniformes. Apare cuidadosamente as porções que parecem um pouco longas demais.
  9. Para as franjas, comece com o cabelo repartido no centro. Usando o seu pente, tome uma quantidade igual de cabelo de cada lado da linha divisória penteie-a para a frente. Preanda o cabelo entre os dedos indicador e médio e corte em toda a extensão, tendo o cuidado de manter uma linha reta.
  10. Atualmente, muitos homens estão optando por usar o cabelo "rente" ou cortado extremamente curto. Este corte pode ser facilmente alcançado em casa, usando um cortador elétrico de cabelo. Esses cortadores leves permitem você ajustar as lâminas para o comprimento que desejar, variando entre completamente careca a vários centímetros de cabelo. Simplesmente por passar o cortador através do cabelo várias vezes, você cortará todo o cabelo no comprimento desejado. Para o corte de cabelo masculino mais fácil de todos, simplesmente ensaboe com um creme de barbear  espesso e “faça a barba” deixando a cabeça lisa. Esse visual é especialmente favorável para atletas.
  11. Uma palavra de cautela - mantenha simples. Se você é inexperiente em cortar seu próprio cabelo e está à procura de um estilo complicado com muitos ângulos ou camadas, você provavelmente precisará ir em busca da ajuda de um amigo para ter certeza que seu corte de cabelo está equilibrado em áreas que são difíceis para você alcançar.
  12. à medida que você se sente mais à vontade em cortar seu próprio cabelo, você pode querer tentar estilos mais complicados. Há um número tremendo de livros e vídeos excelentes disponíveis que oferecem orientação passo-a-passo. Um vídeo pode ser especialmente útil por que você consegue ver o processo em ação, e pode repassá-lo quantas vezes for necessário para ajudá-lo a refinar suas habilidades.